sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Avaliação de Outubro 20

   


Avaliação Final de Outubro


Era um ótimo mês até segunda-feira. Seria finalmente uma boa retomada. Foi tudo pelos ares de forma tenebrosa em poucos dias. Alerta máximo. Como sempre, culpa dos vírus malditos de novo.

Para piorar, ao contrário do mês passado, caí em linha com Ibov. Só um pouquinho melhor. 

Brasil não se ajuda e cenário exterior vai piorando. Mau sinal. Que seja só um susto e a segunda onda não se pareça com a primeira. E que venha logo a vacina, urgente, pelo menos, por todos os motivos.

FVBI11 ainda não "entrou". Continua como se eu fosse receber 7 mil. Tomara! Contabilizei como está no resultado.

Que vou fazer agora? Continuar aportando meus sete mil de sempre só que possivelmente em ações. Recomprar PSSA3 talvez. Sim, estou achando que pode ser ponto de compra. Certeza? Próxima a zero.

O topo de 119 mil pontos vai ficando distante. O "Ibov" deflacionado ou dolarizado é ridículo perto dos topos de 2007, 2008 e 2010. Até 2014 tinha um índice melhor. 

Se vier outra queda gigantesca causada pela Covid ou Bolsonaro, só vou ter R$ 102 mil de bala na agulha pra aproveitar promoção. É pouco. 12% do patrimônio. Menos. Devo ficar "aflito" as próximas semanas e meses.

Em 2021, reviso a carteira.

Única coisa boa? BTC subiu tanto que compensou, com sobras, minha queda acionária este mês. Porém, é tudo muito volátil nas criptomoedas. 


Números do mês:


"Ibov" caiu 0,68%.

Tenho hoje - 638.463,70 (carteira) + 15.715,89 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = R$ 654.179,59. Baixa de 0,44% em relação ao mês anterior.

Num mês de baixa de 0,68%... "Regular" desempenho.

BTC enfim rompeu a muralha de gelo dos 12k. Para nossa alegria. Depois de anos. Topo histórico em reais graças à queda gigantesca dessa moeda. Tenho hoje R$ 52.912,00 na "carteira digital". Meio doido ter voltado a esse patamar. Dá certo medo. Mesmo sendo "apenas" 6% do patrimônio total. Como é algo muito volátil, é uma posição perigosa. Aporte total de 28,5 mil reais aqui. Lucro excelente por enquanto. 

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 114.000,00 em renda fixa. 

Meu patrimônio total hoje é cerca de 821 mil reais. Total aportado em tudo? Uns 497,5 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações).

Segundo a planilha, a valorização histórica da cota é de 141,8%, o que é muito bom para oito anos e poucos meses de investimento. Inflação acumulada de 54,2% até então. Bem acima da minha meta de 4% real ao ano (é mais de 8% real ao ano, agora que usei uma calculadora de potenciação). A bolsa subiu uns 68% desde a minha estreia, mas se eu quiser me comparar com o índice de forma exata, teria que levar em conta as distorções das diferenças de aportes no tempo. De qualquer forma, possivelmente estou indo bem.

Nada mal pra quem pegou tanto período ruim, já que houve duas crises nesse caminho.

A bolsa "fechou" o mês de outubro aos 93.952 pontos. 







A.

4 comentários:

  1. Olá A,

    Tua carteira segurou muito bem! levando em consideração essas quedas que tivemos agora no final do mês!

    Abraços!
    https://axelrodcapital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se dezembro não for terrível, vai acabar sendo um ano em que consegui driblar bem a crise (e o vírus), felizmente. Se 2021 não for pior e o vírus passar, já estou feliz.

      Abs

      Excluir
  2. IBOV é foda. Quando tá subindo, da vontade de aportar mais, quando tá descendo da vontade de tirar e bate desânimo.

    Melhor mesmo seria ter a disciplina que o Bastter fala de olhar só 1 vez por ano. Mas quem é que consegue?

    Eu acho que o Brasil terá bons anos por vir, mas há o risco de a esquerda voltar em 2022. E se isso acontecer, aí sim tiro meu dinheiro de lá. No mais, acredito em um Rally em 2021 e a Bolsa voltando a esses 120k points. Bom, é o meu palpite.

    ResponderExcluir