terça-feira, 1 de outubro de 2013

Avaliação Final de Setembro



Avaliação Final de Setembro




Como prometido, segue breve avaliação completa do mês.

A novidade deste mês foram os ajustes nas proporções das ações na carteira. Está quase perfeita - no sentido de "como quero". Ainda vou dar mexidas menos radicais em outubro.

Ainda faltam os seguintes aportes:

- "MDIA3", que nunca vi igual... Ação que mais subiu desde que comprei, o que dá medo de comprar. Sempre me arrependo do medo, pois continua subindo. Agora deu pra romper os cem... Daqui a pouco vira a maior posição da carteira sendo que nem aporto muito nela. Exageros à parte, é um papel muito bom.

- "MULT3" que infelizmente subiu logo quando eu ia comprar.

- Talvez "ODPV3" e "CRUZ3". Vou pensar se vale a pena aumentar. Não são das minhas preferidas. São até candidatas a "enxugamento" (elas e "DTEX3").

Bom, voltando, este mês foi o de colher os frutos da disciplina. Um rendimento legal das ações que considero boas após ver lixos e quase lixos disparando e as pérolas "mofando".

Entretanto, algo me preocupa. Esticamos muito? Creio que novas subidas só virão com surpresas que indiquem leves recuperações na economia brasileira, o que não sei se acontecerá. Resumindo, fico com receio de ter correção. Normal.

Outra preocupação é que boa parte do meu desempenho foi puxado pela "EZTC3" (10% da minha carteira está nela). Quando uma ação sobe dois dígitos num mês, você se sente como se estivesse arriscando ao mantê-la tão "pesada". Entretanto, tem fundamentos tão bons que não vejo motivo pra esperar uma queda relevante. Mesmo sendo do setor de construção civil. Acho as variações da "EZTC3" muito exageradas. Especialmente em 2013. Dá vontade de fazer trade nela. Compra em vinte e tanto e vende em trinta ou quase...

Pra resumir, estou mais tranquilo com a minha aposta de que o desempenho relativamente fraco das "ações boas" em relação às "ruins" era conjuntural.


Números que me alegraram - mesmo já tendo visto maiores aí pela blogsfera.


"Ibov" subiu 4,66% em setembro. Dessa vez, ao contrário dos dois últimos meses, as ações boas acompanharam ou mesmo puxaram a subida, como eu esperava que em algum momento acontecesse. Ufa!

Tenho hoje - 50.880,37 (carteira) + 1.469,42 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 52.349,79. Fiz um aporte de R$ 1.000,00 este mês. Total de R$ 48.500 aportado desde que entrei. Significa que estou com 3.849,79 a mais que o total aportado. Mês passado era 143,53 a mais que aportei. Dá pra ver que ganhei 3.706,26. Alta de 7,62%. Num mês de alta de 4,66%... Mês ótimo. (Apesar da EZTC3dependência)

No ano ainda estou fraco. Meros 0,75% em 2013. Perdendo pra poupança. Fiz algumas besteiras nos dois primeiros meses do ano. Entretanto, tem sido um bom ano pra não muita gente.


Voltando ao mês, a bolsa fechou aos 52.338 pontos, agarrando-se em suporte. É cerca de 7% negativo em relação ao que estava na minha estréia, quinze meses atrás. Ou seja, devia ter aguardado e estreado só agora. Pena que não fui vidente. Por enquanto, "Ibov" -7%, minha carteira, 7,94%. Seria até bom se a inflação acumulada não fosse praticamente esse mesmo valor. Mas é isso, passei meses no positivo, batendo bem a inflação. Desde junho, estava sendo testado "no negativo". E daqui pra frente, ninguém sabe o que vai acontecer. Ou sabe e vai meter dinheiro em opções e ficar rico.

Print's abaixo (o do caixa tá um dia na frente, com uns nove reais a mais de dividendos):












A.

Um comentário:

  1. Bom demais este rendimento, vamos torcer para os estrangeiros continuarem entrando, mas na nossa economia nada mudou, infelizmente.

    ResponderExcluir