segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Avaliação de Outubro 22 (alta leve)

                          

Avaliação Final de Outubro


Forte desvalorização do dólar frente ao real, mas um bom mês para meu terço em renda variável nacional. Saldo foi uma subida tímida


Continuo meio sem tempo e sigo pessimista com o Brasil. De toda forma, não vou tentar ficar acertando câmbio. Se alguma parcela fugir muito dos 50%, devo rebalancear.


Odiei a Passfolio ter acabado. Espero que isso não me traga dor de cabeça e ao menos eu receba os relatórios para IR. Vou pesquisar.


Continuei tirando um pouco da renda fixa pra gastar. Creio que foi a última vez.


O ano continua fraco para mim, pois os ETF de RV internacional estão todos com quedas acumuladas entre 10 e 20%. De toda forma, ainda tenho leve esperança de terminar empatando com a inflação. Bastam dois meses bons. Vamos torcer, pois a carteira deve mudar quase nada até o fim do ano.



Números do mês na renda variável nacional:


"Ibov" subiu 5,45%Fechou o mês de outubro aos 116.037 pontos. 


Tenho hoje: 473.184,33 (carteira ações-FII e proventos, que passo a incluir, aproveitando que o valor está "pequeno") + R$ 2.447,67 (caixa de dividendos, créditos e vendas ainda não reinvestidos) = R$ 475.632,00. Alta de 5,39% em relação ao mês anterior. Resultado regular se comparado ao índice.




Resto do patrimônio nacional:


Renda fixa nacional soma R$ 130.624 (124.921 + 3.174 + 2.421 + 88 + 20). 


Total do patrimônio nacional: R$ 606.256. Melhor que mês passado. 


Criptoativos:


Tenho hoje R$ 9.539 na "carteira digital". Tornou-se menos de 1% da carteira. Compras de julho de 2017 a janeiro de 2018.


Números do patrimônio internacional:


IBKR: Total de $93,824 o que, convertendo o dólar aos atuais R$ 5,18, daria R$ 486.008. Houve uma valorização total em dólares de uns 1,5% no mês de outubro. Em reais, uma desvalorização de uns -2,5%. Quase 13 mil a menos que o mês passado.


Sem print dessa vez, pois tentei fazer login no site e não consegui. Parece fora do ar. Vi pelo celular.


- Ex-Passfolio: Total de $ 8.938,19 o que, convertendo o dólar aos atuais R$ 5,18, daria R$ 46.300. No mês, a alta aqui foi cerca de 3,3% em dólar. Em reais, leve desvalorização. Menos de 1%.



Total do patrimônio internacional? $102.762,19 ou aproximadamente R$ 532.308

Isso é cerca de R$ 13 mil a menos que mês anterior. Baixa de quase 2,4%



PATRIMÔNIO TOTAL


Juntando patrimônio nacional, internacional e criptoativos, meu poder de compra total em moeda nacional é atualmente cerca de R$ 1.148.103. Um tanto mais que o mês passado. 1,17% no mês. Total aportado em tudo? Uns 673 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações). 


Valorização histórica e comparações:


Segundo a planilha de todos os investimentos, a valorização histórica da cota geral é de 201%, o que é muito bom para dez anos e pouco de investimento. Rendimento líquido acima da minha meta de 4% real ao ano. Agradeço às criptos.


Farei abaixo umas comparações injustas comigo, pois minha rentabilidade já está quase toda descontada de impostos, ao contrário das abaixo. 


CDI desde minha estreia na bolsa valorizou uns 134%. 


IMAB rendeu 178%.


IHFA (uma coletânea de bons fundos) rendeu 176%.


...Um Alaska BDR da vida deu mais de 170%.


IPCA acumulado deu 83,4% até então. 


IGP-M do período? 139%.


Ibov teve valorização acumulada de uns 100% até então.


Poupança rendeu uns 77,3%.


Dólar renderia 162%.


Small cap? 63,6% no período. 


Idiv? 109%. 


Ifix? 97%.


IBRX? 134%.


Se eu quisesse me comparar com esses índices de forma exata, teria que levar em conta as distorções das diferenças de aportes no tempo. De qualquer forma, possivelmente estou ok. 




A.

2 comentários:

  1. Muito bom amigo, continue na luta !
    Eu acho que vc deveria vir pra Avenue, deve ser mais cara a corretagem mas é mais sólida e com os relatórios de IR mais fáceis. Alem disso agora tem o Itaú por traz o que se traduz por mais solidez a empresa. Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Gostei do relatório da Passfolio. Vou ver se a Sproutfi mantém. Abs

      Excluir