sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Avaliação de Setembro 18



Avaliação Final de Setembro


Não adiantou de nada comemorar ter enfim vencido o "Ibov" mês passado. Meus papéis continuam fraco este ano. Devolvi toda a minha "vitória" este mês. Levei a diferença que botei.

Aportei sete mil. Só vou comprar após as eleições, creio. Ainda não entendo como a bolsa pode estar em 79 mil com Haddad tão bem nas pesquisas, mesmo com o cenário externo favorável.

Números do mês:

"Ibov" subiu 3,48%. 

Tenho hoje - 290.845,59 (carteira) + 8.075,95 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = R$ 298.921,54. Total de R$ 254.000,00 aportado desde que entrei. Significa que estou com 44.921,54 a mais que o total aportado. Mês passado era 41.793,85 a mais que aportei. Dá pra ver que ganhei 3.127,69. Alta de 1,06%. Num mês de baixa de 3,48%... Desempenho péssimo. 

Após as "criptoquedas", tenho hoje 0,606 BTC (R$ 16.300) e 156,2 Nanos (R$ 1.400), além de R$ 4.600,00 em altcoins da Binance. Total de quase R$ 22.300,00 na "carteira digital". Pouco menos de 7% do patrimônio total. Como é algo muito volátil, é uma posição perigosa. Aporte total de 28,5 mil reais aqui. Prejuízo relevante. Quem diria!

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 15.500,00 em renda fixa.

Meu patrimônio total hoje é cerca de 336,7 mil reais. Total aportado em tudo? Uns 292 mil (poupança, renda fixa, moeda, ações). Se eu fosse falar em rentabilidade histórica "não ajustada" de tudo que investi, teria cerca de 15,3% nesses seis anos e pouco. "Ajustada" eu nem tenho como calcular quanto seria. 

A bolsa "fechou" aos 79.342 pontos. Uns 41% a mais do que estava na minha estréia, seis anos e pouquinho atrás. Por enquanto, "Ibov" 41,0%, minha carteira, 17,69%. Péssimo resultado já que a inflação acumulada é de 38,5%. E a poupança daria uns 38-42%. Bom... Ao menos já foi extremamente pior. 

Há um porém nessas contas, que percebi certa vez. Vou até postar sobre isso quando tiver mais tempo. A depender da interpretação, a rentabilidade histórica, se ajustada, seria de 48,1% em vez de 17,69%. É que os aportes distorcem a coisa em cenários não-estáveis.  Considero a "rentabilidade ajustada" algo até mais justo para avaliar se estamos investindo bem ou não. Outro dia explico.






A.

2 comentários:

  1. Caramba, se quer saber a rentabilidade mesmo , usa a TIR.

    Esse tanto de conta não te diz nada. Com.a TIR, você vai ter alguma informação relevante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salvei um artigo pra ler - https://www.dicionariofinanceiro.com/o-que-e-a-tir-e-como-calcular/

      Por enquanto fico com a do ADP e a minha mera soma das rentabilidades mensais (o que tira o "efeito aporte").

      Excluir