sábado, 1 de dezembro de 2018

Avaliação de Novembro 18



Avaliação Final de Novembro


Agora meus rendimentos andam ou bem acima ou bem abaixo do "Ibov". Este foi um mês "bem acima". Escrevi mês passado. Pois bem, este mês agora foi bem abaixo. Vários papéis caíram bastante. Logo, fiquei meio que no zero a zero. Continuo com um ano bem ruim.

Pior: este mês o meu patrimônio só cresceu uma besteirinha, mesmo com o aporte de sete mil e uma economia de gastos com o dinheiro da poupança. Tudo isso porque uma nova e não muito esperada onda de criptoquedas derreteu a carteira digital de 19 mil para 12 mil. 

Lado bom das criptoquedas? Agora só tenho 3% do patrimônio a perder com esse cassino. Um mês e meio de meus aportes médios atuais. Deixa aí. Nunca se sabe. Quem se desesperasse em 2013-2015 teria perdido o boom de 2016-17. Nada garante que vá se repetir tal boom, mas ok. 

Aportei sete mil. Tenho uns quarenta em caixa. Vem mais dez mil esse mês em aportes.  Vou gastar. Dia 21 ou 22 de dezembro devo reformular minha carteira. E em janeiro devo começar a comprar FII. Vou pesquisar as melhores opções. A ideia é terminar 2019 com no mínimo 150 mil lá. Enfim, os novos aportes devem se concentrar por lá. Certamente 100%. 

Sobre o próximo governo, creio que é mais possível que a bolsa suba, mas tudo pode acontecer. Quanto menos o futuro presidente governar e se meter, melhor será. 

Números do mês:

"Ibov" subiu 2,44%. 

Tenho hoje - 322.455,02 (carteira) + 40.278,15 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = R$ 362.733,17. Total de R$ 276.769,48 aportado desde que entrei. Significa que estou com 85.166,43 a mais que o total aportado. Mês passado era 85.166,43 a mais que aportei. Dá pra ver que ganhei 797,26. Alta de 0,22%. Num mês de alta de 2,44%... Desempenho péssimo. 

Após as "criptoquedas", tenho hoje 0,606 BTC (R$ 9.400) e R$ 3.000,00 em altcoins da Binance. Total de quase R$ 12.400,00 na "carteira digital". Cerca de 3% do patrimônio total. Como é algo muito volátil, é uma posição perigosa. Aporte total de 28,5 mil reais aqui. Prejuízo enorme. Quem diria!

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 8.300,00 em renda fixa.

Meu patrimônio total hoje é cerca de 383,4 mil reais. Total aportado em tudo? Uns 306 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações). 

A bolsa "fechou" aos 89.552 pontos. Uns 57,4% a mais do que estava na minha estréia, seis anos e pouco atrás. Por enquanto, "Ibov" 57,4%, minha carteira, 31,06%. A inflação acumulada é de 39,4%. E a poupança daria uns 39-43%. Bom... Ao menos já foi extremamente pior. 

Há um porém nessas contas, que percebi certa vez. Vou até postar sobre isso quando tiver mais tempo. A depender da interpretação, a rentabilidade histórica, se ajustada, seria de 61,4% em vez de 31,06%. É que os aportes distorcem a coisa em cenários não-estáveis.  Considero a "rentabilidade ajustada" algo até mais justo para avaliar se estamos investindo bem ou não. Outro dia explico.






A.

6 comentários:

  1. Cara, essas contas de rentabilidade estão erradas.

    O jeito convencional é voce considerar como se fosse um fundo e ver a diferença entre cotas (no caso de querer ver quanto rendeu entre duas datas).

    Mas, se quiser ver se está investindo direito ou não, dai já tem que usar a TIR. Não tem muito pra onde correr...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já comentei sobre isso em outro mês. Por enquanto, vai a planilha do Adp e meu método mesmo. Pelos motivos que expliquei. Não que você não esteja certo.

      Excluir
  2. Carteira de ações com boas empresas bem diversificada.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  3. Este mês comprei mais criptos. Mas deixei um dinheiro reservado para comprar mais. BTC nem chegou nos 3 k. rs

    ResponderExcluir