quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Avaliação de Novembro 22 (bem leve queda)

                           

Avaliação Final de Novembro


Estive com o pior ETF possível para o mês. SMAL entregou tudo que conquistou nos últimos meses. O cenário para os juros voltou a ser complicado. Lado bom do mês? Alguma recuperação dos estrangeiros. Enfim, eu já esperava que eu pudesse me dar mal em novembro, pois mais de um terço da minha carteira sofre quando a perspectiva fiscal piora. Foi assim sempre que se aprovaram aumentos nos auxílios e bolsas. Normal.


Como eu disse mês passado, minha perspectiva para o Brasil sempre foi negativa. Ao menos desde a pandemia. Eu vivia com quase 100% na era Temer. Há muito tempo que parei com isso.


Ao que parece, a Sproutfi vai tentar manter as coisas de forma parecida com a Passfolio. Vou dar uma chance. 90% de tudo está na IBKR mesmo...


Este mês finalmente foi de grande economia. Sobrou bem mais dinheiro na Nuconta. Ou seja, aporte involuntário em renda fixa.


Quanto ao ano, segue o quase zero a zero. O sonho, mais distante agora, é ganhar da inflação. Teria que ter um dezembro de uns 5%. Muita coisa funcionar.



Números do mês na renda variável nacional:


"Ibov" caiu 3,06%Fechou o mês de novembro aos 112.486 pontos. 


Tenho hoje: R$ 444.359,23. Baixa de 6,57% em relação ao mês anterior. Resultado péssimo se comparado ao índice.




Resto do patrimônio nacional:


Renda fixa nacional soma R$ 132.074 (124.627 + 5.048 + 2.275 + 24 + 100). 


Total do patrimônio nacional: R$ 576.433. Uns 5% a menos que o mês passado. 


Criptoativos:


Tenho hoje R$ 8.093 na "carteira digital". Tornou-se menos de 1% da carteira. Compras de julho de 2017 a janeiro de 2018.


Números do patrimônio internacional:


IBKR: Total de $98,720.74 o que, convertendo o dólar aos atuais R$ 5,19, daria R$ 512.360. Houve uma valorização total em dólares de uns 5.22% no mês de novembro. Em reais, um valorização de uns 5,5%. Mais de 25 mil a mais que o mês passado.






- Sproutfi: Total de $ 9.302,65 o que, convertendo o dólar aos atuais R$ 5,19, daria R$ 48.277. No mês, a alta aqui foi cerca de quase 5% em dólar. Em reais, idem. Quase 5%.



Total do patrimônio internacional? $108.023 ou aproximadamente R$ 560.641

Isso dá uma alta de 5,32% em relação ao mês anterior



PATRIMÔNIO TOTAL


Juntando patrimônio nacional, internacional e criptoativos, meu poder de compra total em moeda nacional é atualmente cerca de R$ 1.145.167. Um tanto menos que o mês passado. Caiu 0,41% no mês. Total aportado em tudo? Uns 675 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações). 


Valorização histórica e comparações:


Segundo a planilha de todos os investimentos, a valorização histórica da cota geral é de 199,8%, o que é muito bom para dez anos e pouco de investimento. Rendimento líquido acima da minha meta de 4% real ao ano. Agradeço às criptos.


Farei abaixo umas comparações injustas comigo, pois minha rentabilidade já está quase toda descontada de impostos, ao contrário das abaixo. 


CDI desde minha estreia na bolsa valorizou uns 136%. 


IMAB rendeu 174%.


IHFA (uma coletânea de bons fundos) rendeu 172,5%.


...Um Alaska BDR da vida uns 150%.


IPCA acumulado deu 84,6% até então. 


IGP-M do período? 136,7%.


Ibov teve valorização acumulada de quase 100% até então.


Poupança rendeu uns 70,4%.


Dólar renderia 163%.


Small cap? 53,5% no período. 


Idiv? 108%. 


Ifix? 88%.


IBRX? 126%.


Se eu quisesse me comparar com esses índices de forma exata, teria que levar em conta as distorções das diferenças de aportes no tempo. De qualquer forma, possivelmente estou ok. 




A.

2 comentários:

  1. Comprar SMALL é questão de fé no Brasil hahaha'
    Mas você está bem diversificado no exterior, no longo prazo tudo vai ficar bem para você.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só por isso mesmo que estou com small rs. Ass: TPSM

      Excluir