sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Avaliação Final de Janeiro



Avaliação Final de Janeiro


Nunca estive tão mal em quase dois anos de bolsa. Esse negócio de renda variável variar é fogo!

Deixei a seguinte pergunta na última avaliação: "A questão pra 2014 é: tem como piorar? Ter, tem, mas vai? É fundo ou não é?"

Janeiro mostrou que tem e muito. E dessa vez? Piora ainda mais? É exagero? A verdade é que, se pensarmos na inflação, esses 47 mil pontos da Bolsa são quase o patamar da crise de 2008. Não que a mesma tenha que ser piso eterno, mas será que passa muito disso? Quem souber, fica rico.

Meus bons papéis continuam tomando porrada. Quem já foram "MDIA3", "GRND3", "BBAS3" etc. Davam tanta alegria.

No mais, sempre gosto de ler o que escrevi nos meses passados. Isto aqui já virou meu mantra de lamentação (segue a do mês passado):

"Pegando o gancho da avaliação passada, continuo lamentando - agora mais - não ter dado vazão aos sentimentos "trades" da minha avaliação de outubro, a do "Toda essa alta seguida me preocupa um pouco". 

Aportei tudo que não havia aportado nos últimos dois meses. Mandei 4 mil reais pra Bolsa ao vê-la começar o mês caindo 2, 3%. Coitado de mim, pensei que era piso mensal. É assim mesmo. Não aguento ver quedas, vou comprando. Pior seria se tivesse comprado em novembro e dezembro.

 "PETR4" cada vez mais vergonhosa. Devia ter acabado o "trade" antes da meta mesmo.

Quanto ao método geral: vendas e mudanças de composição agora, nem pensar. Mudança de método? Na baixa? Arriscado. E não me sinto com um bom palpite para os próximos meses. Tenho que ter mais tempo pra pesquisar a situação dos setores.

Certo é que vou manter o sangue frio e continuar aportando os excedentes mensais.

Números que me atormentaram:

"Ibov" desceu 7,51% em dezembro. 

Tenho hoje - 51.774,48 (carteira) + 38,08 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 51.812,56. Não aportei este mês. Total de R$ 54.000 aportado desde que entrei. Significa que estou com 2.187,44 a menos que o total aportado. Mês passado era 2.659,78 a mais que aportei. Dá pra ver que perdi 4.704,27. Baixa de 8,55%. Num mês de baixa de 7,51%... Resultado ruim.

Voltando ao mês, a bolsa fechou aos 47.638 pontos. É cerca de 15% negativo em relação ao que estava na minha estréia, dezenove meses atrás. Por enquanto, "Ibov" -15,3%, minha carteira, -4,05%. Mal resultado já que a inflação acumulada é de uns 10%. E a poupança daria uns 10-15%. 

Print's abaixo:







A.

7 comentários:

  1. Crise mesmo é o índice perder 10k pontos em 2 meses igual 2008.
    Não chegou nem perto ainda.

    ResponderExcluir
  2. Sua participacao em meu ranking de lucros serah com -R$ 4.502,41

    ResponderExcluir
  3. Bolsa em 47k e deprimente. Pode piorar nao e? penso que de 40k nao vai... Mas, quem sabe?

    ResponderExcluir
  4. Amigo, poderia me fornecer uma informação para um estudo que estou fazendo na blogosfera? quanto pretende aportar por mês (na média) este ano?
    Desde já agradeço.
    http://blogdouo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Grande Trabalhador para si próprio, me adiciona nos seus links, eu vou te adicionar no meu.

    ResponderExcluir