terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Avaliação de Fevereiro 23 (leve queda)

                              

Avaliação Final de Fevereiro


Felizmente só tive a cruz do SMAL11 para carregar este mês. Porém, apenas isso já derrubou mais de vinte mil reais. Afinal, "small caps" caíram uns 10% em fevereiro. 


Exceto pelo câmbio, o mercado lá fora esteve fraco também. Mês de queda. Como minha carteira é bem conservadora, sofri pouco. Na verdade, já foi mais conservadora até! 


O dólar foi a boia. Boa apreciação este mês em relação ao real.


Decidi realmente fazer meu último aporte. Odeio mudar planos, mas como a mudança é uma precaução, não vou mais gastar quase 50k que acumulei "sem querer", pra gastar, desde agosto. Pois bem, virou aporte este mês, na renda fixa. Na verdade, até vem rendendo "Selic" desde lá, o que até melhoraria meus números gerais, mas vou contar como se começasse de agora mesmo.


Mês que vem deve ter muito pouco ou nada de aporte. E durante os próximos anos ou décadas não pretendo aportar mais. Até porque vivo no superávit desde o primeiro salário de estagiário, quando eu nem sabia como a poupança funcionava.


Novamente, vendi mais BBIL ainda e comprei RV internacional. Pretendo fazer isso todo mês agora, desde que abaixo da isenção das vendas de 35k. Vou secar bastante a renda fixa internacional.


Agradecimentos ao blog "Bilionário", que disponibilizou, nos comentários do post do mês passado, planilha de controle de ativos internacionais!



Números do mês na renda variável nacional:



"Ibov" caiu 7,24%Fechou o mês de fevereiro aos 105.217 pontos. 


Tenho hoje: R$ 412.524 (estou excluindo HASH11). Baixa de 7,18% em relação ao mês anterior. Resultado normal se comparado ao índice. 




Resto do patrimônio nacional:


Renda fixa nacional soma R$ 183.658 (47.221 + 129.294 + 4.973 + 2.060 + 30 + 80). 


Total do patrimônio nacional: R$ 596.182. Cresceu pelos 47k de aporte, mas a queda percentual foi forte. 


Criptoativos:


Tenho hoje R$ 9.736 na carteira digital, que agora é tudo simplesmente HASH11. Tornou-se menos de 1% da carteira. Tem origem nas compras de julho de 2017 a janeiro de 2018.


Números do patrimônio internacional:


IBKR: Total de $ 100,706 o que, convertendo o dólar aos atuais R$ 5,24, daria R$ 527.701. 

No mês anterior eram $ 102,381 e R$ 519.071. Houve uma desvalorização em dólares de 1,73% no mês de fevereiro. Em reais, bem leve valorização. 






Sproutfi: Total de $ 9.720 o que, convertendo o dólar aos atuais R$ 5,24, daria R$ 50.932. 

No mês anterior eram $ 9.777,76 e R$ 49.573. Leve baixa em dólar e uma alta em reais.






Total do patrimônio internacional? $110.426 ou aproximadamente R$ 578.632

Isso dá uma alta de 1,76em relação ao mês anterior. No ano, a carteira internacional, em reais, está com os mesmos 1,95% de rentabilidade. O câmbio foi o herói este mês.



PATRIMÔNIO TOTAL


Juntando patrimônio nacional, internacional e criptoativos, meu poder de compra total em moeda nacional é atualmente cerca de R$ 1.184.550. Um tanto mais que o mês passado, mas em razão do imenso aporte. Caímos 1,65% no mês. Total aportado em tudo? Uns 725,3 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações) ou menos. Creio que é menos e que contei uns 12 mil errado aí, quando controlava mal a renda fixa. 


Valorização histórica e comparações:


Segundo a planilha de todos os investimentos, a valorização histórica da cota geral é de 196,7%, o que é bom para dez anos e tanto de investimento. Rendimento líquido em torno da minha meta de 4% real ao ano. Agradeço às criptos.


Farei abaixo umas comparações injustas comigo, pois minha rentabilidade já está quase toda descontada de impostos, ao contrário das abaixo. 


CDI desde minha estreia na bolsa valorizou uns 144%. 


IMAB rendeu 182%.


IHFA (uma coletânea de bons fundos) rendeu 176%.


...Um Alaska BDR da vida uns 149%.


IPCA acumulado deu 88% até então. 


IGP-M do período? 137%.


Ibov teve valorização acumulada de uns 89% até então.


Poupança rendeu uns 73%.


Dólar renderia 154%.


Small cap? 42% no período. Impressionante!


Idiv? 109%. 


Ifix? 84%.


IBRX? 121%.


Se eu quisesse me comparar com esses índices de forma exata, teria que levar em conta as distorções das diferenças de aportes no tempo. De qualquer forma, possivelmente estou ok. 




A.

4 comentários:

  1. "Se eu quisesse me comparar com esses índices de forma exata, teria que levar em conta as distorções das diferenças de aportes no tempo"

    É só calcular a sua TIR. Aí passa a ser uma comparação justa. Como você já tem na planilha todos os aportes feitos, basta usar a função XTIR do Excel que ele já te dá isso. Pra isso, você aplica a função no fluxo de aportes feitos a única coisa aqui é que a última linha precisa ser o seu valor de mercado atual com valor negativo (ou seja, ele considera um fluxo de aportes e retiradas, você precisa colocar o valor da carteira com sinal negativo só pra ver quanto teria rendido esse seu fluxo de investimentos se você liquidasse sua carteira hoje)

    ResponderExcluir
  2. O negócio agora é lidar o piloto automático e aproveitar a viagem.

    Parabéns!

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Obrigado P. I.! Igualmente! TPSM

      Excluir
  3. Pelo que me explicaram em outros posts, o "valor da cota", em destaque na planilha, já é o que daria a TIR. Não lembro se o "Além da Poupança", que criou a planilha, confirmou isso ou não. Imagino que seja. Por isso que uso no mínimo como algo tipo de "proxy", algo assim.

    Ass: TPSM

    ResponderExcluir