quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Avaliação de Novembro 21 (queda leve)

                

Avaliação Final de Novembro


Impressionante quinto mês consecutivo de queda na bolsa. Deve ser o pior segundo semestre desde sei lá quando. Conseguiram destroçar o mercado de ações só para tentar uma reeleição que nem parece perto. Dólar continua indo para a lua, pois poucos parecem dispostos a trocar moeda estrangeira por Real. Quase ninguém confia. É o contrário do cenário da década de 00, mesmo com certa alta das commodities. Brasil nadou fundo no amadorismo. Real tinha tudo para se recuperar este ano depois dos últimos vexames. Está, porém, competindo com a lira turca para ser a pior moeda do ano. E, enquanto isso, o Ibovespa tenta vencer o "pior bolsa". 


De positivo este mês só a renda fixa. Gastei demais; aportei quase nada; FII's cada vez mais "bomba", no mau sentido. É isso. Minhas criptos estacionaram e as ações subiram quase nada, o que já estou achando até bom.


No fim das contas foi quase um zero a zero, porém isso é ruim quando a inflação mensal está beirando 1%. 


Como deu para ver, meu consolo é: podia ser pior. Não devo mexer em muita coisa até o fim do ano. Só se o Ibov desabar e eu não resistir a fazer umas compras. Anda batendo mínima atrás de mínima, ladeira abaixo


Decidi não vender os FII. Só farei uma coisa dessa em caso de significativa melhora do quadro. Não me parece que seja um bom momento. 


Eu me despedi das queridas WEGE3. As últimas. Depois dos "criptoativos", foi a melhor operação da minha história de investimento. Comprei lá por volta de 2015. Não cheguei a calcular o lucro acumulado, mas rendeu quase o absurdo das criptos.


Pois bem, no momento tenho uns 42% de tudo em ações; uns 23% em FII; uns 3% em criptos e uns 31% em Selic/caixa. Ou seja, uns 54% em renda fixa e FII. Volta e meia a alocação muda.  


No ano, estou perdendo para o IPCA mesmo com o lucro das criptos. Prêmio de consolação é vencer bem o Ibov. Perco para os ativos estrangeiros e até para o CDI no ano. Enfim, Brasil é a pior bolsa do ano, então fica difícil. É "comemorar" o prejuízo pequeno.


É isso. O resto seria repetir o que já disse mês passado.


(...)


Enfim, patrimônio crescendo ok e minha família e eu estamos conseguindo evitar qualquer Covid. Não posso reclamar muito. Mesmo vivendo esse completo nonsense chamado Brasil. 

  

Números do mês:


"Ibov" caiu mais 0,87%


Tenho hoje: 670.896,85 (carteira ações-FII) + R$ 10.123,43 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = R$ 681.020,28. Baixa de 0.70% em relação ao mês anterior. A Rico começou a "aparecer" uns proventos para os próximos meses, mas, por enquanto, não estou querendo contabilizar esses créditos.


Num mês de queda de 0,87%... "Regular" desempenho relativo.



Resto do patrimônio:


Tenho hoje R$ 33,508.90 na "carteira digital". Tornou-se 3% da carteira. Compras de julho de 2017 a janeiro de 2018.


Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 318.300,00 (192.000 + 115.800 + 7.000 + 1.700 + 1.750,00) em renda fixa. 


Meu patrimônio total hoje é cerca de R$ 1.032.800. Total aportado em tudo? Uns 600 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações).



Valorização histórica e comparações:


Segundo a planilha, a valorização histórica da cota de ações e FII é de 141%, o que é muito bom para os nove anos e pouco de investimento. Rendimento líquido chegando perto da minha meta de 4% real ao ano (eu vinha calculando errado). Razoavelmente acima dela apenas se eu considerar as operações com criptoativos. Realizei R$ 125.000 de lucros investindo apenas R$ 28.000 e ainda sobrou a carteira atual, que é maior que esse valor inicial. Isso não está entrando na minha valorização da cota.


Farei abaixo umas comparações injustas comigo, pois minha rentabilidade já está descontada de impostos, ao contrário das abaixo. Não tenho mais lucros a realizar e sempre desconto da rentabilidade as perdas com impostos já. Assim, possivelmente estou batendo até o IMAB, segundo o site "mais retorno".


CDI desde minha estreia na bolsa valorizou uns 111%. Porém, IMAB rendeu 159,3%.


IHFA (uma boa coletânea de fundos) rendeu 141% também. Um Alaska BDR da vida deu 106,5%.


IPCA acumulado deu 74% até então. 


Ibov teve valorização acumulada de cerca de 81,32% até então.


Poupança rendeu uns 65,5%.


Dólar renderia uns 175%.


Small cap? 74,57% no período. 


IDIV? 85%. 


IGP-M do período? 122%.




Se eu quisesse me comparar com esses índices de forma exata, teria que levar em conta as distorções das diferenças de aportes no tempo. De qualquer forma, possivelmente estou ok. 


Outro critério seria "poder de compra em dólar". Por ele, meu rendimento histórico real seria negativo. Males de se expor quase que exclusivamente a Brasil.



A bolsa "fechou" o mês de novembro aos 101.915 pontos. 






Obs: falta mais de 1/3 da minha renda fixa aí em cima.



Obs: valores acima estão no dia de hoje - 01/12/2021, pois perdi o print de ontem, no qual quase tudo estava pior. Valorização de dez mil reais hoje. Enfim, se o relatório fosse novembro mais primeiro de dezembro, eu estaria comemorando lucro, mas isso não vale rs.

Obs II: a corretora está incluindo o resto de Wege3 na custódia não sei o motivo, pois já vendi e o dinheiro apareceu em caixa inclusive. Em outras partes do HB já nem aparece.




A.

Um comentário:

  1. Olá A.
    O ano tem sido desafiador e tendo em vista que sua família segue com saúde, já vemos um ponto positivo.

    Nesse momento, com o mercado atual e nas previsões de curto prazo, apenas a Dory pode nos consolar: "continue a nadar" kkk

    Abs.
    P.I.

    ResponderExcluir