terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Avaliação de Janeiro 23 (leve alta)

                             

Avaliação Final de Janeiro


Este mês foi razoável. Péssimo mês para ter metade do patrimônio não-BRL, porém, ótimo mês para a outra metade. Fiz uma aposta em BBDC, mas não me ajudou muito. Americanas afetou o papel. 


Talvez mês que vem eu venha com alguma novidade: meu último grande aporte. Ainda estou decidindo se aporto ou gasto. Em tese, eu já tinha encerrado com eles. 


Se todo mês fosse um vírgula algo eu realmente não reclamaria muito. Vamos ver os próximos. Espero que 2023 seja bem diferente de 2022, um dos meus piores anos aqui, especialmente devido a queda da minha renda variável internacional, parcela qual, por sinal, estou aumentando a cada mês. Podem ver na mudança do portfólio USD que vendi mais BBIL ainda e comprei RV internacional. Pretendo fazer isso todo mês agora, desde que abaixo da isenção das vendas de 35k. Vou secar bastante a renda fixa internacional.


Por fim, vou atrás de alguma planilha gratuita de gerenciamento de preço médio e custos, pois a saudosa Bussola do Investidor já era.



Números do mês na renda variável nacional:



"Ibov" subiu 3,59%Fechou o mês de janeiro aos 113.651 pontos. 


Tenho hoje: R$ 444.450 (estou excluindo HASH11). Alta de 1,87% em relação ao mês anterior. Resultado ruim se comparado ao índice. 




Resto do patrimônio nacional:


Renda fixa nacional soma R$ 135.491 (127.752 + 5.434 + 2.125 + 80 + 100). 


Total do patrimônio nacional: R$ 579.941. Quase 12k e quase 2% a mais que o mês passado. 


Criptoativos:


Tenho hoje R$ 9.503 na carteira digital, que agora é tudo simplesmente HASH11. Tornou-se menos de 1% da carteira. Tem origem nas compras de julho de 2017 a janeiro de 2018.


Números do patrimônio internacional:


IBKR: Total de $ 102.381 o que, convertendo o dólar aos atuais R$ 5,07, daria R$ 519.071. 

No mês anterior eram $98,229.95 e R$ 519.360. Houve uma boa valorização total em dólares de uns 4,64% no mês de janeiro. Em reais, bem leve desvalorização. 







Sproutfi: Total de $ 9.777,76 o que, convertendo o dólar aos atuais R$ 5,07, daria R$ 49.573. 

No mês anterior eram $ 9.144,55 e R$ 48.338. Boa alta em dólar e leve alta em reais.




Total do patrimônio internacional? $112.158 ou aproximadamente R$ 568.641

Isso dá uma alta de 0,19em relação ao mês anterior. No ano, a carteira internacional, em reais, está com os mesmos 0,19% de rentabilidade. O câmbio não está ajudando por enquanto.



PATRIMÔNIO TOTAL


Juntando patrimônio nacional, internacional e criptoativos, meu poder de compra total em moeda nacional é atualmente cerca de R$ 1.158.085. Um tanto mais que o mês passado. Subiu 1,17% no mês. Total aportado em tudo? Uns 679 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações). 


Valorização histórica e comparações:


Segundo a planilha de todos os investimentos, a valorização histórica da cota geral é de 201,7%, o que é muito bom para dez anos e meio de investimento. Rendimento líquido em torno da minha meta de 4% real ao ano. Agradeço às criptos.


Farei abaixo umas comparações injustas comigo, pois minha rentabilidade já está quase toda descontada de impostos, ao contrário das abaixo. 


CDI desde minha estreia na bolsa valorizou uns 141%. 


IMAB rendeu 178%.


IHFA (uma coletânea de bons fundos) rendeu 177%.


...Um Alaska BDR da vida uns 176%.


IPCA acumulado deu 86,6% até então. 


IGP-M do período? 138%.


Ibov teve valorização acumulada de uns 101% até então.


Poupança rendeu uns 72,5%.


Dólar renderia 151%.


Small cap? 56% no período. 


Idiv? 125%. 


Ifix? 85%.


IBRX? 137%.


Se eu quisesse me comparar com esses índices de forma exata, teria que levar em conta as distorções das diferenças de aportes no tempo. De qualquer forma, possivelmente estou ok. 




A.

7 comentários:

  1. Se quiser copiar minhas planilhas, eu tenho várias, mas compartilhei no blog as 2 que acho mais interessantes pro pessoal, pode pegar elas na página Arquivos: https://bilionariodozero.blogspot.com/p/ebooks.html ou pega esse link direto do drive: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1BKEcc2dqtUqLU73YMPVoGiUzBCfPIXOBJVn_Vfet3vM/edit?usp=sharing

    Outra opção é o site Status Invest ou o Meus Dividendos, já usei ambos e gostei, mas sempre dá umas diferenças nos valores, por isso ainda mantenho as planilhas.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou comentando novamente, acho que o anterior não foi... enfim, tinha postado aqui link das minhas planilhas pra você dar uma olhada se te ajudam, direto do drive: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1BKEcc2dqtUqLU73YMPVoGiUzBCfPIXOBJVn_Vfet3vM/edit?usp=sharing

    Ou links na página de arquivos: https://bilionariodozero.blogspot.com/p/ebooks.html

    Estou pensando em aproveitar que criei um canal no youtube e fazer um video explicando melhor como elas funcionam em breve. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo bom resultado.

    Interessante que o rendimento real de 4% a.a é abaixo do que teria conseguido com o IPCA+ e com muito menos risco envolvido e isso que o seu desempenho é dos melhores daqui da blogosfera.

    Não sei você, mas eu sinto um gostinho bom de estar escolhendo os ativos que invisto, essa ideia de simplificar tudo no IPCA tira um pouco do sabor da jornada.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, P. I.

      Na época (05 de julho de 2012) não havia como conseguir NTN-B com rendimento real líquido de 4% ao ano. Apenas o bruto. Os juros estavam baixos.


      Fiz uma análise mais completa neste post: https://investindo2012.blogspot.com/2022/07/post-comemorativo-de-10-anos-de.html

      Uns dois anos depois foram surgindo títulos mais interessantes, porém, também foi quando a bolsa foi começando a ficar barata/atrativa. Quem entrasse na casa dos 50k ou até 40k (como em janeiro de 2016) tinha muito a ganhar.

      Enfim, pelo motivo de ter superado o CDI e o IMAB médio do período, valeu a pena.

      De toda forma, teria sido uma caminhada mais tranquila mesmo. Gostei mais do aprendizado que da diferença "a mais".

      Hoje em dia o dilema é maior, pois há "NTN-B" com IPCA mais uns 5% líquido. Bruto quase 6,5. É mais tentador garantir a renda fixa. Não sei se vou conseguir tal rendimento nos próximos anos ou década.



      Ass: Trabalhar Pra Si Mesmo

      Excluir
  4. governo lula vai afundar a economia
    o jeito é investir lá fora
    tenho que montar minha carteira nos eua logo

    abs!

    ResponderExcluir
  5. A economia está afundando há muito tempo já. Capaz até de melhorar. Porém, sempre recomendo internacionalizar.

    Valeu, abs!

    ResponderExcluir