quinta-feira, 30 de junho de 2022

Avaliação de Junho 22 (queda leve)

                       

Avaliação Final de Junho


Daqui a alguns dias o blog e meus investimentos completarão 10 anos!


O post comemorativo será o cálculo da rentabilidade histórica incluindo renda fixa, que não muda muita coisa, e os lucros com criptoativos, que foram mais de cem mil a mais na minha vida, que representaram bem uns 20% do lucro total. Não lembro o valor exato. Estou montando a planilha com o resultado e divulgo nos próximos dias.


Nunca estive tão sem tempo, acho. Então não vou fazer uma avaliação completa este mês, com prints e tudo que sempre faço. Vou deixar apenas os números. Fica para o próximo. 


Metade da minha carteira viu quedas: bolsa brasileira e renda variável internacional em dólar. Porém, o câmbio e meus investimentos em renda fixa e KISU ajudaram a tentar segurar, digamos. O mês acabou sendo terrível para a minha "ex-esposa" bolsa brasileira, mas não para mim.


País continua um caos cada vez pior. O presidente incompetente e inescrupuloso que temos resolveu criar verdadeiros precedentes de gastança em cima da eleição. Nunca vi isso de triplicar auxílio, comparado ao ano passado, em pleno julho de ano eleitoral. Bateu o desespero nas gangues de Brasília. Imagino o que os próximos governos farão, seja quem for eleito. Pindaíba por três anos e algo e bonança insustentável na boca da eleição. Vai virar moda. Ainda mais se der certo.


Aporte de 6 mil reais este mês, que acabou sendo na Bolsa mesmo. Comprei de SAPR4 junto com um resto de dinheiro que tinha em conta, de dividendos e afins.


Meu SMAL11 continua apanhando mais que tapete em dia de faxina. Espero que um dia os humilhados sejam exaltados. O câmbio está uma verdadeira sanfona desde que entrei. Cada mês é uma história.


Criptos continuam desabando, mas nunca tive tão pouco mesmo, então nem doeu.


Seguem os números. Mês que vem prometo voltar a fazer o relatório normal.


No mais, meu consolo é o mesmo do mês passado"Esse cenário pós-covid tem sido incrivelmente desafiador. No período, vemos, por exemplo, vários fundos e gestores que brilharam na década passada ou mais sofrendo para conseguir rendimento para além do Ibovespa. Fundos como Atmos, Dynamo, Giant, Alaska, IP Participações... Você olha os dados no maisretorno.com e vê todo mundo passando muita dificuldade desde janeiro ou fevereiro de 2020."



Números do mês na renda variável nacional:


"Ibov" caiu 11,50%


Tenho hoje: 389.564 (carteira ações-FII) + R$ 3.694 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = R$ 393.258. Baixa de 9,47% em relação ao mês anterior. 


Num mês de baixa de 11,5%... Comparado ao índice, até ficou "ótimo". Agradeço a KISU, o meu ativo que mais xingo.


Resto do patrimônio nacional:


Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa nacional, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 128.104 (122.822 + 2.820 + 2.262 + 100 + 100) em renda fixa. 


Total do patrimônio nacional: R$ 521.362. Era para ter caído uns quarenta mil reais, mas como aportei seis mil, ficou isso aí. 


Criptoativos:


Tenho hoje R$ 8.765 na "carteira digital". Tornou-se pouco mais de 1% da carteira. Compras de julho de 2017 a janeiro de 2018.


Juntando cripto e moeda nacional, tenho R$ 530.127


Números do patrimônio internacional:


IBKR: Total de $97.929 o que, convertendo o dólar aos atuais R$ 5,25, daria R$ 514.127. Houve uma desvalorização total em dólares de 5,23% no mês de junho. Em reais, subiu bastante mesmo assim. Mais de 25 mil.


Passfolio: Carteira dez vezes menor e com bem mais renda variável. Total de $9.244,69 o que, convertendo o dólar aos atuais R$ 5,25, daria R$ 48.534. No mês, a queda aqui foi de uns 7 a 8% em algo em dólar. E em reais subiu!


Total do patrimônio internacional? $107.173 ou R$ 562.658

Isso é cerca de R$ 25 mil a mais que mês anterior. O câmbio me deu tudo que perdi mês passado. Gangorra total. Não o suficiente para deixar o mês positivo porém.



PATRIMÔNIO TOTAL


Juntando patrimônio nacional, internacional e criptoativos, meu poder de compra total em moeda nacional é atualmente cerca de R$ 1.092.785. Levemente menor que o mês passado. Total aportado em tudo? Uns 660 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações). 


Valorização histórica e comparações:


Segundo a planilha, a valorização histórica da cota de ações e FII é de 126% em dez anos de investimento. Rendimento líquido abaixo da minha meta, até o momento ousada, de 4% real ao anoE  acima dela apenas se eu considerar as operações com criptoativos. Realizei R$ 125.000 de lucros investindo apenas R$ 28.000 e ainda sobrou a carteira atual.


Também não estou contando a segurada que o patrimônio internacional no zero a zero está dando na carteira total. A rentabilidade ficaria melhor.


Farei abaixo umas comparações injustas comigo, pois minha rentabilidade já está descontada de impostos, ao contrário das abaixo. Não tenho mais lucros a realizar e sempre desconto da rentabilidade as perdas com impostos já. 


CDI desde minha estreia na bolsa valorizou uns 124%. 


IMAB rendeu 175%.


IHFA (uma coletânea de bons fundos) rendeu uns 162%... 


...Um Alaska BDR da vida deu 133%.


IPCA acumulado deu 85% até então. 


IGP-M do período? 142%.


Ibov teve valorização acumulada de quase 78% até então.


Poupança rendeu uns 72%.


Dólar renderia uns 157%.


Small cap? 48% no período. 


Idiv? 99%. 


IBRX? 108%.


Se eu quisesse me comparar com esses índices de forma exata, teria que levar em conta as distorções das diferenças de aportes no tempo. De qualquer forma, possivelmente estou ok. 


A bolsa "fechou" o mês de junho aos 98.542 pontos. Prints só na próxima.




A.

3 comentários:

  1. A situação do país é complicadíssima.

    Os dois candidatos são populistas e tenho medo do tipo de populismo que vamos aceitar no próximo ano, apesar de que acho (mas sem muita convicção) que o Lula (provável presidente) terá um pouco de bom senso de não fazer muito populismo.

    Sobre o dólar realmente funciona como um bom hedge na sua carteira. O interessante é que sessenta dias atrás o mote era "dólar a R$ 4,50", quando agora parece mais fácil um dólar de R$6,00.


    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. À única certeza que tenho para 2023 e anos seguintes é que haverá algum grau considerável de populismo na economia.

      PSDB ousou ser menos populistas em diversos momentos (nunca vi isso de triplicar auxílio aos pobres em ano eleitoral, por exemplo) e, devido a isso, é queimado até hoje com todo mundo. Lição bem na cara.

      O pobre de direita acaba achando que Bolsonaro vale alguma coisa (e o rico é cínico).

      O pobre "de esquerda" acha que Lula é a solução para alguma coisa.

      Junte essas duas coisas e temos certeza de país com, no máximo, vôos de galinha puxados por commodities. Isso nos próximos anos ou décadas.

      Brasil passará o futuro rezando pelo aquecimento do mercado internacional. Que a Índia seja a futura China ou sei lá mais o que.

      Minha proteção em dólar veio para ficar. No máximo vou rebalancear pra voltar a 50% , mas só se subir bem mais até o fim do ano.

      Não que eu saiba pra onde o dólar vai, mas quero apostar nele também. Não ficar só em real.

      Abraços

      Excluir