quarta-feira, 1 de maio de 2024

Avaliação de Abril 24 (leve queda)

                                          

Avaliação Final de Abril


A variação cambial amorteceu bem minha queda este mês. Os ativos em si foram mal. Bolsa lá fora em mês de baixa e por aqui também, embora até menor.


Pretendo continuar no "piloto automático" durante quase todo 2024. 


Pelo que vi, nada a mexer. É verdade que cerca de 1/5 apenas em renda variável nacional é pouco. Porém, ainda não me sinto confortável pra mover alguns rios da renda fixa pra lá. Se continuarem as quedas, crescerei o olho. Vale lembrar que toda minha carteira internacional, que é quase metade de tudo, já é de renda variável. Resumindo, sem pressa e sem arrojo.



Números do mês na corretora principal:



"Ibov" caiu 1,7%Fechou o mês aos 125.924 pontos. 


Tenho hoje: R$ 638.044 (estou excluindo HASH11). Queda de 1,30% em relação ao mês anterior nessa minha parcela BR, na qual só não incluo a renda fixa que está em outras contas/corretoras.







Resto do patrimônio nacional:


Restante da renda fixa nacional soma R$ 150.721 (141.339 + 7.640 + 1652 + 90). 


Total do patrimônio nacional: R$ 788.765


Criptoativos:


Tenho hoje R$ 21.832 na carteira digital, que agora é tudo simplesmente HASH11. Tornou-se quase 2% da carteira. Tem origem nas compras de julho de 2017 a janeiro de 2018.


Números do patrimônio internacional:


IBKR: Total de $ 122.224 o que, convertendo o dólar aos atuais R$ 5,19, daria R$ 634.342

Patrimônio internacional total do mês anterior era: $ 126.617 ou aproximadamente R$ 634.351. Em dólar, a queda relevante de abril foi de 3,52%. Em reais, 0,00%!, graças à nova valorização do dólar.





No ano, a carteira internacional, em reais, está com cerca de 7,36% de rentabilidade. Ano bom.



PATRIMÔNIO TOTAL


Juntando patrimônio nacional, internacional e criptoativos, meu poder de compra total em moeda nacional é atualmente cerca de R$ 1.444.939. Baixa de 0,81% no mês. Total aportado em tudo? Uns 815,7 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações) ou menos. Creio que é menos e que contei uns 12 mil errado aí, quando controlava mal a renda fixa. 


Valorização histórica e comparações:


Segundo a planilha de todos os investimentos, a valorização histórica da cota geral é de 238%, o que é bom para onze anos e tanto de investimento. Rendimento real líquido - acima da minha talvez otimista meta de 4% ao ano. Está beirando os 5%. Agradeço às criptos por 2017 e 2021.




Agora, faltam apenas as comparações quadrimestrais injustas comigo, pois minha rentabilidade já está descontada de impostos, ao contrário das abaixo. 


CDI desde minha estreia na bolsa valorizou uns 180%. 


IMAB rendeu 219%.


IHFA (uma coletânea de bons fundos) rendeu 197%.


...Um Alaska BDR da vida uns 218% (bruto).


IPCA acumulado deu 98% até então. 


IGP-M do período? 128%.


Ibov teve valorização acumulada de uns 124% até então.


Poupança rendeu uns 99%.


Dólar renderia 153%.


Small cap? 58% no período.


Idiv? 156%. 


Ifix? 122%. (perdendo pro Ibov...)


IBRX? 162%.


Se eu quisesse me comparar com esses índices de forma exata, teria que levar em conta as distorções das diferenças de aportes no tempo. De qualquer forma, possivelmente estou ok. 



A.


2 comentários:

  1. Respeitada as devidas proporções, também não quero mover grandes % de fixa para variável.

    Fazer isso por aportes mensais parece a melhor saída psicologicamente falando, nem tudo é sobre retorno.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu lado "trader" é que está me impedindo de reforçar um pouco a alocação na bolsa brasileira. 2025/26 deve bater algum desespero eleitoral no sentido de novos gastos. Pelo menos foi assim com Bolsonaro. Creio que veremos novas quedas. Mas enfim, se continuar descendo, posso entrar já este ano. Nada radical, porém. Chegar a uns 30 ou 35 ou 40% no máximo. Abraços!

      Excluir