sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Avaliação de Dezembro 23 (forte alta)

                                       

Avaliação Final de Dezembro 


Ano excelente pro índice brasileiro. 22% de alta! Acho que ninguém previu isso. Pelo contrário até. Eu mesmo estou surpreso. Pena que hoje em dia tenho pouca bolsa brasileira, mas meu patrimônio nacional, que é próximo de metade do total, deu uma surfada. Como boa parte é pendurada em renda fixa ou quase (KISU é meio termo), os ativos nacionais só subiram cerca de 16%, mas estou satisfeito. Faz parte da estratégia de longo prazo. 


Na parte internacional foi mais complicado, além da minha carteira ter tido um desempenho aquém, o dólar comeu 8% do rendimento em reais. Por isso tudo, meu rendimento geral do ano foi bem modesto. Porém, os últimos dois meses foram ótimos e ainda acredito que, no longuíssimo prazo, que é meu horizonte, toda essa diversificação internacional fará sentido. Em 2023, continuei perdendo o bonde da Nasdaq, digamos assim. Não tem problema. Quero subir menos nos "boom" e perder menos nas crises.


No mais, chegar a 1,326 milhão foi algo saboroso por si só. O patrimônio total quase aumentou duzentos mil reais este ano. Uns 53 mil foi do meu grande e último aporte, mas o resto foi crescimento mesmo. Apesar das ressalvas que fiz acima, 2023 será um ano bom na memória financeira. Pra minha surpresa.


No mais, repito: Ia repatriar uns quarenta mil reais, mas, com essa apreciação da moeda brasileira, acabei desistindo. Vou aguardar uns R$ 5,30 novamente. Se é que algum dia vem. Se chegar essa oportunidade aí de repatriar valor, devo fazer o que falei mês passado. Realocar uns 4% em algum ativo brasileiro mais arriscado, a exemplo do fundo Ibov alavancado 2x da XP. É torcer pra algum temor infundado abrir uma janela.



Números do mês na renda variável nacional:



"Ibov" subiu 5,38%Fechou o mês aos 134.185 pontos. 


Tenho hoje: R$ 572.002 (estou excluindo HASH11). Alta de 4,25% em relação ao mês anterior nessa minha parcela BR, na qual só não incluo a renda fixa que está em outras contas. 






Resto do patrimônio nacional:


Restante da renda fixa nacional soma R$ 148.677 (138.913 + 8.056 + 1707 + 1). 


Total do patrimônio nacional: R$ 720.679


Criptoativos:


Tenho hoje R$ 15.434 na carteira digital, que agora é tudo simplesmente HASH11. Tornou-se 1% da carteira. Tem origem nas compras de julho de 2017 a janeiro de 2018.


Números do patrimônio internacional:


IBKR: Total de $ 121.830 o que, convertendo o dólar aos atuais R$ 4,85, daria R$ 590.875

Patrimônio internacional total do mês anterior era: $ 112.536 ou aproximadamente R$ 553.692. Em dólar, a alta de dezembro foi de 8,24%. Em reais, 6,72% de alta, pois a cotação mudou pouco em relação a mês passado.





No ano, a carteira internacional, em reais, teve cerca de 4,10% de rentabilidade, por razões cambiais.



PATRIMÔNIO TOTAL


Juntando patrimônio nacional, internacional e criptoativos, meu poder de compra total em moeda nacional é atualmente cerca de R$ 1.326.988. Alta de 5,06% no mês. Total aportado em tudo? Uns 734 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações) ou menos. Creio que é menos e que contei uns 12 mil errado aí, quando controlava mal a renda fixa. 


Valorização histórica e comparações:


Segundo a planilha de todos os investimentos, a valorização histórica da cota geral é de 230%, o que é bom para onze anos e meio de investimento. Rendimento líquido acima da minha talvez otimista meta de 4% real ao ano. Agradeço às criptos por 2017 e 2021.




Agora, faltam apenas as comparações trimestrais injustas comigo, pois minha rentabilidade já está descontada de impostos, ao contrário das abaixo. 


CDI desde minha estreia na bolsa valorizou uns 170%. 


IMAB rendeu 222%.


IHFA (uma coletânea de bons fundos) rendeu 198%.


...Um Alaska BDR da vida uns 300% (bruto).


IPCA acumulado deu 94% até então. 


IGP-M do período? 129%.


Ibov teve valorização acumulada de uns 137% até então.


Poupança rendeu uns 94%.


Dólar renderia 138%.


Small cap? 77% no período.


Idiv? 166%. 


Ifix? 117%. (perdendo pro Ibov...)


IBRX? 175%.


Se eu quisesse me comparar com esses índices de forma exata, teria que levar em conta as distorções das diferenças de aportes no tempo. De qualquer forma, possivelmente estou ok. 



A.


Nenhum comentário:

Postar um comentário