quinta-feira, 1 de junho de 2017

Avaliação de Maio 17



Avaliação Final de Maio

Escrevi mês passado:

Estou até com medo. Ganhei muito bem novamente da bolsa. Espero que isso não seja "compensado" depois. Não vou mexer na carteira apesar das altas. 

Mal sabia o que viria. Mais um "sell in may" pra história.

Porém, apesar da turbulência, tive um rendimento excepcional para o mês que tivemos. Menos um contra menos quatro da bolsa. Terceira, ou quarta, sei lá, vitória de lavada.

Ainda assim, a sensação de perda é grande, pois olhei quanto eu tinha nos dias dos 69k.

Bom, aportei novamente 6.000 este mês. Tende a ser o aporte mais frequente. Como terei um aumentozinho, talvez suba esse valor. 6.500? Vou ver.

Como veio a tão esperada queda, zerei meu "caixa". Aportei tudo quando bateu os 61 ou 62k. Tinha até como ter comprado mais barato, mas tá valendo. Creio que daqui a dois anos esta compra fará muito sentido. Ou quem sabe daqui a dois meses, se eu der sorte.

Isso explica em parte meu rendimento superior ao Ibov. Como 20 mil estavam fora da bolsa (sem contar o investimento em renda fixa) no dia da grande queda, o patrimônio total sentiu menos.

No mais... Continuo sem fazer ideia do futuro da bolsa. Eleições, EUA...

Números do mês:

"Ibov" cai4,12%.

Tenho hoje - 166.428,45 (carteira) + 186,58 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 166.615,03. Total de R$ 136.500,00 aportado desde que entrei. Significa que estou com 30.115,03 a mais que o total aportado. Mês passado era 31.859,95 a mais que aportei. Dá pra ver que perdi 1.744,92. Baixa de 1,04%. Num mês de baixa de 4,12%... Desempenho ótimo novamente. No ano, estou batendo bem o "Ibov". Quase 10% de frente. 

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 28.000,00 em renda fixa. 

Meu patrimônio total hoje é cerca de 194 mil reais. Cheguei a ver 200 mil e pouquinho antes do nosso "amigo" Joesley abrir o bico. Não que eu me lamente.

A bolsa "fechou" aos 62.711 pontos. Uns 12,5% a mais do que estava na minha estréia, mais de quatro anos e meio atrás. Por enquanto, "Ibov" 12,5%, minha carteira, 22,06%. Fraco resultado já que a inflação acumulada é de 34,1%. E a poupança daria uns 34-37%. (e o "Ibov" sofreu mais de um ano com a "OGXP3"). Bom... Ao menos já foi extremamente pior. 






A.

3 comentários:

  1. Mas ainda assim, rentabilidade do ano está excelente!
    Pena que eu não estava tão liquido para fazer compras, mas praticamente zerei meu caixa também

    hahaha

    grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu consolo. Mas quero um ano como 2003. Uns 100% de valorização rs. Um dia teremos!

      Excluir
  2. Belo aporte mensal, excelente evolução Patrimonial, continuarei seguindo seu Blog

    também tenho um Blog onde escrevo sobre FIIs e Ações, se poder passe por lá.

    Abraço

    ResponderExcluir