quinta-feira, 30 de abril de 2020

Avaliação de Abril 20



Avaliação Final de Abril


Comecei minha recuperação. O Covid vai permitir? Ninguém sabe. Espero que o pior já tenha passado.

Minha rentabilidade este mês perdeu para o "Ibov". Normal, pois eu vinha ganhando sempre. Ademais, tenho boa parte em "FII", que geralmente sobem menos mesmo, afinal, caíram menos também. Meus papéis até que foram bem. Coloquei 1/4 do dinheiro da bolsa em "PETR4" nessa crise e a ação subiu 30% este mês! Isso me ajudou bastante. Também comprei "TRIS3" na casa dos 5, outro grande acerto. 

Estimo que se a bolsa chegar em uns 98k eu já recupero todo o dinheiro perdido na crise ou mais. Se vai chegar é outra história.

Infelizmente não gastei os 100k que ainda tenho de "caixa" início do mês. Porém, tudo bem, faz parte do plano. Podia cair mais. A ideia era comprar a cada grande queda e isso parou de acontecer. Bolsa decolou. 

Fiz mero aporte de R$ 7.000 e usei também o aporte do mês passado e alguns dividendos para comprar mais ações. Devo voltar a aportar em FII's quando recuperar o prejuízo. 

Também quando/se eu recuperar o prejuízo, vou voltar a transferir boa parte para o Tesouro Direto. Não sei mais se "um terço", pois talvez o pior já tenha passado, ou seja, o "espaço para as quedas". Assim, talvez seja muito conservadorismo para o meu gosto manter muita grana em TD. 

Talvez seja melhor apostar razoavelmente numa recuperação e um próximo bull market mais pra frente e, aí sim, depois de mais alguns anos, tornar a encher o bolso de TD, como meio que fiz em 26/12/2019, bendito dia.

Quando as coisas vão melhorar? Não faço a mínima ideia. 

Enfim, o mês foi tão bom que nem vou mais chorar as quedas terríveis da crise e os oitenta mil que perdi até aqui. Amorteci bem a queda e estou impulsionando a recuperação. Se essa se mantiver, a crise terá sido uma ótima oportunidade financeira, em que pese toda a desgraça humana causada pelo vírus e governo. 


Números do mês:


"Ibov" subiu 10,25%. 


Tenho hoje - 531.652,09 (carteira) + 50.031,06 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = R$ 581.683,15. Alta de 7,96% em relação ao mês anterior

Num mês de alta de 10,25%... Péssimo desempenho. Comparativamente, claro. 


BTC voltou a decolar do nada. Subiu muito este mês. Medo. Tenho hoje R$ 32.200,00 na "carteira digital". Dá certo medo. Mesmo sendo pouco menos de 5% do patrimônio total. Como é algo muito volátil, é uma posição perigosa. Aporte total de 28,5 mil reais aqui. Lucro por enquanto, mas nada demais. 

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 59.500,00 em renda fixa. 

Meu patrimônio total hoje é cerca de 673,3 mil reais. Total aportado em tudo? Uns 453 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações).

Segundo a planilha, a valorização histórica da cota é de 111%, o que é muito bom para sete anos e tanto de investimento. Bem acima da minha meta de 4% real ao ano (é cerca de 8,6% ao ano). A bolsa subiu uns 42,9% desde a minha estréia. A inflação acumulada é de 44,29%. 

Peguei metade de tendência baixista e metade de tendência de alta. Vi um pico e estou enfrentando meu segundo "vale", já que teve o de 2015/16. Nada mal pra quem pegou tanto período ruim. Se eu tivesse simplesmente comprado índice, estaria bem pior.

Como meu objetivo é mais comparar a qualidade das minhas decisões de investimento, estou com uma boa margem de vantagem sobre a média da bolsa quando comparado o rendimento a luz do mesmo método. 

A bolsa "fechou" o mês de abril aos 80.505 pontos. 






A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário