domingo, 1 de julho de 2018

Avaliação de Junho 18



Avaliação Final de Junho


Meu ano terrível só piora. Mais um mês de dupla queda e das fortes. Tomara que os tempos de bonança não demorem a voltar, pois o negócio tá feio. Volta Dilma. No mínimo, eu não criaria falsas expectativas.

Perguntei se havia espaço pra cair. Anda parecendo que sempre há! Chega! Apostei em piso nos 76k. Agora estou doido para que volte para isso. 

Os meus seis anos de bolsa continuam muito fraquinhos. Comparável a poupança e perdendo pra Selic.

No mais, mantenho as lamúrias e análises do mês passado.

Números do mês:

"Ibov" caiu 5,20%

Tenho hoje - 250.866,52 (carteira) + 8.150,30 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = R$ 259.016,82. Total de R$ 230.125,47 aportado desde que entrei. Significa que estou com 28.891,35 a mais que o total aportado. Mês passado era 43.228,70 a mais que aportei. Dá pra ver que perdi 14.337,35. Baixa de 5,24%. Num mês de baixa de 5,20%... Desempenho "regular"

Após as "criptoquedas", tenho hoje 0,606 BTC (R$ 14.100) e 156,2 Nanos (R$ 1.400), além de R$ 6.600,00 em altcoins da Binance. Total de R$ 22.100 na "carteira digital". Pouco menos de 10% do patrimônio total. Como é algo muito volátil, é uma posição perigosa. Aporte total de 28,5 mil reais aqui. Prejuízo relevante. Quem diria!

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 14.500,00 em renda fixa.

Meu patrimônio total hoje é cerca de 295,5 mil reais. Total aportado em tudo? Uns 268 mil (poupanca, renda fixa, moeda, ações). Se eu fosse falar em rentabilidade histórica "não ajustada" de tudo que investi, teria menos de 12% nesses quase seis anos. "Ajustada" eu nem tenho como calcular quanto seria. 

A bolsa "fechou" aos 72.763 pontos. Uns 30,8% a mais do que estava na minha estréia, quase seis anos atrás. Por enquanto, "Ibov" 30,8%, minha carteira, 12,55%. Péssimo resultado já que a inflação acumulada é de 36,3%. E a poupança daria uns 37-42%. Bom... Ao menos já foi extremamente pior. 

Há um porém nessas contas, que percebi certa vez. Vou até postar sobre isso quando tiver mais tempo. A depender da interpretação, a rentabilidade histórica, se ajustada, seria de 42,2% em vez de 12,55%. É que os aportes distorcem a coisa em cenários não-estáveis.  Considero a "rentabilidade ajustada" algo até mais justo para avaliar se estamos investindo bem ou não. Outro dia explico.







A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário