quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Avaliação de Dezembro 16



Avaliação Final de Dezembro


Venci o "Ibov" por 1,8% este mês. Perdi nos três anteriores. Se não tivesse sido um mês de queda até comemoraria...

Fiz a prometida reformulação, de leve, na carteira. Parei de postar aqui cada operação, pois toma muito tempo

Resumidamente: vendi as "PRBC e CMIG". Comprei "EGIE" e outras ações. Além disso, coloquei várias em "quarentena". Estão na berlinda: "HGTX3", "KROT3", "NATU3" e "VIVT4". Grande chance de rodarem em 2017 se não começarem a melhorar. No resto ainda confio. Mesmo que algumas tenham "desempenhado" mal no ano.

O prometido aporte gigantesco de dezembro também veio. Oito mil e pouco reais, ou seja, o maior de todos os tempos. Janeiro vem mais uma grana extra. Já fevereiro a dezembro de 2017 verão aportes normais, mas agora num novo padrão, bem mais alto que 2016 pra trás.

"Ibov" subiu praticamente 39% no ano. Perdi "feio" (31,5%), mas em parte devido a só ter aportado muito mesmo nesses dois últimos meses, justamente meses de queda. Se eu apenas somasse as porcentagens - positivas e negativas - de cada mês, teria 35% e pouco de rendimento anual, o que seria aceitável.

Continuo sem fazer ideia do futuro da bolsa. ... Temo a crise política e as eleições 2018.

Números do mês:

"Ibov" caiu 2,71%.

Tenho hoje - 112.068,35 (carteira) + 788,01 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 112.856,36. Total de R$ 103.040,00 aportado desde que entrei. Significa que estou com 9.816,36 a mais que o total aportado. Mês passado era 10.912,12 a mais que aportei. Dá pra ver que perdi 1.095,76. Baixa de 0,93%. Num mês de baixa de 2,71%... Desempenho ótimo.

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 26.000,00 em renda fixa.

A bolsa "fechou" aos 60.227 pontos. Uns 7% a mais do que estava na minha estréia, quatro anos e meio atrás. Por enquanto, "Ibov" 7%, minha carteira, 9,53%. Mal resultado já que a inflação acumulada é de 33%. E a poupança daria uns 30-36%. (e o "Ibov" sofreu mais de um ano com a "OGXP3"). Bom... Ao menos já foi extremamente pior. 






A.

3 comentários:

  1. Parabéns! Excelente rentabilidade em 2016! Estou organizando um ranking de rentabilidade mensal no meu blog. Você gostaria de participar?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw. Pode colocar. Acho interessante essas comparações, embora não tenha muitas pretensões.

      Abs

      Excluir
  2. Olá!

    Conforme prometido disponibilizei hoje a linha de tempo da blogosfera financeira. Seu blog está no estudo. Passe lá depois para ver se está tudo certo.

    http://abacusliquid.com/blogosfera/finansfera-timeline/

    Um bom fds!

    ResponderExcluir