sexta-feira, 29 de abril de 2022

Avaliação de Abril 22 (queda, devolveu quase tudo)

                     

Avaliação Final de Abril


Creio que não está fácil pra ninguém que não seja amigo do rei. Toda a remada do ano quase que se foi em um único mês. E olha que, para mim, o tombo em reais poderia ter sido pior. Bem ou mal, a valorização cambial atenuou a coisa de modo relevante. Como disse que ia fazer no fim do mês passado, dolarizei quase metade de tudo a R$ 4,75 contando com o spread. Enviei R$ 550 mil aproximadamente ao exterior. Nesse momento, o dólar está rondando R$ 4,97. Porém, anda tudo tão volátil que não me assustaria se caísse a R$ 4,50 em algumas semanas ou até dias. Ou o contrário.


Enfim, não é todo mês que some mais de R$ 30 mil meus na bolsa brasileira. Como, hoje, meu patrimônio ronda 1 milhão e pouco, é bom eu me acostumar com essas variações. É o típico mês em que fico feliz de ter metade em algum tipo de renda fixa, algo inédito da minha parte até. E mesmo a renda variável internacional caiu menos. E uns 23% do meu patrimônio está nela agora.


Esse cenário pós-covid tem sido incrivelmente desafiador. No período, vemos, por exemplo, vários fundos e gestores que brilharam na década passada ou mais sofrendo para conseguir rendimento para além do Ibovespa. Fundos como Atmos, Dynamo, Giant, Alaska, IP Participações... Você olha os dados no maisretorno.com e vê todo mundo passando muita dificuldade desde janeiro ou fevereiro de 2020. É meu consolo ao olhar pra mim.


Mesmo no cenário internacional a coisa anda esquisita de um ano pra cá. O mercado dos EUA, graças a pujança das big techs, conseguiu ir bem por muito tempo até. Porém, vem apanhando tão feio em 2022 que os índices entraram no terreno da rentabilidade real zero ou negativa mesmo considerando de janeiro de 2021 pra cá. 


WRLD11, que é um instrumento bem interessante, foi lançado tão no topo que, em reais, já acumula perdas de quase 25% no ano. VT em dólares cai quase 14% já. 


Meu aporte do mês ainda está no caixa. Mais um gordo, dez mil reais. Devo encerrá-los no meio do ano. Passarão a ser bem pequenos. Novos planos. Nada importante, financeiramente falando.


Foi o mês do dólar mostrar sua força. Metade de mim está feliz, afinal, tenho metade do patrimônio internacional, o que equivale a um quarto do total, em renda fixa vinculada ao dólar. Euro e outras moedas mostraram menos força e infelizmente o mercado europeu e asiático continuou caindo, o que prejudicou minha outra metade internacional, aportada quase toda em ETFs desse tipo. 


Minhas criptos também sofreram nesse cenário. Normal.


Por aqui, ando mudando de ETF's nacionais, num quase swing trade, só que meio improdutivo. O rendimento tá quase igual a ter ficado parado em Ibovespa. Não duvido eu me aposentar em breve dessas tentativas de timing. 


Não vou tornar a falar porque dolarizei, afinal, já expliquei tudo no post passado e em resposta a uma interessante pergunta nos comentários lá dele. Seria repetitivo.


Quanto ao Brasil, estou com R$ 235 mil em KISU11 e fundo BTG que segue o IMAB5. Metade em cada mais ou menos. Esperando o dia glorioso da reversão do ciclo de juros. E estou com R$ 320 mil em ações/ETFs. Caixa da corretora com R$ 16 mil meio recentes. Eram mais início do mês. As quedas foram pesadas com o patrimônio nacional. Evaporaram R$ 35 mil no mês. Para além disso, uma mixaria, 5 ou 6k em CDI e poupança. 


O "bom" desse mês é que a pancada na renda variável brasileira foi tão grande que anulou todo o lucro que obtive no outro. Assim, fiquei no "zero a zero" e não precisei pagar IR das vendas, os tais trades com ETF. Triste consolo.


