sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Avaliação de Agosto 24 (leve alta)

                                            

Avaliação Final de Agosto


Perdi o grande mês da bolsa brasileira, mas faz parte da estratégia. Sou muito pouco posicionado e minha VALE3 ainda teve um mês ruim. Lá fora nada demais também. E, dessa vez, o dólar caiu um pouco.


Pretendo continuar no "piloto automático" durante quase todo 2024. Acho que só compraria bem mais bolsa nacional lá pelos múltiplos próximos a 2015 ou crise de 2020. Vale lembrar que toda minha carteira internacional, que é quase metade de tudo, já é de renda variável. Resumindo, sem pressa e sem arrojo.



Números do mês na corretora principal:



"Ibov" subiu 6,54%Fechou o mês aos 136.004 pontos. 


Tenho hoje: R$ 661.884 (estou excluindo HASH11). Alta de 1,29% em relação ao mês anterior nessa minha parcela BR, na qual só não incluo a renda fixa que está em outras contas/corretoras.





Resto do patrimônio nacional:


Restante da renda fixa nacional soma R$ 155.054 (144.486 + 8.875 + 1691 + 2). 


Total do patrimônio nacional: R$ 816.938


Criptoativos:


Tenho hoje R$ 22.579 na carteira digital, que agora é tudo simplesmente HASH11. Tornou-se quase 2% da carteira. Tem origem nas compras de julho de 2017 a janeiro de 2018.


Números do patrimônio internacional:


IBKR: Total de $ 131.569  o que, convertendo o dólar aos atuais R$ 5,61, daria R$ 738.102,09

Patrimônio internacional total do mês anterior era: $ 130.521 ou aproximadamente R$ 740.095. Em dólar, houve alta de 0,80%. Em reais, leve baixa de 0,27%, graças à pequena desvalorização do dólar.





No ano, a carteira internacional, em reais, está com cerca de 24,92% de rentabilidade. Ano bom por enquanto. Mesmo com minhas apostas discutíveis.



PATRIMÔNIO TOTAL


Juntando patrimônio nacional, internacional e criptoativos, meu poder de compra total em moeda nacional é atualmente cerca de R$ 1.577.619. Alta de 0,23% no mês. Total aportado em tudo? Uns 824 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações) ou menos. Creio que é menos e que contei uns 12 mil errado aí, quando controlava mal a renda fixa. 


Não conto aqui dinheiro que "emprestei" a outras pessoas ou somas, mesmo relevantes, que pretendo gastar este ano.


Valorização histórica e comparações:


Segundo a planilha de todos os investimentos, a valorização histórica da cota geral é de 267%, o que é bom para doze anos de investimento. IPCA bateu uns 100% desde então. Rendimento real líquido de 83%, ou seja, cerca de 5,1% ao ano, acima da minha talvez otimista meta de 4% ao ano. Porém, ainda tenho alguns lucros a realizar, especialmente nas posições gringas. Cairia para cerca de 5% com a tributação, creio. No mais, agradeço às criptos por 2017 e 2021.





Agora, faltam apenas as comparações quadrimestrais injustas comigo, pois minha rentabilidade já está descontada de impostos, ao contrário das abaixo. 


CDI desde minha estreia na bolsa valorizou uns 189%. 


IMAB rendeu 230%.


IHFA (uma coletânea de bons fundos) rendeu 208%.


...Um Alaska BDR da vida uns 190% (bruto).


IPCA acumulado deu 100% até então. 


IGP-M do período? 134%.


Ibov teve valorização acumulada de uns 143% até então.


Poupança rendeu uns 104%.


Dólar renderia 171%.


Small cap? 64% no período.


Idiv? 180%. 


Ifix? 123%. (perdendo pro Ibov...)


IBRX? 182%.


Se eu quisesse me comparar com esses índices de forma exata, teria que levar em conta as distorções das diferenças de aportes no tempo. De qualquer forma, possivelmente estou ok. 





A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário