quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Avaliação de Setembro 21 (queda)

              

Avaliação Final de Setembro


Mais um mês deprimente no nosso Brasilzão. Meu grande consolo é o de ter desviado de uma parte razoável da queda. Renda fixa e FII fazendo seu papel e mesmo as ações/ETF que escolhi não foram tão mal quanto o índice. 

As "criptos" pesaram pra baixo, para piorar o mês. Prejuízo de quase 4k na depreciação delas. 

Aportei mais 80k na bolsa reduzindo meu colchão de renda fixa, agora em 350k. Ainda está excelente, então tudo bem. Lamentavelmente as compras foram entre 112 e 114k e agora a bolsa já está pior que isso. Veremos os próximos meses. 

Já o aporte de 7k da minha remuneração do mês foi para o Tesouro Selic mesmo. A verdade, porém, é que nem ele evitou um pequeno decréscimo patrimonial, já que o mês teve uns 20k em desvalorizações.

Continuo meio arrependido do KISU. Volátil demais para meu gosto. É possível que eu saia se houver algum repique. Talvez trocar por XFIX. Ou mesmo iniciar as retiradas graduais de FII para outros ativos. Queria e quero fazer isso só quando voltar o cenário de alta, mas isso pode demorar um ou mais anos. Não sei ainda se ou quando vou vender. 

Dólar também não dá nenhuma janela melhor que aqueles R$ 4,90 do melhor momento no ano. Com a China prejudicando o "boom" de commodities, a apreciação cambial pode ter sido voo de galinha. Brasil também está sempre sob risco fiscal. 

No momento, tenho uns 37% de tudo em ações; uns 24% em FII; uns 3% em criptos e uns 36% em Selic/caixa. Ou seja, uns 60% em renda fixa e FII. Por enquanto é isso. Próximo aumento de exposição na Bolsa?:Talvez se romper 100k pra baixo. 

No ano, sequer estou batendo o IPCA direito, mas pelo menos venço Ibov e a renda fixa em geral. Perco para os ativos estrangeiros. No mais, o sonho continua: 

...Dólar infelizmente voltou a subir. Não sei se algum dia haverá minha sonhada janela de migração dos R$ 4,51. Brasil tem sido instabilidade pura nos últimos anos. Quero muito chegar nas eleições bem dolarizado.

(...)

Enfim, patrimônio crescendo ok e minha família e eu estamos conseguindo evitar qualquer Covid. Não posso reclamar muito. Mesmo vivendo esse completo nonsense chamado Brasil. 


Números do mês:


"Ibov" caiu mais 6,57%

Tenho hoje: 663.529,76 (carteira ações-FII) + 5.797,99 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = R$ 669.327,75. Queda de 2.39% em relação ao mês anterior. A Rico começou a "aparecer" uns proventos para os próximos meses, mas, por enquanto, não estou querendo contabilizar esses créditos.

Num mês de queda de 6,57%... "Excelente" desempenho. (Eu tinha até escrito errado aqui).

Tenho hoje R$ 27.000,00 na "carteira digital". Tornou-se menos de 3% da carteira. Compras de julho de 2017 a janeiro de 2018.

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 361.000,00 (239.500 + 115.100 + 4.900 + 1.100 + 500,00) em renda fixa. 

Meu patrimônio total hoje é cerca de R$ 1.057.300. Total aportado em tudo? Uns 590 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações).

Segundo a planilha, a valorização histórica da cota é de 157%, o que é muito bom para os nove anos e pouco de investimento. Inflação acumulada de 70% até então. Rendimento líquido bem acima da minha meta de 4% real ao ano (aproximadamente 8% real ao ano, segundo a calculadora de potenciação). A bolsa subiu uns 97% desde a minha estreia, mas se eu quiser me comparar com o índice de forma exata, teria que levar em conta as distorções das diferenças de aportes no tempo. De qualquer forma, possivelmente estou indo bem. CDI desde minha estreia na bolsa rendeu 108% segundo a calculadora do BCB, por exemplo.

Enfim, não está malE se eu contasse as criptomoedas esse rendimento seria bem melhor, já que realizei R$ 125.000 de lucros investindo apenas R$ 28.000 (e ainda tenho carteira inicial mais ou menos nesse valor).

Outro critério seria "poder de compra em dólar". Por ele, meu rendimento histórico real seria zero ou até negativo. Nem calculei.

A bolsa "fechou" o mês de setembro aos 110.979 pontos. 





Obs: falta cerca de 1/3 da minha renda fixa aí em cima.





A.

5 comentários:

  1. É amigo, as ações estão ladeira abaixo, com os juros altos vai ser difícil subir, quem vem salvado a lavoura são os fiis e a renda fixa, as vezes acho que pelo "incômodo" que as ações dão é melhor ganhar menos e ter somente renda fixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ano de 2021 é o talvez o primeiro em que quase todo tipo de ativo nacional está perdendo até para a inflação. Um empobrecimento geral.

      Veja essa notícia, por exemplo:

      https://valorinveste.globo.com/objetivo/hora-de-investir/noticia/2021/10/01/inflacao-supera-rendimento-de-todas-as-classes-de-ativos-no-ano-ate-setembro.ghtml

      Só devo voltar a alocar pesado em ações se tudo for caindo muito (ficando muito barato).

      Excluir
  2. Estou frustrado com a qualidade da gestão dos fundos imobiliários, a maioria dos fundos entregando resultados de curto prazo a qualquer custo e sem uma boa estratégia de rentabilidade no longo prazo. Olhando os fundos da minha carteira eu vejo problemas em todos eles, mas considero que me expor aos FIIs é muito relevante na minha estratégia para que eu simplesmente abandone.

    O dólar não dá chance e o 'Mosca' postou no blog dele um gráfico preocupante sobre a relação dívida PIB vs. custo da dívida sobre o PIB. A nossa situação não é das melhores e com esse apetite gastão do governo é difícil de esperar alguma melhora do dólar.

    Os 108% do CDI na rentabilidade da sua carteira está melhor do que muito gestor milionário famosinho.

    Abraços,
    Pi
    https://poupadordointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei respondendo sua mensagem abaixo. Sem clicar rs.

      Abraços!

      Excluir
  3. Hehe, muitos desses caras famosos recortam o período em que foram melhor e às vezes apagam experiências pretéritas. Ou tomam risco exagerado que funciona enquanto tem bull market, pra depois sumir (algo estilo Alaska). Não confio em nenhum famoso pra falar a verdade. Transparência teria que ser total e acompanhada mês-a-mês desde o início de tudo. Por isso que nunca investi em fundos, por exemplo. NO longuíssimo prazo, quase todos perdem para o mero CDI. Aí mudam o nome do fundo e relançam pra ter algum voo atraente de curto prazo. Já vi muito. Ou lançam vários e vão deixando morrer as carteiras que não dão certo. Obviamente uma vai se dar bem e virar a "garota propaganda". Enfim, acho a nossa "indústria" uma bela enganação, com honrosas poucas exceções, claro.

    Sobre FII, também estou com decepção parecida. Esperava mais. Uma parte da culpa foi minha que subestimei o impacto da escalada do juro longo, mas outra vem realmente do fato de que os gestores não geram tanto (se é que geram algum) valor adicional quanto eu um dia pensei que poderiam gerar, seja vendo boas oportunidades imobiliárias e tendo um bom timing do ciclo do mercado imobiliário.

    ResponderExcluir