quarta-feira, 31 de maio de 2023

Avaliação de Maio 23 (leve alta)

                                 

Avaliação Final de Maio 


Esse mês foi mais um diferente. Ativos brasileiros e o dólar me ajudaram. Porém, meus ativos internacionais caíram quase 3% em dólar. De toda forma, lucro no mês.


E por aqui no Brasil? Será que a maré vai virar? Como sabem, diminui bastante as apostas pessoais na RV. Porém, minha alocação pode se beneficiar bastante de um cenário melhor. Ou menos pior. As contas públicas, por exemplo. É torcer para o cenário externo ajudar.


Não há mais aportes. Desde abril deste ano que conto apenas com a rentabilidade dos investimentos mesmo para crescimento patrimonial. Na verdade, houve foi uma pequena retirada este mês. Nada que não possa compensar nos próximos, porém.


Este mês que vai entrar talvez eu venda AGGU e aprofunde a RV internacional. Já sequei as BBIL todas. Por enquanto minhas apostas lá fora estão bem ruinzinhas.


No mais, repito: Ia repatriar uns quarenta mil reais, mas, com essa apreciação da moeda brasileira, acabei desistindo. Vou aguardar uns R$ 5,30 novamente. Se é que algum dia vem. Se chegar essa oportunidade aí de repatriar valor, devo fazer o que falei mês passado. Realocar uns 4% em algum ativo brasileiro mais arriscado, a exemplo do fundo Ibov alavancado 2x da XP. É torcer pra algum temor infundado abrir uma janela.



Números do mês na renda variável nacional:



"Ibov" subiu 3,74%Fechou o mês de abril aos 108.335 pontos. 


Tenho hoje: R$ 505.502 (estou excluindo HASH11). Alta de 6,29% em relação ao mês anterior nessa minha parcela BR, na qual só não incluo a renda fixa que está em outras contas. 






Resto do patrimônio nacional:


Renda fixa nacional soma R$ 138.848 (132.583 + 4.491 + 1571 + 73 + 130). 


Total do patrimônio nacional: R$ 644.350. Crescimento legalzinho dessa parte da carteira. 


Criptoativos:


Tenho hoje R$ 10.885 na carteira digital, que agora é tudo simplesmente HASH11. Tornou-se quase 1% da carteira. Tem origem nas compras de julho de 2017 a janeiro de 2018.


Números do patrimônio internacional:


IBKR: Total de $ 97,486  o que, convertendo o dólar aos atuais R$ 5,05, daria R$ 492.304. 

No mês anterior eram $ 100.631 e R$ 501.144. Em dólar, a queda foi de 2,94%. Em reais, perdi quase dez mil. Europa, Japão e Emergentes, pra variar, apanhando dos EUA. E minha escolha lá não anda muito bem. Curiosamente, na Sproutfi fui melhor.





Sproutfi: Total de $ 9.383 o que, convertendo o dólar aos atuais R$ 5,05, daria R$ 47.388. 

No mês anterior eram $ 9.327 e R$ 46.448. Bem leve alta em dólar e leve alta em reais.



Total do patrimônio internacional? $106.869 ou aproximadamente R$ 539.688

Isso dá uma baixa de 1,44% em relação ao mês anterior. No ano, a carteira internacional, em reais, está com -4,91% de rentabilidade, meio que em razão da apreciação da moeda brasileira. Ativos estão meio que no zero a zero.



PATRIMÔNIO TOTAL


Juntando patrimônio nacional, internacional e criptoativos, meu poder de compra total em moeda nacional é atualmente cerca de R$ 1.194.924. Um tanto mais que o mês passado. Subida de 1,87% no mês. Total aportado em tudo? Uns 730,7 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações) ou menos. Creio que é menos e que contei uns 12 mil errado aí, quando controlava mal a renda fixa. 


Valorização histórica e comparações:


Segundo a planilha de todos os investimentos, a valorização histórica da cota geral é de 198%, o que é bom para dez anos e tanto de investimento. Rendimento líquido perto da minha meta de 4% real ao ano. Agradeço às criptos.


As comparações injustas comigo ficarão para os resultados trimestrais, mas continuo ok.




A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário