sexta-feira, 28 de junho de 2024

Avaliação de Junho 24 (alta)

                                           

Avaliação Final de Junho


Estamos chegando a doze anos de investimento de verdade daqui a alguns dias! Um período em que tudo valeu a pena. Se os próximos doze forem iguais, ficarei bem satisfeito.


Vamos ao mês de junho. Minha carteira nacional é muito sensível à curva de juros. Estratégia que montei pra compensar o dólar e gerar possíveis descorrelações, que, em alguns momentos, podem até permitir certo rebalanceamento. Assim, o dólar subiu um monte este mês e alguns dos meus ativos nacionais sofreram. Os ativos internacionais foram uma porcaria este mês. Não me canso de apanhar do SP500, mas julgo que dois anos é um prazo muito curto. De toda forma, no saldo, foi um mês bom. Dólar salvou. Só podia ter sido bem melhor.


Acabei fazendo mais um "último aporte" de sete mil. Leve. Já nem tenho mais cara de prometer ser o último, mas creio que será.


Pretendo continuar no "piloto automático" durante quase todo 2024. Se a bolsa brasileira cair mais um pouco, talvez eu aloque mais. Comecei a ficar de olho. Vale lembrar que toda minha carteira internacional, que é quase metade de tudo, já é de renda variável. Resumindo, sem pressa e sem arrojo.



Números do mês na corretora principal:



"Ibov" subiu 1,48%Fechou o mês aos 123.907 pontos. 


Tenho hoje: R$ 644.370 (estou excluindo HASH11). Baixa de 0,29% em relação ao mês anterior nessa minha parcela BR, na qual só não incluo a renda fixa que está em outras contas/corretoras.






Resto do patrimônio nacional:


Restante da renda fixa nacional soma R$ 153.366 (143.044 + 8.650 + 1672 + 0). 


Total do patrimônio nacional: R$ 797.736


Criptoativos:


Tenho hoje R$ 24.751 na carteira digital, que agora é tudo simplesmente HASH11. Tornou-se quase 2% da carteira. Tem origem nas compras de julho de 2017 a janeiro de 2018.


Números do patrimônio internacional:


IBKR: Total de $ 124.775  o que, convertendo o dólar aos atuais R$ 5,59, daria R$ 697.492

Patrimônio internacional total do mês anterior era: $ 127.484 ou aproximadamente R$ 668.016. Em dólar, houve baixa de 2,11%. Em reais, forte alta de 4,41%, graças à nova valorização do dólar.







No ano, a carteira internacional, em reais, está com cerca de 18,04% de rentabilidade. Ano bom por enquanto. Mesmo com minhas apostas discutíveis.



PATRIMÔNIO TOTAL


Juntando patrimônio nacional, internacional e criptoativos, meu poder de compra total em moeda nacional é atualmente cerca de R$ 1.519.979. Alta de 1,84% no mês. Total aportado em tudo? Uns 823,7 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações) ou menos. Creio que é menos e que contei uns 12 mil errado aí, quando controlava mal a renda fixa. 


Valorização histórica e comparações:


Segundo a planilha de todos os investimentos, a valorização histórica da cota geral é de 254%, o que é bom para doze anos de investimento. Rendimento real líquido - acima da minha talvez otimista meta de 4% ao ano. Está beirando os 5% ou já nele. Depois calculo. Agradeço às criptos por 2017 e 2021.




A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário