quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Avaliação de Dezembro 17



Avaliação Final de Dezembro


... e de 2017! É verdade. Não posso reclamar do meu crescimento patrimonial deste ano. De dezembro de 2016 até aqui tive praticamente 130% de valorização (de 138 mil para 316 mil reais). Claro que os aportes altos - 85 mil reais no ano - foram responsáveis por quase metade desse crescimento. 

Se eu fosse calcular o crescimento percentual, creio que daria uns 42% no ano. Se todo ano fosse assim...

Em 2018, eu pretendo aportar exatamente 100 mil reais. Acho que consigo. E gostaria (sonho em) obter 80 mil de valorização. Seria, percentualmente, um resultado bem abaixo ao desse ano, mas já estaria ótimo. Ainda assim, creio que é sonhar demais. Tudo isso para praticamente chegar no número mágico de 500 mil reais ao fim de 2018. 

É difícil. Para tanto, tenho que torcer para mais uma subida de cerca de 30% da bolsa em 2018 (num cenário sem perdas para as "moedinhas"). Seria o terceiro ano seguido de "bullmarket". 

... Ou então, num possível cenário estagnado para a bolsa, torcer para mais uma valorização absurda das "moedinhas". Não precisa ser os 500% ou sei lá quanto desses cinco últimos meses. "Meros" 200% no ano já resolvem. 

É querer demais.

Pra que é que serve essa minha torcida e sonho?! Pra nada. Talvez pra me ferrar se eu ficar me iludindo. Logo, vamos ao que importa:

Já perdi as contas de quantos meses seguidos de felicidade financeira venho tendo. Dezembro foi fantástico. Os dois "flancos" colaboraram bem. E isso é raro. As moedas já ocupam mais de 15% do meu total patrimonial. Todo esse crescimento seguido me preocupa, mas está impossível sair. 

Se algum dia eu bater os sonhados 500 mil (ou chegar perto), aí sim vou reduzir bastante a exposição nas "coin". Por enquanto, vamos continuar arriscando.

Assim sendo, o acompanhamento das "moedas" no balanço mensal que faço desde 2012 se mostra imprescindível. Não planejava fazer isso, mas nunca imaginei que aqueles 6 mil de julho virariam uma parte tão significante do meu patrimônio em tão poucos meses.

Quando vier meu primeiro mês de queda, contando-se desde que iniciei o ataque em "dois flancos", vai doer bastante! Que eu continue com a mesma sorte em 2018. Digo "sorte" porque o comportamento das moedas é claramente imprevisível. Bem mais que a bolsa. Quem disser o contrário está mentindo.

Consolidei meus aportes para 7,5k em média e estou estudando a viabilidade de fazer 8k, principalmente a partir de maio. Este mês deu até pra mandar um 8k. Janeiro terá aporte gigantesco. Antecipações. Estou pensando em colocar uma parte numa pequena carteira de altcoins. Talvez usar 6.000 novamente. Veremos.

Mais um mês de altas fantásticas em BTC e BCH. E olha que perdi quase 30% nos últimos dez dias. Ainda assim, o mês está ótimo. Aumentei uns 30%. Minhas "Cash", neste momento, valem 5.800 reais. Minhas "BTC" valem 33.500 reais. Total de 39.300 reais. Eram apenas 6.000 reais no fim de julho, vale lembrar. 

Há cinco meses, quando comprei, 1 BTC valia 8.700. Hoje vale 49.200. 

É torcer pra isso tudo não desabar durante 2018.

Números do mês:

"Ibov" subiu 6,51%Quase 27% no ano.

Tenho hoje - 244.746,18 (carteira) + 2.099,46 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 246.845,64. Total de R$ 182.000,00 aportado desde que entrei. Significa que estou com 64.845,64 a mais que o total aportado. Mês passado era 49.530,12 a mais que aportei. Dá pra ver que ganhei 15.315,52. Alta de 6,61%. Num mês de alta de 6,51%... Desempenho razoável. No ano, bati o "Ibov". A magnitude eu discuto mais embaixo.

Minha "carteira digital", digamos, está valendo, no total, 39.000 reais. Como é algo muito volátil, é uma posição perigosa.

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 30.000,00 em renda fixa.

Meu patrimônio total hoje é cerca de 316 mil reais. Total aportado em tudo? Uns 204 mil. Se eu fosse falar em rentabilidade histórica "não ajustada" de tudo que investi, teria 55% nesses cinco anos e meio. "Ajustada" eu nem tenho como calcular quanto seria. 

A bolsa "fechou" aos 76.402 pontos. Uns 35,7% a mais do que estava na minha estréia, cinco anos e meio atrás. Por enquanto, "Ibov" 35,7%, minha carteira, 35,6%. Ruim resultado já que a inflação acumulada é de 35%. E a poupança daria uns 37-40%. (e o "Ibov" sofreu mais de um ano com a "OGXP3"). Bom... Ao menos já foi extremamente pior. 

Há um porém nessas contas, que percebi certa vez. Vou até postar sobre isso quando tiver mais tempo. A depender da interpretação, a rentabilidade histórica, se ajustada, seria de 54% em vez de 35,6%. É que os aportes distorcem a coisa em cenários não-estáveis.  Considero a "rentabilidade ajustada" algo até mais justo para avaliar se estamos investindo bem ou não. Por ela, eu teria feito 33% na bolsa em 2017 e 35% em 2016. Outro dia explico.






A.

Um comentário:

  1. Parabéns pelos resultados! Tomara que 2018 seja tão espetacular quanto 2017 para todos nós! abraços!

    ResponderExcluir