Outro consolo idiota é não estar mais perdendo da bolsa. Claro que eu preferia a situação do mês passado.


A grande notícia do mês? Nem tudo é choro. Ganhei incríveis mil dólares em ações, que já caíram um bom tanto, na Interactive Brokers, que assumiu automaticamente o posto de minha corretora preferida de todos os tempos. Estou nem aí que não possuem suporte em português rs. Como aportei mais de 100 mil dólares via link de indicação, devo ter ganhado por causa disso. Agora é só manter investido lá por um ano segundo entendi. São cinco mil reais, praticamente. Mais do que eu gastei no spread e creio que também mais que as taxas de corretagem que paguei lá. Foi só o  maior presente material que já ganhei na vida. Chega foi engraçado. Até hoje não sei se foi sorteado o valor máximo ou se era algo da regra mesmo. Na Passfolio, outra na qual fiz conta, só ganhei 50 dólares. Porém, normal, pois só enviei 10 mil dólares e pouco para ela. O spread lá é muitíssimo alto.


Realmente não posso reclamar dessa minha estreia internacional. 


Resumindo: segui nesse mês tudo que prometi fazer mês passado. 


O futuro? Não faço ideia. Cenário dificílimo. Nunca estive tão protegido e temeroso. KISU, BTG Inflação curta e ETFs internacionais de renda fixa somam quase metade da carteira.



Números do mês na renda variável nacional:


"Ibov" caiu 10,1%! 


Tenho hoje: 418.555 (carteira ações-FII) + R$ 15.437 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = R$ 433.992. Baixa de 7.21% em relação ao mês anterior. 


Num mês de baixa de 10,1%... Excelente desempenho relativo da carteira de Renda Variável. O FOF segurou a queda.


Resto do patrimônio nacional:


Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa nacional, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$  128.393,00 (121.875 + 3.210 + 3.088 + 120 + 100) em renda fixa. Este mês gastei, porém, uns 3 mil do valor que estava em renda fixa mês atrás. Foi uma retirada.


Total do patrimônio nacional: R$ 562.385. Infelizmente era R$ 600 mil no topo do mês.


Criptoativos:


Tenho hoje R$ 16.483 na "carteira digital". Tornou-se menos de 2% da carteira. Compras de julho de 2017 a janeiro de 2018.


A novidade, daqui para frente, é que agora vou mencionar os resultados dos investimentos internacionais também, afinal, são mais de cem mil dólares lá


Por enquanto não vou colocar porcentagens exatas, mas vou dar uma geral:


- IBKR: Total de $102.756 o que, convertendo o dólar aos atuais R$ 4,97, daria R$ 510.697. Houve uma desvalorização total em dólares de 1,89% no mês de abril. Isso porque ganhei os tais mil dólares. Era pra ter sido quase 3% de queda. Com exceção da metade em renda fixa, está todo mundo tomando sua porradinha de 5 a 11%. A recordista de queda é inclusive a única ação. O comemorado presente da IBKR. Os 1000 dólares já viraram 892. Tudo isso pode ser visto no gráfico abaixo:






Enfim, como enviei praticamente R$ 500k brutos ou R$ 496k líquidos, vê-se o quanto a valorização do dólar acabou anulando as quedas e deixando até "lucro" em reais. 


- Passfolio: Nela, tenho uma carteira quase gêmea a da IBKR, só que dez vezes menor e com muito mais renda variável. Enviei R$ 50k pra lá e ganhei pouco presente. O spread cambial foi alto, mas comprei num melhor momento. Então ficou como se fosse enviado a uns R$ 4,75 na prática também. 

Como ficou o mês nela? Total de $10.048 o que, convertendo o dólar aos atuais R$ 4,97, daria R$ 49.939. Já menos do que enviei. Como aqui a renda variável é a maioria, a queda foi de 5,57% no mês:







Total do patrimônio internacional? $112.804 ou R$ 560.635

Já empatando com o valor "nacional", que estava quase 50 mil na frente ao início do mês. 



PATRIMÔNIO TOTAL


Juntando patrimônio nacional, internacional e criptoativos, meu poder de compra total em moeda nacional é atualmente cerca de R$ 1.139.500. Menos que o mês passado, graças aos prejuízos da renda variável. Total aportado em tudo? Uns 649 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações). 


Valorização histórica e comparações:


Segundo a planilha, a valorização histórica da cota de ações e FII é de 156%, o que é muito bom para mais de nove anos e meio de investimento. Rendimento líquido próximo da minha meta de 4% real ao ano. E bem acima dela apenas se eu considerar as operações com criptoativos. Realizei R$ 125.000 de lucros investindo apenas R$ 28.000 e ainda sobrou a carteira atual.


Farei abaixo umas comparações injustas comigo, pois minha rentabilidade já está descontada de impostos, ao contrário das abaixo. Quase não tenho mais lucros a realizar e sempre desconto da rentabilidade as perdas com impostos já. 


CDI desde minha estreia na bolsa valorizou uns 120%. 


IMAB rendeu 171%.


IHFA (uma coletânea de bons fundos) rendeu uns 150%... 


...Um Alaska BDR da vida deu menos de 169%. (faltam esses últimos dias de queda na conta)


IPCA acumulado deu 83% até então. 


IGP-M do período? 140%.


Ibov teve valorização acumulada de quase 94% até então.


Poupança rendeu uns 70%.


Dólar renderia uns 147%.


Small cap? 76% no período. 


Idiv? 109%. 


IBRX? 128%.


Se eu quisesse me comparar com esses índices de forma exata, teria que levar em conta as distorções das diferenças de aportes no tempo. De qualquer forma, possivelmente estou ok. 


A bolsa "fechou" o mês de abril aos 107.876 pontos. 








A.

6 comentários:

  1. Há 3 anos meu patrimônio está estagnado perto de R$ 1 milhão, mesmo com aportes. Pos COVID não está sendo fácil. O pior é que acho que o desafio só está no inicio!

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Estou com esse mesmo receio. Ass A. (não estou conseguindo logar).

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Trabalhando pra Si Mesmo! Muito interessante sua estratégia. Que sorte fazer esse envio concentrado conseguindo acertar a queda máxima local do dólar. Parabéns! Gosto da IBKR também, mas acho ela um pouco complexa pra investir e gerar relatórios. Bem mais que a Passfolio. Mas é a melhor opção pra ter acesso aos ativos não americanos! Uma dica: Fique esperto pois acho que o Banco Central exige que quem tiver mais que usd100 mil fora do país preencha um termo. Específico. Dá uma pesquisada pra não ficar " fora da regra". Grande abraço!
    Vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! Na verdade, o piso, por enquanto, foi uns R$ 4,60. Cheguei a ver e pensei "que pena que comprei a 4,75 rs". E também lamentei não ter comprado os ETF's estrangeiros mais pro fim de abril. Porém, é isso, tendo a fazer cada vez menos timing de mercado em tudo, mesmo tendo bom histórico com isso. Esse meu grande "timing cambial" de meses de espera foi possivelmente o último. Felizmente deu tempo de cair abaixo de R$5 pra comprar. Vou viver mais tranquilamente e na "passividade". Concordo que a passfolio é mais simples. Se ela resolvesse a questão do spread caro... Ficaria só lá. Vou ver essa questão dos 100 mil dólares. Pensei que qualquer informação ao BC era no caso de 1 milhão de dólares pra cima. Vai ver foi regra antiga que atualizou o valor. Tomara. Obrigado

      Excluir
  4. Olá,

    Não sei se você percebeu, mas os aportes reduzem o valor percentual da rentabilidade, porque sempre pega sobre o valor total... da mesma forma, os resgates aumentam a rentabilidade, essa planilha do AdP é muito boa, mas tem esse problema... eu alguns momentos ela fica muito distorcida dependendo dos aportes/resgates feitos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Bilionário. Valeu. Essa rentabilidade da planilha eu realmente ignoro, mas ela é útil no histórico de valorização da cota, que é a quarta coluna verde. Ali dá "156,42%" no último mês, por exemplo.

    ResponderExcluir