terça-feira, 31 de maio de 2016

Avaliação de Maio 16



Avaliação Final de Maio


Que maio horrível para a bolsa. Maior queda desde setembro de 2014. Não me pergunte o porquê disso, afinal, alguém esperava que tudo se resolvesse em um mês?! As perspectivas a médio e longo prazo são mesmo tão ruins assim? Seria o temor da lava-jato continuar causando instabilidade política?

Mesmo achando estranha essa queda, fato é que, no início do mês, preferi aportar meus 1.500 reais no "Tesouro Direto". Ou seja, poderia ter sido pior. O conservadorismo me ajudou dessa vez.

Minha alta exposição em "BBAS3", que caiu mais de 20%, complicou meu resultado. A heroína virou vilã. Mesmo assim, consegui uma das minhas maiores vitórias, senão a maior, sobre o "IBOV", mais de 3% de vantagem. No ano, meu desempenho é quase igual, levemente superior até. Como ano passado perdi várias vezes pro índice, fico "feliz".

Porém, este mês entrou uma porrada - 700 conto - de dividendo da "EZTC3". Ou seja, isso ajudou nesta vitória.

Outro consolo: não perdi os 100k patrimoniais. Mais pelos aportes que pela bolsa.

Números do mês:

"Ibov" caiu 10,1%.

Tenho hoje - 80.833,64 (carteira) + 1.598,64 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 82.432,28. Total de R$ 90.500,00 aportado desde que entrei. Significa que estou com 8.067,72 a menos que o total aportado. Mês passado era 1.932,00 a menos que aportei. Dá pra ver que perdi 6.135,72. Baixa de 6,93%. Num mês de baixa de 10,1%... Desempenho excelente, pra falar a verdade. 

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 19.000,00 em renda fixa.

A bolsa "fechou" aos 48.472 pontos. Uns 14% a menos do que estava na minha estréia, uns três anos e onze meses atrás. Por enquanto, "Ibov" -14%, minha carteira, -8,9%. Péssimo resultado já que a inflação acumulada é de uns 26,5%. E a poupança daria uns 26-33%. (e o "Ibov" sofreu mais de um ano com a "OGXP3"). Bom... Já foi pior.

Print's abaixo:








A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário