quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Avaliação de Outubro 17



Avaliação Final de Outubro


Frustrante ter visto 77-78k e fechar no zero a zero. Culpa daquelas ameaças a que me referi mês passado. Será que a coisa vai azedar? Mantenho a estratégia. Uma hora sobe.

Mais um aporte de 7k. Estou cogitando inclusive aumentar pra 7,5k. As coisas andam melhorando no trabalho. O sonho é chegar nos 500k de total de patrimônio em meados de 2019. É possível.

Falando em patrimônio total, embora o blog tenha como objetivo acompanhar apenas meu investimento em ações, que é uns 85 % do total, não posso deixar de registrar minha felicidade com mais uma alta "maluca" do BTC. Escrevo agora vendo a cotação (não era nem pra eu ficar olhando, mas ninguém resiste) de 22.300 reais. Há menos de três meses, quando comprei, 1 BTC valia 8.700. 

Tomara que a grande queda prometida nunca chegue. É um negócio louco, pois se eu tivesse a coragem de ter aportado, sei lá, metade do patrimônio, teria um lucro absurdo numa possível venda hoje. Porém, sem lamentações, pois sou totalmente contra aportar porcentagens grandes de patrimônio em investimentos de altíssimo risco.

Certo é que as moedinhas garantiram um crescimento bem legal do total patrimonial num mês ruim para a bolsa - depois de tantos bons. Fiquei menos triste.

É torcer pela volta das altas em novembro, mas o cenário está nebuloso. 

Números do mês:

"Ibov" subiu 0,02%.

Tenho hoje - 219.780,12 (carteira) + 24,74 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 219.804,86. Total de R$ 162.000,00 aportado desde que entrei. Significa que estou com 57.804,86 a mais que o total aportado. Mês passado era 59.250,28 a mais que aportei. Dá pra ver que perdi 1.445,42. Baixa de 0,65%. Num mês de alta de 0,02%... Desempenho ruim. No ano estou bem na frente do "Ibov". 

Minhas BTC hoje valem 15.200 reais, mais 1.000 reais das BCC. Como é algo muito volátil, é uma posição perigosa.

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 30.000,00 em renda fixa. 

Meu patrimônio total hoje é cerca de 266 mil reais. Porém, não sei quanto os impostos vão comer disso aí (renda fixa e BitCoin, se é que paga...).

A bolsa "fechou" aos 74.308 pontos. Uns 30,7% a mais do que estava na minha estréia, cinco anos e pouco atrás. Por enquanto, "Ibov" 30,7%, minha carteira, 35,68%. Regular resultado já que a inflação acumulada é de 34,6%. E a poupança daria uns 35-40%. (e o "Ibov" sofreu mais de um ano com a "OGXP3"). Bom... Ao menos já foi extremamente pior. 

Há um porém nessas contas, que percebi certa vez. Vou até postar sobre isso quando tiver mais tempo. A depender da interpretação, a rentabilidade histórica seria 51% em vez de 35,6%. É que os aportes distorcem a coisa em cenários não-estáveis. Depois explico.






A.

8 comentários:

  1. É bem possível sim, chegar aos 500k parabéns pela evolução, sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usei calculadora de juros compostos, que simula os aportes também. A bolsa teria que ajudar nem que seja com 1 a 2% ao mês. Como tem subido em média 5% desde o impeachment... O sonho é real!

      Excluir
  2. Parabéns! Torço que alcance os 500 k logo! E outra coisa! Cuidado com esses bitcoins! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu. Vou manter só os 6000 que investi nas moedinhas mesmo, pelo menos por uns dois anos. Caia ou suba. Não vendo, nem coloco mais dinheiro. Muito arriscado.

      Excluir
  3. Excelentes aportes mensais assim seu patrimônio vai crescer bem rápido

    Abraços e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Quero aportar de 7 a 8k nos próximos dois anos. Abs!

      Excluir
  4. Bitcoin é o que está impulsionando minha carteira. rs


    Dei um tapa nos meus RSSs da blogosfera de finanças. Coloquei os 10 últimos links na barra lateral e fiz uma página que lista todos os sites da finansfera que conheço e acompanho.

    Adicionei seu blog lá! Se puder me adicionar no seu também, ficarei muito agradecido!

    Dá uma olhadinha pra ver como ficou: http://enriquecendo.club/blogosfera-de-financas/

    Abraços
    Enriquecendo.club

    ResponderExcluir