sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Avaliação de Julho



Avaliação Final de Julho


Mês ótimo para o "Ibov" e péssimo pra mim, que "performei" quase 4,5% abaixo do índice. 


Disparado o pior mês que já tive na bolsa. "EZTC3"; "CIEL3" e outros antigos motivos de felicidade tão puxando o freio totalmente.

Não posso estudar se os problemas já foram precificados. Espero que sim. Sem tempo para reformas bimensais ou trimensais na carteira. Ainda mais quando se é investidor de longo prazo.

Aportei 500,00. A novidade na carteira é a "KROT3". Muito tempo que eu queria aportar no setor de educação. Sempre achando que está "caro". Velho erro.

Não entendo como o "Ibov" foi bater 58k. Fosse no longo prazo, entenderia, pois não acredito que a desaceleração vá durar até 2017-18. Nenhum governo aguenta. Porém, subir 30% no curto prazo? Achei uma maluquice. Não sem motivo, já caiu um pouco. Ainda não vejo Dilma perdendo. 

Por que não vendi? Conservadorismo. Há muito tempo que estou cada vez menos "trader".  Nem fui analisar a possibilidade dessa vez. Foi apenas sentimento. Não sei se fiz isso por convicção; por necessidade de focar em alguns estudos (que deram certo) ou se pelos dois.

Números do mês:

"Ibov" subiu 5% em julho. 

Tenho hoje - 61.203,24 (carteira) + 182,25 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 61.385,49. Total de R$ 60.000 aportado desde que entrei. Significa que estou com 1.385,49 a mais que o total aportado. Mês passado era 1.000,35 a mais que aportei. Dá pra ver que ganhei 385,14. Alta de 0,63%. Num mês de alta de 5%... Resultado ridículo.

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 7.000,00 em renda fixa.

Voltando ao mês, a bolsa fechou aos 55.829 pontos. É aproximadamente 1% negativo em relação ao que estava na minha estréia, dois anos e pouquinho atrás. Por enquanto, "Ibov" -1%, minha carteira, 2,31%. Mal resultado já que a inflação acumulada é de uns 13%. E a poupança daria uns 13-17%. (e o "Ibov" sofreu mais de um ano com a OGXP3)

Bom, disciplina. Não vai cair por mais dez anos, acho.

Print's abaixo:







A.

2 comentários: