sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Avaliação de Novembro 17



Avaliação Final de Novembro


As moedas digitais eram pra ser algo irrelevante na minha estratégia, mas a verdade é que simplesmente salvaram meu mês em termos de patrimônio. Tinha tudo para ser horroroso. A bolsa teve um mês bem ruinzinho.

Decidi aumentar meus aportes para 7,5k em média. Este mês deu pra aportar 12k, mas é uma grande exceção. Restituição de IR e etc. 

Mais uma alta imprevisível do BTC. Novamente fantástica. Pra aumentar a felicidade, minhas BCH tiveram um avanço ainda maior. Meio que passaram a valer quase 4.000 em vez de 1.000. Eu nem percebi a hora. Escrevo agora vendo a cotação (não era nem pra eu ficar olhando, mas ninguém resiste) de 37.560 reais. Há menos de três meses, quando comprei, 1 BTC valia 8.700. Mais que quadruplicou. 

Certo é que, novamente, as moedinhas garantiram um crescimento bem legal do total patrimonial num mês ruim para a bolsa - depois de tantos bons. Fiquei menos triste.

É torcer pela volta das altas em novembro, mas o cenário está nebuloso. 

Números do mês:

"Ibov" desceu 3,47%.

Tenho hoje - 223.290,72 (carteira) + 239,40 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 223.530,12. Total de R$ 174.000,00 aportado desde que entrei. Significa que estou com 49.530,12 a mais que o total aportado. Mês passado era 57.804,86 a mais que aportei. Dá pra ver que perdi 8.274,74. Baixa de 3,57%. Num mês de baixa de 3,47%... Desempenho ruim. No ano estou na frente do "Ibov" ao menos. 

Minha "carteira digital", digamos, está valendo, no total, 29.000 reais. Como é algo muito volátil, é uma posição perigosa.

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 27.000,00 em renda fixa. 

Meu patrimônio total hoje é cerca de 280 mil reais. Hoje entram mais 4 mil na conta. Dá pra considerar 284 mil já. Total aportado em tudo? Uns 196 mil. Se eu fosse falar em rentabilidade histórica de tudo que investi, teria 43% nesses cinco anos e pouco. Ainda perderia pra "Selic", que deu uns 70%. Realmente dependo de uma nova pernada da bolsa. 

A bolsa "fechou" aos 71.733 pontos. Uns 27,4% a mais do que estava na minha estréia, cinco anos e pouco atrás. Por enquanto, "Ibov" 27,4%, minha carteira, 28,47%. Ruim resultado já que a inflação acumulada é de 35%. E a poupança daria uns 37-40%. (e o "Ibov" sofreu mais de um ano com a "OGXP3"). Bom... Ao menos já foi extremamente pior. 

Há um porém nessas contas, que percebi certa vez. Vou até postar sobre isso quando tiver mais tempo. A depender da interpretação, a rentabilidade histórica seria 47,4% em vez de 28%. É que os aportes distorcem a coisa em cenários não-estáveis. Depois explico.







A.

4 comentários:

  1. Moedas digitais vão fazer muitos milionários ainda. Espero ser um deles! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certo medo desse bonde já ter "passado" rs, mas por enquanto a coisa vai bem. Muitíssimo melhor do que eu esperava.

      Excluir
  2. Ter uma carteira diversificada tem essa vantagem quando um ativo cai o outro pode subir.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Pro futuro, após a fase de crescimento (no mínimo uns 500 mil), quero fazer 50% FII, 45% ações, 5% moedas

      Excluir