sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Avaliação de Setembro 17



Avaliação Final de Setembro


Outro mês fantástico. Mais uns 10 assim e eu já nem vou me preocupar tanto com dinheiro. Pena que eu não acredito que isso vá acontecer. Vai ter turbulência pela frente. Eleições... Dificuldades na aprovação de reformas... Queda da liquidez internacional... Tudo ameaça.

Mais um aporte de 7k. Acho que vou conseguir fazer isso todo mês mesmo. Feliz com essa nova "conquista".

Ainda bem que fiquei quieto e não vendi. Estranhei dois meses de altas fortes. Veio um terceiro. Melhor trimestre da década segundo a InfoMoney. Dá vontade de vender mesmo. Continuarei quieto.

Números do mês:

"Ibov" subiu 4,88%.

Tenho hoje - 214.049,26 (carteira) + 201,02 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 214.250,28. Total de R$ 155.000,00 aportado desde que entrei. Significa que estou com 59.250,28 a mais que o total aportado. Mês passado era 48.032,80 a mais que aportei. Dá pra ver que ganhei 11.217,48. Alta de 5,52%. Num mês de alta de 4,88%... Desempenho bom. No ano estou bem na frente do "Ibov". Minha carteira tem 30% de alta, praticamente.

Além disso, há agora a incógnita total "BItcoin". R$ 6.000,00 comprados um mês e semana passados que equivalem hoje a uns 10.000,00, mas amanhã podem estar valendo 5.000,00. Daqui a 1 ano pode valer R$ 1.000,00 ou R$ 100.000... Enfim, não vou esperar muita coisa desse investimento. Todo mês vou dando uma olhadinha, por curiosidade.

A novidade deste mês é que finalmente consegui resgatar as BitCoin Cash. A quantidade que eu tenho hoje (coloquei em outro PC, por segurança) equivale a 1.000 reais aproximadamente. 

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 29.000,00 em renda fixa. 

Meu patrimônio total hoje é cerca de 254 mil reais. Porém, não sei quanto os impostos vão comer disso aí (renda fixa e BitCoin, se é que paga...).

A bolsa "fechou" aos 74.294 pontos. Uns 30,7% a mais do que estava na minha estréia, cinco anos e pouco atrás. Por enquanto, "Ibov" 30,7%, minha carteira, 38,23%. Regular resultado já que a inflação acumulada é de 34,4%. E a poupança daria uns 34-38%. (e o "Ibov" sofreu mais de um ano com a "OGXP3"). Bom... Ao menos já foi extremamente pior. 

Há um porém nessas contas, que percebi certa vez. Vou até postar sobre isso quando tiver mais tempo. A depender da interpretação, a rentabilidade histórica seria 51,55% em vez de 38,2%. É que os aportes distorcem a coisa em cenários não-estáveis. Depois explico.






A.

3 comentários: