segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Avaliação Final de Dezembro



Avaliação Final de Dezembro


Deve ter sido meu pior mês dos dezoito na bolsa. Segundo mês seguido que perdi feio pro "Ibov". Agora, sem a OGXP3, ele ficou mais competitivo. Pelo menos vi alguns bons investidores perdendo também, mas não foi uma regra.

Por algum motivo que infelizmente não estou podendo acompanhar, alguns bons papéis como "EZTC3" estão decepcionando e me puxando pra baixo. Teve a denúncia de corrupção das imobiliárias em SP e notícias sobre a crise imobiliária, por exemplo. De qualquer forma, "operar notícias" é um risco enorme. Tomara que seja uma daquelas baixas que antecedem bons períodos de recuperação, pois acho que vou até aproveitar pra aumentar posição. farei uma pesquisa rápida antes.

Pegando o gancho da avaliação passada, continuo lamentando - agora mais - não ter dado vazão aos sentimentos "trades" da minha avaliação de outubro, a do "Toda essa alta seguida me preocupa um pouco". Contudo, repito a avaliação de novembro: "... dessa vez, deu errado, mas uma hora isso deve funcionar". Acho.

Foi mais um mês sem aportes e sem movimentações na carteira. Em fevereiro ou março, devo revisar alguma coisa na composição. 

Reclamei mês passado que "PETR4" voltou a ser a de sempre. Caindo, caindo... Mal sabia que cairia mais ainda.

Detalhe é que janeiro já começou mal pra mim. Alguns papéis que vem caindo mais que o índice desde novembro continuam mantendo o péssimo desempenho. Mais um mês abaixo do "Ibov" e posso pensar em mudar, de leve, o método. Só não vale vender fundo.

Certo, porém, é que quero aproveitar essa casa dos 50k, que pode ser vista como um ótimo momento de compra daqui a alguns anos. (Ou não, afinal, renda variável é renda variável). Enfim, este mês deve ter um aporte gordo. Acho que uns quatro mil..

Números que me atormentaram:

"Ibov" desceu 1,86% em dezembro. 

Tenho hoje - 52.094,42 (carteira) + 565,36 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 52.659,78. Não aportei este mês. Total de R$ 50.000 aportado desde que entrei. Significa que estou com 2.659,78 a mais que o total aportado. Mês passado era 4.364,05 a mais que aportei. Dá pra ver que perdi 1.704,27. Baixa de 3,13%. Num mês de baixa de 1,86%... Resultado péssimo.

Fui mal em 2013. 1,5% negativos. Bem menos que a poupança. Motivos: a) besteiras feitas no início do ano. b) ano difícil mesmo, com exceções, claro.


Voltando ao mês, a bolsa fechou aos 51.633 pontos. É cerca de 8,3% negativo em relação ao que estava na minha estréia, dezoito meses atrás. Por enquanto, "Ibov" -8,3%, minha carteira, 5,32%. Mal resultado já que a inflação acumulada é de uns 9%. E a poupança daria uns 10-15%. Ademais, as ações "X" ajudaram muito nessa dianteira. 

Boa parte da "culpa" (no fundo, sei que é toda minha) é da economia brasileira, que fez o índice despencar 15% no ano. A questão pra 2014 é: tem como piorar? Ter, tem, mas vai? É fundo ou não é?

Print's abaixo:








A.

Um comentário: