sábado, 4 de agosto de 2012

Perspectivas Para Agosto


Perspectivas Para Agosto



Vou falar do que pretendo fazer no mês. Lembrando que, assim que realizar alguma operação de compra e venda, pretendo atualizar o blog.

Primeiramente, é necessário dar uma pincelada na conjuntura. Como já disse em alguns posts, realmente tenho dúvidas sobre para onde vai a Bolsa. Tanto é que tenho cerca de 60% do dinheiro lá - e boa parte disso em "ações defensivas" - e 40% fora. O que vai acontecer em agosto?

Para decepção geral da nação, eu não sei. Como 60 é maior que 40, difícil esconder que estou um pouco mais otimista. Sei que isso é estar na contramão, mas às vezes dá certo. Meu otimismo parte principalmente da esperança de uma ação do "Super Mário" (BCE) e de uma possibilidade do governo federal lançar um pacote anticíclico minimamente relevante. Vejo que o Ibov passou os últimos sete dias entre 55.000 e 57.400. Ou seja, mais perto do rompimento superior da congestão. Ok, não quer dizer muita coisa assim. Na segunda-feira que vem, após balanços horríveis da PETR e ELPL, o índice deve cair. Se chegarem notícias tenebrosas, pode voltar fácil aos 52.000 até o fim da semana, gerando novamente aquela tensão se vai ou não buscar os 48.000.

Enfim, é isso, muita indefinição em agosto. Uma aposta tímida na alta.

O que vai acontecer nos próximos meses? Alguém pode querer que eu saiba isso. Para decepção geral da nação, também não sei muito bem. Creio na possibilidade de dois cenários, que podem ou não começar já em agosto:

a) rompimento superior da congestão seguido de alta até algo próximo do topo de março: na verdade, não sei se, rompendo, chega em algo próximo a 69.000. Esse cenário não permite uma arrancada tão fácil, mas dizem que as coisas também não estavam boas em janeiro-março e o índice teve um estranho rali de alta. Se isso acontecer, vou comprar (os "40% fora" voltam) a 57.800, que vai ser meu primeiro stop, e vender quando, estando próximo de 69.000, começar a notar sinais de reversão de tendência - a não ser que o cenário de crise tenha uma espetacular melhora. Do contrário, posso vender no 61.000 ou no 63.000 ou no 66.000... Dependerá do "sentimento". No 59.000 acho que não. Outra coisa, vou levar em conta mais o gráfico da ação que o do Ibov, mas geralmente há uma relação.

b) Ibov torna a descer na congestão, rompe os 52.000 e vai buscar 48.000: este aqui, apesar de extremamente perigoso, é meu preferido. O motivo é: não está claro pra mim que a crise se intensificará nos próximos três meses. Assim, se o Ibov chegar rapidamente a 48.000, talvez seja hora de entrar mais um pouco (compra). E aí qualquer "muito possível" arrancada (causada por Super Mário, Dilma ou sei lá) seria muito boa, mesmo se buscar apenas os 57.000. Se passar então... Maravilha. Contudo, a crise não pode estar beirando... O que nos leva a outra questão:

O que vai acontecer "depois dos próximos meses"?... E "quando é isso exatamente"? Também tenho dúvidas, mas menos (deveria ser mais, afinal, "fui mais para o futuro" ainda). 

Parece que uma grande crise vem. Aposto em algo semelhante a 2008. No fundo, não houve exatamente uma recuperação. Talvez tenhamos adiado o problema. Acredito até na possibilidade de que venha pior. Não há espaço nem tempo pra discutir isto aqui. 

Quero estar fora da Bolsa bem antes disso. Talvez pague um preço por isso (o de amargar, à toa, a rentabilidade real pequena da renda fixa, ou seja, não é tão ruim assim). Se errar, voltar pra Bolsa pode ser difícil. Se acertar, segue outra difícil decisão: quando voltar? Chegou o "fundo mais fundo"? Deixo essa decisão para o futuro, afinal, pode ser que minha previsão semi-apocalíptica nem se confirme.

Se for mesmo ter a crise, preciso prever quando ela começa, ou seja, quando o gráfico fará a descida quase vertical. Pior... E se a descida for horizontal? Nesse caso, se eu ficar no zero-a-zero estará ótimo. E se a descida horizontal durar mais de três anos? Não sei se isso existe, mas, se existir, não tem quem resista... Mas é isso, bolsa de valores em tempos de crise é arriscada. O lado ótimo é que, se sair da crise, tome "lucro dos sonhos".

Voltando para agosto... O que vou fazer (já decidido) então?

I - Primeiramente, escolhi um novo tipo de aplicação em renda fixa. Os 40% vão para a "NTN-B". Parece-me a mais segura. Isso deve ser feito na semana do dia 13/08, a não ser que os 57.600 sejam rompidos.

II - Pretendo fazer uma compra. Uns R$ 300 em "CGRA4". Este ativo promete!

III - Também existe a possibilidade forte de eu vender as 200 "EZTC3" que tenho. Vou esperar algo próximo de 23 - a não ser que o Ibov esteja na porta dos 57.600.

IV - Ainda não me decidi sobre as 100 "CRUZ3". Acho que só vendo de R$ 30 pra cima e apenas na hipótese da congestão ser rompida na parte superior.

V - E se a gente for buscar os 48.000 em agosto? Aí, a depender de estar ou não lucrando com o conjunto "CRUZ-EZTC3", posso vendê-lo para apostar em "ativos mais elásticos" numa possível subida.

É isso. Vamos ver o que acontece.

A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário