quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Avaliação de Janeiro 19



Avaliação Final de Janeiro


Ainda na lógica das porradas "do" ou "no" "ibov". Este mês tomei "2" dele. Culpa minha. Poderia tê-lo vencido até com facilidade. Porém, não me arrependo muito e explico.

Primeiro que não tinha como prever. 

Segundo que tudo faz parte de uma estratégia consciente de migração pra uma renda variável que varia menos, digamos assim, como já prometi desde mês passado. A maioria dos 120 mil que vendi ou deixei de comprar irão pra FII's. Quero encerrar o ano com no máximo 60% em bolsa. Eu falava mês passado em 150 mil em FII ao fim do ano. Já acho que dá pra chegar com 200 mil ou mais.

Na verdade, a estratégia combina arriscar um pouco menos, com boa parte do dinheiro indo para FII, e arriscar um pouco mais, já que o dinheiro que sobrar na bolsa irá ficar menos diversificado e mais "rotativo". A carteira vai "girar" mais. Por motivo que já expliquei mês passado.

Terceiro que isso de vender de 10% a 20% (se bem que dessa vez vendi quase 30%) das posições acionárias em topos muitas vezes funciona. E já me dei bem com isso algumas vezes. Dessa vez, não.

Assim sendo, os quase 9% até que não ficaram tão feio frente aos quase 11% do índice. Infelizmente estive 25% out ou mais em boa parte do tempo e deixei de lucrar mais.

Ademais, o patrimônio cresceu tanto que é praticamente impossível não ficar feliz mesmo com a "derrota".

O sonho dos 550k ao final do ano parece bem palatável depois de um janeiro desse. É como sempre digo, basta o governo não atrapalhar muito.

Fiz o aporte excepcional de 25 mil e vendi quase todos os papéis que queria. Falta vender "MULT3" e reduzir a exposição nas estatais, o que já comecei em "BBAS3". Acho até que elas vão subir, mas quero arriscar em papéis que enchem ainda mais os meus olhos.

No mais, é o de sempre. Sobre o próximo governo, creio que é mais possível que a bolsa suba, mas tudo pode acontecer. Quanto menos o futuro presidente governar e se meter, melhor será. 

Números do mês:

"Ibov" subiu 10,82%. 

Tenho hoje - 321.973,00 (carteira) + 120.568,24 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = R$ 442.541,24. Total de R$ 312.000,00 aportado desde que entrei. Significa que estou com 130.541,24 a mais que o total aportado. Mês passado era 94.436,99 a mais que aportei. Dá pra ver que ganhei 36.104,25. Alta de 8,88%. Num mês de alta de 10,82%... Desempenho péssimo. 

Após as "criptoquedas", tenho hoje R$ 10.000,00 na "carteira digital". Pouco mais de 2% do patrimônio total. Como é algo muito volátil, é uma posição perigosa. Aporte total de 28,5 mil reais aqui. Prejuízo enorme. Quem diria!

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 11.000,00 em renda fixa. Também tenho um dinheirinho pra receber em uns quatro meses. Créditos certos. Talvez cheguem a 5 mil. Porém, só vou contar quando entrar. 

Meu patrimônio total hoje é cerca de 463,5 mil reais mais crédito. Total aportado em tudo? Uns 341 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações). 

A bolsa "fechou" aos 97.394 pontos. Uns 66% a mais do que estava na minha estréia, seis anos e meio atrás. Por enquanto, "Ibov" 66%, minha carteira, 41,84%. A inflação acumulada é de 39,5%. E a poupança daria uns 40-43%. Bom... Ao menos já foi extremamente pior. 

Há um porém nessas contas, que percebi certa vez. Vou até postar sobre isso quando tiver mais tempo. A depender da interpretação, a rentabilidade histórica, se ajustada, seria de 72,8% em vez de 41,84%. É que os aportes distorcem a coisa em cenários não-estáveis. Basta imaginar o que aconteceria com a rentabilidade histórica se eu aportasse "um milhão" mês que vem, por exemplo. Assim, considero a "rentabilidade ajustada" algo até mais justo para avaliar se estamos investindo bem ou não. Outro dia explico melhor.






A.

3 comentários:

  1. Olá Investindo2012,
    Essas questões de cálculo de rentabilidade realmente dão um nó na cabeça.
    Tenha em mente que quando criei a planilha de cálculo de rentabilidade há uns 9 anos não tinha nada parecido na internet. Nó máximo existia algo de cálculo de um mês só, muito complicado. Criei essa planilha, e sua simplicidade e utilidade até que fez sucesso. Mas quando vemos a fundo, percebe-se que há sim inconsistências e dúvidas. Entretanto, para a época, era melhor que nada.
    Hoje, após ter amadurecido, percebi que o melhor método para cálculo de rentabilidade é através da TIR. Fiz uns testes é ela é matematicamente precisa. Hoje em dia não tenho mais a paciência e o pique para refazer uma planilha que utilize a TIR, ainda mais considerando que já fiz uns testes pequenos com TIR no Excel e o comportamento não ficou muito legal com períodos longos. O ideal seria a criação de um portal que utilize este método. Para isso eu tenho saco de estudar programação na criação desta ferramenta online (que teria muitas outras funcionalidades interessantes de acompanhamento e controle), mas este não é meu plano atual. Por enquanto é um plano B, rs.
    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
  2. Olá AdP,

    Só deixando claro que, mesmo não sendo perfeita, gosto muito dela. E foram, tanto ela quanto blog AdP, fundamentais no meu início e para aprender algumas coisas.

    Ela é bem útil sabendo das limitações.

    O problema maior que vejo é que, nesse sistema de aportes mensais, há "quantias" diversas rendendo há períodos totais diversos. Assim sendo, se uma pessoa, por exemplo, aportasse dez milhões mês que vem (exemplo extremo só pra ficar clara a lógica da coisa), a rentabilidade histórica cairia pra algo próximo a zero. Óbvio, pois o grosso do dinheiro total só estaria rendendo há poucos dias. Salvo grande valorização nesses dias.

    Assim, nesse cenário hipotético, pela "lógica" da planilha, ficaria parecendo que um investimento de anos tem rentabilidade pífia. É por isso que a mera soma das rentabilidades mensais acaba sendo até mais justo no sentido de aferir se se está ou não investindo bem.

    Como a planilha me dá cada rentabilidade mensal, acaba sendo bem útil ainda hoje. Comparo com a rentabilidade mensal de outras aplicações. Poupança, selic, o próprio Ibov e etc.

    Abs! Leio sempre o blog

    ResponderExcluir
  3. Ou... Resumindo: não estou procurando muito a rentabilidade exata.

    ResponderExcluir