quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Avaliação de Setembro 20

  


Avaliação Final de Setembro


Se eu achei o mês anterior horroroso, que dizer deste? 
Desde 2019 que falo da possibilidade de um governo voltar a atrapalhar a bolsa. Essa realidade veio com tudo em 2020. Temer, mesmo com os vários defeitos, pelo menos não era inevitavelmente incompetente.

Caí quase a mesma coisa, mas acho que há uma perda em FVBI11 que ainda não sei de quanto será. Estão liquidando e já enviei meu preço médio. Estou confuso com tantas etapas, mas duvido que eu receba sete mil reais, como ainda "valem" aí no home broker. É aguardar. Tomara que sim.

Minha queda foi bem menor que a do "Ibov". Pelo menos isso. Algumas decisões/operações e apostas me ajudaram este mês. Ademais, os FII aguentaram firme. Nas quedas eles costumam ajudar a vencer o índice. 

Vendi mais uma ação que me acompanhava desde 2012: "GRND3". Uma das primeiras a serem compradas. Também com algum lucro bom se eu incluir os dividendos desses anos. Vendi "PSSA3" também. Ainda estou pensando se recompro. Como eu disse mês passado, não sou lá muito Buffet, em vários sentidos. Nenhuma deve "ficar" décadas. 

Dois meses seguidos de queda sem piora forte lá fora. Anos Dilma voltaram. Vamos ver o quanto. O topo de 119 mil pontos vai ficando distante. O "Ibov" deflacionado ou dolarizado é ridículo perto dos topos de 2007, 2008 e 2010. Até 2014 tinha um índice melhor. 

Queria poder dizer que o mercado está sendo pessimista. Tenha essa sensação. A bolsa em dólar está nas últimas mínimas. Porém, creio que o Brasil, como quase sempre, está mesmo em situação muito delicada. Entendo o mercado. 

Torço para recuperação, mesmo eu tendo um fundo de R$ 102k esperando quedas e uns R$ 50k para receber nos próximos três ou quatro meses. 

Sobre a carteira, não pretendo mudar muita coisa daqui pra dezembro. Depois reviso as ações e a estratégia. 

A formação do colchão de segurança II vai ter que esperar. Ainda aposto no mercado acionário. Não o vejo "caro". 

Aportei os R$ 7.500,00 em ações, mas logo devo reverter para FII. Talvez mês seguinte.

Até Tesouro Selic e o BTC caíram este mês. Nada deu certo.


Números do mês:


"Ibov" caiu 4,79%.

Tenho hoje - 641.425,01 (carteira) + 8.656,13 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = R$ 650.081,14. Baixa de 3,25% em relação ao mês anterior.

Num mês de baixa de 4,79%... "Ótimo" desempenho.

BTC estacionadíssimo. Os 12k dólares são uma muralha de gelo. Tenho hoje R$ 42.391,65 na "carteira digital". Meio doido ter voltado a esse patamar. Dá certo medo. Mesmo sendo "apenas" menos de 6% do patrimônio total. Como é algo muito volátil, é uma posição perigosa. Aporte total de 28,5 mil reais aqui. Lucro muito bom por enquanto. 

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 113.000,00 em renda fixa. 

Meu patrimônio total hoje é cerca de 805,5 mil reais. Total aportado em tudo? Uns 490,5 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações).

Segundo a planilha, a valorização histórica da cota é de 142,9%, o que é muito bom para oito anos e dois meses de investimento. Inflação acumulada de 53,5% até então. Bem acima da minha meta de 4% real ao ano (é mais de 8% real ao ano, agora que usei uma calculadora de potenciação). A bolsa subiu uns 69% desde a minha estreia, mas se eu quiser me comparar com o índice de forma exata, teria que levar em conta as distorções das diferenças de aportes no tempo. De qualquer forma, possivelmente estou indo bem.

Nada mal pra quem pegou tanto período ruim, já que houve duas crises nesse caminho.

A bolsa "fechou" o mês de setembro aos 94.603 pontos. 











A.

4 comentários:

  1. Caramba velho! Você realmente é um guerreiro do mercado, aguentar tanta pancada durantes esses anos e ainda continuar firme.

    Quando vejo esses numeros (800k, sendo aportado somente 500) vejo que realmente há vantagens em se investir em Bolsa, FII e etc.

    Só que eu comecei a investir em Bolsa faz 1 mês e já percebi uma coisa. Na Bolsa, ficamos muito expostos a qualquer merda fora do nosso controle! E é muito fácil você perder a cabeça com alguma noticia tipo o Coronavirus e perder tudo na baixa!

    É Fácil talvez não vender, quando oque se está perdendo é a rentabilidade e não o capital ganhado com tanto suór.

    Enfim, cheguei a conclusão que Bolsa talvez não seja para mim. Pelo menos a maior fatia de meu capital. Pretendo manter cerca de 10% do meu capital em Bolsa, Só!

    Até porque, como tenho alguns investimentos na vida real, provavelmente precisarei do dinheiro uma hora ou outra. E se quando eu precisar o mercado estiver em baixa? é oque o Bastter fala..

    Enfim, mas sei lá cara, no final das contas, acho que o Brasil está indo melhor do que o esperado. A expectativa de crescimento são muito boas para os próximos anos! Principalmente se tratando das exportações que continuarão a injetar bilhões por aqui pelo próximo anos.

    Então no meu ver, o Brasil só se fode se entrar Haddad em 2022. Oque não é dificil, dependendo das merdas que o Bolso fazer.

    Pelo menos com o Bolso no poder, o Mercado continua otimista e investe. Se PT entrar denovo, todos os empresários se retraiem e tiram seu dinheiro daqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que os empresários são mais pragmáticos que isso. Dizia-se o mesmo sobre Lula em 2002 e foram os melhores anos da bolsa. Tudo depende. Tanto Bolsonaro, quanto Haddad ou qualquer outro podem criar condições favoráveis ou não. Em 2014, o Ibov deflacionado, com o desastre Dilma, ainda estava melhor que agora.

      Porém, concordo com sua avaliação de que tudo depende de se a pessoa pode ou não passar por anos ou mais com dinheiro "parado" na bolsa. Até perdendo mesmo.

      Já vi quedas reais de 50% no auge da bagunça. Mesmo este ano estive com patrimônio total caindo de 740 mil (topo histórico da Bolsa início do ano) para 480 mil (quando fiz as contas em 18 de março). Isso de um mês para o outro, Teve gente que perdeu mais ainda. Tem que ter muita cabeça mesmo e não precisar mexer no dinheiro, pois ele pode ficar "preso" por sei lá quanto tempo até recuperar. Você está certíssimo.

      E tomara que esteja certo também sobre o futuro da nossa economia. Não arrisco previsões, mas tou na torcida.

      Excluir
  2. Olá, I2012!

    Realmente, 10 anos é uma boa história com o ativo hein, faz bem em mexer um pouco! Reajustar as velas.

    ResponderExcluir