domingo, 30 de setembro de 2012

Avaliação Final de Setembro


Avaliação Final de Setembro



O "Ibov" subiu 3,7% em setembro. Na última avaliação que fiz, tinha R$ 1.196,51 a mais do que quando entrei na bolsa. Agora tenho R$ 1.536,90 a mais, o que significa que ganhei R$ 340,39 este mês. Comemorar? Não.

Ocorre que isso dá cerca de 1,3% no mês. Ou seja, perdi a chance de surfar melhor na onda de setembro.

Graças a esse rendimento fraco de setembro, estou agora com o mesmo desempenho do "Ibov" no total do ano. Este saiu de 56.000 e pouco para 59.175 desde que entrei. Meu dinheiro foi de 26.000 a 27.536,90. O rendimento do índice é quase o meu 5,9% no ano. Enfim, só posso comemorar o fato de ter conseguido prever uma possibilidade razoável de valorização no segundo semestre. Espero poder acertar o momento da venda também. Vale lembrar que só não venderei no "possível topo" se notar uma melhora evidente da perspectiva econômica mundial, o que ainda acho bem difícil - apesar de já ter economista apressado falando em "fundo da década" para o momento atual.

De toda maneira, ficar empatado com o desempenho do "Ibov" não é algo a se lamentar, apenas não há o que comemorar ainda. Ademais, é uma oportunidade para ver o que está dando errado. Quero superar o bicho.

Por que o rendimento de setembro foi ruim? Bem, na última avaliação, eu reclamei do setor elétrico. Detonaram meu "holderismo", digamos. Pois bem, eu ainda não tinha visto nada... Muitas empresas caíram ainda mais e, ao fim deste mês, sobrou para o setor bancário (outra "vedete holder"), já que o governo quer baixar as absurdas tarifas dos bancos. Pelo menos parece que essa última bomba foi/será menor. Espero...

Será que outro setor "querido" vai tomar susto em outubro e demais meses? Espero que eu já tenha passado pelo pior. Ainda bem que não comprei elétrica no início do mês. Estava bem tentado. Se deixei de ganhar em agosto por não ser agressivo (estava de olho em ações que valorizaram bastante, mas não comprei), em setembro deixei de perder bastante.

Também não tive tempo nem possibilidade de adotar o "100% holder", ou seja, fiz um monte de "trades". Ocorre que ainda não consegui vender "FJTA4" e "CRUZ3" a um preço minimamente razoável - que acredito que vai chegar logo. Em compensação, já vendi quase todo o ótimo estoque de "EZTC3", realizando um lucro sensacional. Como sempre, ela chegou nos 25 que eu queria e sabia que chegaria.

Pretendo, em outubro, fazer aportes "holders" em menos papéis que os "trinta e tantos" que escolhi quando tinha corretagem gratuita. Minha nova "alta diversificação" deve ficar entre vinte e vinte e tantos. Para isso, estou mudando alguns critérios no meu método.

O problema é que estou em dúvida, ainda, se aporto agora na casa dos 59.000 ou espero um fundo pelos 57.600. Talvez seja querer demais. Não aportei praticamente nada (só fiz "trades") em setembro justamente por esperar esse "fundo sagrado". Talvez não venha. Vou pensar.

Vamos ver se bato o "Ibov" em outubro.

Como sempre, seguem os "print's":





A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário