quarta-feira, 31 de julho de 2013

Avaliação Final de Julho



Avaliação Final de Julho



Enfim um mês de recuperação do "Ibov". Porém, foi tão fraca que nem sei se dá pra botar fé. Refiro-me à mensal, porque a decolada de 44 pra 48 deu um certo ânimo.

Escrevi no mês passado: "Se for pensar, esses "47k" são quase os "30 ou 36k" dos momentos pessimistas de 2008. Afinal, de lá pra cá a inflação acumulada é de uns 25%"Fiz também, durante esse mês algumas comparações - pessimistas, otimistas, realistas, não sei bem.

http://investindo2012.blogspot.com.br/2013/07/topo-historico.html

http://investindo2012.blogspot.com.br/2013/07/bolsa-pessimismo-brasil-japao.html

Mês sem muitas emoções. Fiquei bem quieto e praticamente só fiz aportes. Lamento não ter pegado "GRND3" em 18,9x. Achei que ia bater mais embaixo. De qualquer forma, atualmente é TOP 5 das minhas maiores posições. Qualquer dia, aumento. Acho que é a quinta. Tem que ser a segunda.

Uma coisa legal é que meu "radar de aumento de posições" - postagem de junho - tem andado. Ou seja, venho cumprindo o planejamento de curto prazo para aportes. Faltam apenas: "CCRO3", "MDIA3" (difícil aumentar nessa... quase sempre subindo... minha eterna "queixa"), "MULT3", "TBLE3", "UGPA3" e "VIVT4". E talvez "CRUZ3" e "ODPV3" um pouco.

Este mês de agosto não poderei aportar muito. Vai ser de 200 a 500 reais. Certamente será o menor aporte do ano. Mês passado foi o maior, 3.000. Vou tentar fazer 2.000 em setembro, mas nem posso garantir.

Os números. Os números foram bem medianos. Explicarei.

"Ibov" subiu (pois é, enfim subiu!) só 1,64% em julho. Depois de cair 11% mês passado, era o mínimo que ele poderia ter feito.

Tenho hoje - 47.316,52 (carteira) + 214,25 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 47.530,77. Fiz um aporte de R$ 3.000,00 este mês. Total de R$ 47.000 aportado desde que entrei. Significa que estou com 530,77 a mais que o total aportado. Mês passado era 115,33 a menos que aportei. Dá pra ver que ganhei 646,10. Alta de 1,38%. Num mês de alta de 1,64%... Mês fraquinho. Mediano. Minha meta era acompanhar o "Ibov" na alta, ainda que modesta.

A bolsa fechou o mês aos 48.234 pontos. É cerca de 14,3% negativo em relação ao que estava na minha estréia, treze meses atrás. Ou seja, devia ter aguardado e estreado só agora. Pena que não fui vidente. Por enquanto, "Ibov" -14,3%, minha carteira, 1,13%. Não seria tão ruim se a inflação acumulada fosse de 6% pra cima. Mas é isso, passei meses no positivo, batendo bem a inflação. Desde junho, é hora de ser testado "no negativo".

Tudo bem que continuo caindo razoavelmente menos que o índice, porém, sonhava em acompanhar a alta. De toda forma, não vou aumentar o risco da minha carteira por causa disso. Estratégia mantida. Boa parte da alta tem a ver com siderúrgicas e B2W. Quero distância de todas essas.

Perspectivas? De qualquer forma, estou mais tranquilo, pois não vejo muito mais chão, salvo agravamento externo considerável. Pode ser que a bolsa não se recupere em 2013, talvez nem 2014. Fato é, porém, que qualquer surpresa positiva poderá causar uma alta muito grande. Hoje somos a metade do que fomos em 2007-08. Acho que isso se deve mais ao excesso de otimismo daquela época do que a um suposto excesso de pessimismo de agora. Porém, podemos sim estar fazendo uma avaliação pessimista nesses 48k. Ou não, afinal, é renda variável.

Seguem os print's:










A.

4 comentários:

  1. Que tantão de ações, mas escolheu muito bem, tirando petro e vale, claro.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Petro e parte da Vale são trade longo (contestáveis).

    ResponderExcluir
  3. excelente carteira... qto a rentabilidade acredito q va melhorar...

    ResponderExcluir
  4. O problema é que essa alta do Ibov está sendo puxada pelos lixos da Bolsa e mais algumas ações que não estou. Logo, prevejo que vou apanhar do Ibov em agosto. Espero entretanto, pegar umas migalhas.

    ResponderExcluir