sexta-feira, 31 de maio de 2024

Avaliação de Maio 24 (boa alta)

                                           

Avaliação Final de Maio


Sell in may nada! Mês corria risco de ser igual ao anterior, só que escapei do tiroteio na bolsa nacional. A variação cambial tornou a ajudar. Um pouco, mas ok. E, melhor notícia, a renda variável internacional finalmente me deu um mês cheio, muito bom!


Pretendo continuar no "piloto automático" durante quase todo 2024. Se a bolsa brasileira cair mais um pouco, talvez eu aloque mais. Comecei a ficar de olho. Vale lembrar que toda minha carteira internacional, que é quase metade de tudo, já é de renda variável. Resumindo, sem pressa e sem arrojo.



Números do mês na corretora principal:



"Ibov" caiu 3%Fechou o mês aos 122.098 pontos. 


Tenho hoje: R$ 639.220 (estou excluindo HASH11). Alta de 0,18% em relação ao mês anterior nessa minha parcela BR, na qual só não incluo a renda fixa que está em outras contas/corretoras.






Resto do patrimônio nacional:


Restante da renda fixa nacional soma R$ 151.820 (142.247 + 7.911 + 1662 + 0). 


Total do patrimônio nacional: R$ 791.040


Criptoativos:


Tenho hoje R$ 25.661 na carteira digital, que agora é tudo simplesmente HASH11. Tornou-se quase 2% da carteira. Tem origem nas compras de julho de 2017 a janeiro de 2018.


Números do patrimônio internacional:


IBKR: Total de $ 127.484 o que, convertendo o dólar aos atuais R$ 5,24, daria R$ 668.016

Patrimônio internacional total do mês anterior era: $ 122.224 ou aproximadamente R$ 634.342. Em dólar, a boa alta de maio foi de 3,89%. Em reais, 5,31%, graças à nova valorização do dólar.




No ano, a carteira internacional, em reais, está com cerca de 13,06% de rentabilidade. Ano ótimo por enquanto.



PATRIMÔNIO TOTAL


Juntando patrimônio nacional, internacional e criptoativos, meu poder de compra total em moeda nacional é atualmente cerca de R$ 1.484.717. Alta de 2,74% no mês. Total aportado em tudo? Uns 815,9 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações) ou menos. Creio que é menos e que contei uns 12 mil errado aí, quando controlava mal a renda fixa. 


Valorização histórica e comparações:


Segundo a planilha de todos os investimentos, a valorização histórica da cota geral é de 247%, o que é bom para onze anos e tanto de investimento. Rendimento real líquido - acima da minha talvez otimista meta de 4% ao ano. Está beirando os 5%. Agradeço às criptos por 2017 e 2021.




A.

2 comentários:

  1. Boa investidor. O que significa cotas na sua planilha?

    ResponderExcluir
  2. Olá, é a parte que muda com o aporte, para chegar no cálculo do valor (coluna do lado). O dono do AdP (Além da Poupança) que pode explicar melhor a planilha. Muita gente segue.

    ResponderExcluir