quinta-feira, 31 de maio de 2018

Avaliação de Maio 18



Avaliação Final de Maio


O que dizer de um mês em que mais de 35 mil reais evaporam? Percentualmente, creio até que já tive mês pior, mas uma grande queda quando se tem "muito" dinheiro dói mais.

A notícia boa (ou meeira) no meio de tudo isso? Vamos ver o lado bom. 1. Será que tem mais espaço pra cair? Sempre tenho medo de perguntar isso, mas talvez tenha descido tudo que tinha pra descer. Esperança de ser a mínima do ano. 2. Comprei algumas ações no 80k e outro tanto nos 76k. Se vier recuperação, vou me dar bem. Como foi no Joesley Day. 3. Pelo menos caí um pouco menos que o Ibov. O índice vinha me vencendo sempre. Deve ter sido por manter aporte guardado.

Fiz uma mudança no método. Nunca ficava com menos de 20 e poucos mil no TD. Vendi uns 70% e joguei em ações. Por isso que o aporte do mês foi tão alto. Aposta no "pior que tá não fica". Claro que pode ficar, mas acho mais provável uma recuperação. Vamos ver.

Com esse mês, os meus quase seis anos de bolsa continuam muito fraquinhos. Comparável a poupança e perdendo pra Selic.

Se o "sell in may" se referir ao início do mês, mais uma vez ele estava certo.

Continuo sem querer revisar carteira. Odeio mexer na baixa.

Não bastasse a porrada da bolsa, as criptos também desabaram. Mercadinho complicadíssimo em 2018.

Dá vontade de ouvir o povo que jura que comprar lote em cidade pequena e construir moradia pra pequena pra alugar (ou mesmo só o terreno) é o melhor rendimento que existe.

Números do mês:

"Ibov" caiu 10,87%

Tenho hoje - 266.097,58 (carteira) + 256,59 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = R$ 266.354,17. Total de R$ 223.125,47 aportado desde que entrei. Significa que estou com 43.228,70 a mais que o total aportado. Mês passado era 69.746,96 a mais que aportei. Dá pra ver que perdi 26.518,79. Baixa de 9,05%. Num mês de baixa de 10,87%... Desempenho "bom"

Após as "criptoquedas", tenho hoje 0,606 BTC (R$ 17.300) e 156,2 Nanos (R$ 2.450), além de R$ 9.300,00 em altcoins da Binance. Total de R$ 29.000 na "carteira digital". Pouco menos de 10% do patrimônio total. Como é algo muito volátil, é uma posição perigosa. Aporte total de 28,5 mil reais aqui.

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 13.300,00 em renda fixa.

Meu patrimônio total hoje é cerca de 309 mil reais. Total aportado em tudo? Uns 261 mil (poupanca, renda fixa, moeda, ações). Se eu fosse falar em rentabilidade histórica "não ajustada" de tudo que investi, teria 15,5% nesses quase seis anos. "Ajustada" eu nem tenho como calcular quanto seria. 

A bolsa "fechou" aos 76.754 pontos. Uns 36% a mais do que estava na minha estréia, quase seis anos atrás. Por enquanto, "Ibov" 36%, minha carteira, 19,37%. Ruim resultado já que a inflação acumulada é de 35,9%. E a poupança daria uns 37-42%. Bom... Ao menos já foi extremamente pior. 

Há um porém nessas contas, que percebi certa vez. Vou até postar sobre isso quando tiver mais tempo. A depender da interpretação, a rentabilidade histórica, se ajustada, seria de 47,4% em vez de 19,3%. É que os aportes distorcem a coisa em cenários não-estáveis.  Considero a "rentabilidade ajustada" algo até mais justo para avaliar se estamos investindo bem ou não. Outro dia explico.







A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário