sábado, 1 de setembro de 2012

Avaliação Final de Agosto


Avaliação Final de Agosto



Ratifico quase tudo que disse na avaliação parcial:


Realmente houve uma pequena melhora do meio do mês pro fim. O "Ibov" caiu bastante nesse período - voltando pra quase os mesmos 56 mil e algo do início do mês -, mas os quase nove mil que aportei em agosto podem ser resgatados sem um prejuízo relevante, em comparação ao lucro anterior. 

Enfim, o mês continuou fraco, mas poderia ter sido péssimo. O estrago foi feito, em verdade, antes da "avaliação parcial" de agosto.  

E qual foi a rentabilidade do mês? Bem, calculei, num dos primeiros textos do blog, os ganhos com "trades" e "valorizações" de julho. Cheguei a aproximadamente R$ 1.120,00. Hoje, entretanto, tenho R$ 1.196,51 a mais do que gastei. Significa dizer que ganhei cerca de R$ 76,51 de julho para agosto (0,3% do montante total). 

Vale lembrar que meu "agosto" começa ao fim de 3 de agosto. De 3 de agosto pra cá (31 de agosto), o "Ibov" praticamente ficou parado. Pensei que ia perder pra ele, mas a "EZTCdependência" em muito me ajudou, salvando os trades desastrados do mês. No fim das contas, foi um "desempenho feijão-com-arroz".

Calculei também a rentabilidade total do ano (julho + agosto). Dos R$ 26.000,00 que transferi para a minha corretora desde então, R$ 4.864,67 estão "em caixa". Isso significa que "só" gastei R$ 21.135,33. Entretanto, minha carteira vale R$ 22.331,84. Rendimento de 5,66% no ano. Tá boa. Graças a julho e "EZTC3".

Ainda não vendi boa parte das "EZTC3", mas está difícil não realizar, logo no início de setembro, um bom lucro com o papel. Ademais, quero reduzir a dependência. Minha dúvida é se espero os 25 e pouco ou vendo nos atuais 24 e tanto. Deve servir pra compensar o prejuízo que posso ter com "CRUZ3" (compra de julho) caso a mesma não se recupere. Mas se vai dar pra cobrir também um possível prejuízo das "FJTA4" (pior aposta de agosto, pois entrei na hora errada, esperando um bom balanço trimestral), isso eu não sei. Gostaria de sair da "vida-quase-trader" no mínimo com um zero a zero. Pra isso, "EZTC3" tem que chegar a 25, aí eu nem dependeria de uma melhora nos papéis enfermos.

Com o dinheiro das vendas, pretendo aplicar tudo em "alta diversificação" com parâmetros "holderistas". Pelo que falei na avaliação parcial de agosto, já dá pra saber os motivos. Quando comprar? Gostaria de ver o "Ibov" de novo nos 55.000, quiça nos 52.200... Acho difícil. 

Voltando ao assunto "ser holder". Sei que ser "holder" também não é nada fácil (por sinal, nada tem sido muito fácil na bolsa). Olhando o "Bússola" agora, por exemplo, percebi que se tivesse mantido as mesmas posições de julho (um mês que fui bem mais "holder" que "trader"), também teria um rendimento neutro, alguns reais pra mais ou pra menos. Isso só não me deixa triste por dois motivos:

1 - Como já falei mil vezes, é difícil "porrar" o "Ibov" todo mês. O importante é ganhar bastante e, se perder, que seja por pouco. 

2 - O rendimento só não foi melhor devido a algo que espero que não aconteça todo mês (e realmente não é algo tão frequente): o governo simplesmente derrubou um setor inteiro da Bolsa ontem e hoje. Obviamente, estou falando do setor elétrico. A MP 577/2012 acertou frontalmente até os melhores papéis do setor. E a grande questão pro início de setembro é justamente se o movimento de queda continuará ou se já caiu demais (ontem e hoje). O setor elétrico tem sido, por anos e anos, uma das aplicações mais seguras da Bolsa. Pelo visto, o governo quer lucros menores, o que dificulta a vida do "holder". Será que a "vida fácil" do setor acabou? Teremos quedas de 50% nas próximas semanas, como meio que aconteceu com a "ELPL4"? Preciso saber se é hora de comprar, pois pretendo reaplicar o dinheiro da venda dos "trader's" pendentes.

Outra informação sobre meu método: alguém pode perguntar porque não uso o CDI como "benchmark", digamos. É que acredito que o CDI será uma porcaria nos próximos anos. Estamos cada vez mais afastados dos calotes da década de oitenta. Dificilmente o Brasil vai perder tanta confiança assim nos próximos anos. Não precisará praticar juros altos. Portanto, passada a crise, minha aposta é que o "Ibov" faça lá suas graças... Como meu investimento é de quatro anos pra frente, acho difícil não rolar um bom "rali de alta".

Para terminar este post, deixo uns "print screens" pra "documentar" as operações e cálculos que fiz aqui:















Detalhe sobre os posts: Tenho pensado em (quase decidindo...) mudar o sistema de posts de atualização das operações do mês. Acho que vou criar novo post a cada atualização, em vez de ficar simplesmente editando uma página "fixa" do mês. Fica aparecendo a atualização em possíveis blogs que me adicionaram nos "relacionados".

A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário