sábado, 8 de outubro de 2016

Avaliação de Setembro 16



Avaliação Final de Setembro


Mais um mês paradão, nem devia comentar nada. Minha vida, ao contrário anda movimentadíssima e, devido a isso, nem pude tirar os tradicionais prints, mas anotei os dados do mês.

A partir de dezembro, vou começar uma nova era de aportes altos. Tomara que isso acompanhe um período bom de altas consistentes, mas isso infelizmente já não depende de mim.

Como estou escrevendo em oito de outubro, já estou vendo a arrancada da bolsa este mês. Pena que nada pude aportar ultimamente. Tempo de mudança, inclusive de cidade. Tendo que comprar muita coisa imprescindível. Porém, é tudo pra ganhar uma remuneração bem maior, logo, vale a pena.

Talvez já mês que vem mate a saudade de aportar na bolsa. E talvez já em dezembro venha o primeiro aporte da nova era, bem maior que os anteriores.

Infelizmente perdi pro "IBOV" este mês. No mais, é repetir:


No ano, meu desempenho continua praticamente igual. Como ano passado perdi várias vezes pro índice, fico "feliz".

Continuo sem fazer ideia do futuro da bolsa. Dizem que estamos rompendo um canal de baixa que durava cinco anos. Se for por essa análise técnica parcial, os tempos serão outros.
Números do mês:

"Ibov" subiu 0,80%.
Tenho hoje - 97.436,34 (carteira) + 523,40 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 97.959,74. Total de R$ 90.500,00 aportado desde que entrei. Significa que estou com 7.459,74 a mais que o total aportado. Mês passado era 7.454,79 a mais que aportei. Dá pra ver que ganhei 4,95. Alta de 0,005%. Num mês de alta de 0,8%... Desempenho ruim.

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 26.000,00 em renda fixa. Ou seja, no total, estou com quase 125.000. Legal
A bolsa "fechou" aos 58.367 pontos. Uns 4% a mais do que estava na minha estréia, pouco mais de quatro anos atrás. Por enquanto, "Ibov" 4%, minha carteira, 8,24%. Mal resultado já que a inflação acumulada é de uns 31,5%. E a poupança daria uns 29-35%. (e o "Ibov" sofreu mais de um ano com a "OGXP3"). Bom... Já foi bem pior.

A.

4 comentários:

  1. Trabalhar Pra Si Mesmo,

    Temos aproximadamente o mesmo patrimônio total, quase R$ 125.000,00.

    Excelente saber que o aporte deve dar um salto, não é mesmo? Como você bem disse, não temos controle sob a rentabilidade, infelizmente, mas felizmente temos sob o aporte. Aportes mais consistentes, mais cedo vem a IF.

    Boa sorte!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. É torcer pra bolsa voltar aos bons tempos.

      Excluir
  2. intessante, atingimos o patamar do ibov de 4 anos atrás... que período 'perdido'..

    RF no Brasil, até a médio prazo, é difícil de ganhar.. os números falam por sí.. nossos juros altíssimos pra variar..

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se pensar na inflação, nem chegamos a tal patamar ainda. Mesmo com essa alta muito boa em 2016. Dureza!

      Excluir