segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Avaliação de Agosto 15



Avaliação Final de Agosto


Mês terrível para a bolsa. O pior do ano. Fiquei novamente um pouco acima do "Ibov" apenas por causa da surpresa positiva com a "BEMA3", que vou até tratar de vender logo, pois, do jeito que as coisas estão só falta cancelarem a oferta ou então o CADE intervir, sei lá.


"BBAS3", minha maior posição, caiu uns 18% no mês. E meu histórico na bolsa nunca foi tão ruim. 0% de desânimo porém. O que importa é estar bem na frente da poupança em 2047.

Este mês pude aportar R$ 3.000,00. Felizmente tudo no Tesouro Direto. Pelo menos não deu prejuízo. Agora, no de setembro, vou "pegar" esses 46.000 pts aí e entrar, mesmo sabendo que o "Ibov" dos últimos anos sempre pode cair mais um pouco. Já caiu demais? Quem sabe. O cenário político é de uma incerteza gigantesca. Ninguém sabe do futuro do tal ajuste fiscal. Se serão quatro anos se arrastando ou algo do tipo...

Números do mês:

"Ibov" caiu 8,33% em agosto. O dobro de Julho.

Tenho hoje - 66.299,62 (carteira) + 586,16 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 66.885,78. Total de R$ 79.000,00 aportado desde que entrei. Significa que estou com 12.114,22 a menos que o total aportado. Mês passado era 6.572,55 a menos que aportei. Dá pra ver que perdi 5.541,67. Baixa de 7,65%. Num mês de baixa de 8,33%... Resultado regular. 

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 12.000,00 em renda fixa.

A bolsa fechou aos 46.625 pontos. Uns 17,2% a menos do que estava na minha estréia, uns três anos atrás. Por enquanto, "Ibov" -17,2%, minha carteira, -15,33%. Péssimo resultado já que a inflação acumulada é de uns 22%. E a poupança daria uns 22-28%. (e o "Ibov" sofreu mais de um ano com a "OGXP3")

Print abaixo:







A.

Um comentário: