terça-feira, 1 de setembro de 2020

Avaliação de Agosto 20

 



Avaliação Final de Agosto


Enfim o mês horroroso. Sequer dá pra comemorar ter ficado um pouco acima do Ibov, pois a distância deveria ter sido bem maior e eu já vinha perdendo pra ele ultimamente. "ITSA4" me decepcionando demais. Enfim, faz parte da vida.

Um fato marcante do mês é que vendi talvez a primeira ação que comprei na vida. EZTC3 quando estava custando R$ 20 e vários centavos. O lucro foi de praticamente 100% mais oito anos de bons dividendos. Não foi a melhor ação, mas nada a reclamar! Descanse em paz, minha felicidade inconstante!

Nunca tinha ficado sem um lote de "EZTC3" desde minha estreia. Semana ou semanas depois dela eu comprei "GRND3" que é a única das antigas que sobrou. Ainda assim, há tempos não aporto. Preferi outras "apostas" e hoje representa pouco da carteira, podendo também ser vendida a qualquer momento. Enfim, não sou lá muito Buffet, em vários sentidos. Nenhuma deve "ficar" décadas. 

Confesso que não estou entendendo bem toda a coisa da venda de FVBI11, mas vou pesquisar e enviar meu preço médio. Espero que eu receba os 32 mil que eu tinha. Por enquanto parece que vai ser isso. Ficou sobrando um valor lá que bate com a conta.

Há um ano ou mais que eu não lembrava como era mês normal de queda significativa. É uma merda. Fevereiro e março deste ano não contam, pois foram quedas "modo tombo", em que ao menos eu tinha fundo de reserva pra aproveitar a liquidação e comprar e ter o lucro que tenho hoje. Se não cair mais, meu 2020 em bolsa será bem positivo até.

É torcer por um encerramento digno do ano, pois não pretendo mudar muita coisa daqui pra dezembro.

Só mexerei nos 102k do TD se a bolsa despencar lá para os 60k de novo, o que me parece muito pessimista. Torço pra nunca mais precisar. 

No mais, só devo aumentar a parcela em TD se chegar neste ano ou no próximo no sonhado milhão. Não por ser milhão, mas por ser um colchão de segurança interessante para uma pessoa com poucos gastos mensais como eu. Visando o próximo bear market

Só pude aportar sete mil este mês. Não está ruim, só que pretendo aumentar. FII como prometido. Já vinha dizendo mês passado que achava que o grosso da recuperação tinha passado. 

Bitcoin subiu mais um pouco, porém não o suficiente para compensar as perdas absolutas grandes deste mês com a Bolsa e o governo querendo e conseguindo estragar ainda mais o deprimente quadro brasileiro. 


Números do mês:


"Ibov" caiu 3,44%.

Tenho hoje - 645.017,86 (carteira) + 19.410,90 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = R$ 664.428,76. Baixa de 3,22% em relação ao mês anterior.

Num mês de baixa de 3,44%... "Regular" desempenho.

Como eu disse, as criptos andam animadas e continuam subindo. Tenho hoje R$ 46.235,00 na "carteira digital". Meio doido ter voltado a esse patamar. Dá certo medo. Mesmo sendo "apenas" uns 6% do patrimônio total. Como é algo muito volátil, é uma posição perigosa. Aporte total de 28,5 mil reais aqui. Lucro muito bom por enquanto. 

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 113.500,00 em renda fixa. 

Meu patrimônio total hoje é cerca de 824 mil reais. Total aportado em tudo? Uns 483 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações).

Segundo a planilha, a valorização histórica da cota é de 151,1%, o que é muito bom para oito anos e um mês de investimento. Inflação acumulada de 53% até então. Bem acima da minha meta de 4% real ao ano (é próximo a 9% real ao ano, agora que usei uma calculadora de potenciação). A bolsa subiu uns 76% desde a minha estreia, mas se eu quiser me comparar com o índice de forma exata, teria que levar em conta as distorções das diferenças de aportes no tempo. De qualquer forma, possivelmente estou indo bem.

Nada mal pra quem pegou tanto período ruim, já que houve duas crises nesse caminho.

A bolsa "fechou" o mês de agosto aos 99.369 pontos. 









A.

4 comentários:

  1. Tava vendo, você arrebentou a boca do balão em 2019 heim! Parabéns pelas anáises na hora de comprar ações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Acho que foi meu ano mais feliz rs

      2020 pelo menos estou conseguindo driblar uns prejuízos (e o vírus).

      Espero um 2021 melhor pra todos nós.

      Excluir
  2. Belo fechamento, I2012! Realmente, itausa está passando por um período difícil, sendo empurrada junto com os bancões... agora é aguardar voltar a "normalidade" para estabilizar as coisas... Ainda boto bastante fé nela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu fico vendendo e comprando, mas volta e meia estou com alguma posição nela.

      Excluir