quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Avaliação Final de Outubro



Avaliação Final de Outubro


Esses 3,63% do "Ibov" não dizem o que foi o mês. Em verdade, foi um mês muito bom pra algumas boas ações. Bater o "Ibov" este mês, ao contrário de alguns atrás, era obrigação, pois a semi-defunta deu uma bela puxada pra baixo. Fico feliz que o índice tenha se livrado dela. A comparação com o "Ibov" ficará, agora, menos prejudicada.

A novidade deste mês foi o (já anunciado no mês passado) fim dos ajustes nas proporções das ações na carteira. Está razoavelmente como quero. Agora é ir aportando através do meu autocriticado senso "trader". Só acho que não terei aporte mês que vem. Vou ter que fazer uma compra (investimento). 

Finalmente perdi o medo de aportar na "MDIA3". Foi um dos últimos aportes. Começo do mês. Até hoje, estava no zero a zero, o que era ruim para um mês tão bom. Vi que alguém empurrou a cotação de 102 para 108 reais em segundos. Depois caiu pra 105. Movimento estranho. Enfim, nem esperava muita subida depois de tanta alta no ano, mas ainda fechou 3% positivo no mês. O fôlego dela não acaba. Ah se eu soubesse que seria assim quando fiz meu primeiro pequeno aporte nela, na casa dos quarenta e tanto, no meio de 2012!

Mais um mês de colher frutos da disciplina. Um rendimento legal das ações que considero boas após ver quedas gigantes, com direito a recuperação primeiro dos lixos - enquanto "mofavam" as pérolas.

Toda essa alta seguida me preocupa um pouco. Se eu fosse metido a "trader" maluco, faria um monte de venda agora, principalmente nas ações que subiram muito este mês. Mas como sequer tenho palpite sobre o que vai acontecer com a economia brasileira nos próximos anos, não quero correr o risco de perder uma extensão de rali inesperada. Enfim, sou conservador.

Outra preocupação é que, mais uma vez, boa parte do meu desempenho foi puxado por ações em que estou muito bem posicionado. "EZTC3" surpreendentemente continua com fôlego após ter subido dois dígitos no mês passado. Hoje parece que fez outro TH. Esse papel me dá tanta alegria que me dá medo. E até "PETR4", que eu cansei de olhar sem expectativa durante quase todo o ano, resolveu voltar para os 20 - acho até que vou fechar parte (ou todo) do "trade" nela. "BBAS3", "CIEL3"... Ótimas. Ajudaram a compensar com folga alguns desempenhos ruins na minha carteira. Mas repito a análise do mês passado:

"Quando uma ação sobe dois dígitos num mês, você se sente como se estivesse arriscando ao mantê-la tão "pesada". Entretanto, tem fundamentos tão bons que não vejo motivo pra esperar uma queda relevante."

Ponto negativo do mês ficou para algumas das ações de "consumo". Tenho certa concentração nas mesmas e fui castigado. 

Números que me alegraram:

"Ibov" subiu 3,63% em outubro. Mais uma alta!

Tenho hoje - 56.142,93 (carteira) + 158,68 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 56.301,61. Fiz um aporte de R$ 1.500,00 este mês. Total de R$ 50.000 aportado desde que entrei. Significa que estou com 6.301,61 a mais que o total aportado. Mês passado era 3.849,79 a mais que aportei. Dá pra ver que ganhei 2.451,82. Alta de 4,55%. Num mês de alta de 3,63%... Mês bonzinho. Podia ter sido melhor.

No ano, ainda estou fraco. Meros 5,31% em 2013. Certamente o mesmo que a poupança. Motivos: a) besteiras feitas no início do ano. b) ano difícil mesmo, com exceções, claro.


Voltando ao mês, a bolsa fechou aos 54.237 pontos. É cerca de 3,5% negativo em relação ao que estava na minha estréia, dezesseis meses atrás. Por enquanto, "Ibov" -3,5%, minha carteira, 12,60%. Seria até bom resultado se a inflação acumulada não fosse uns 8% e tanto. Ademais, as ações "X" ajudaram muito nessa dianteira. Não fossem alguns erros, seria maior a vantagem.


Bem, apesar de possíveis "esticamentos" contestáveis no preço de vários dos meus ativos, pretendo não soltar OV's - talvez só uma. Tomara que novembro não me puna por causa disso, trazendo queda proporcional ao ganho atual.

Print's abaixo:










A.

3 comentários:

  1. Grande carteira! rs... pelo menos tem algumas boas empresas!! =D
    Vai continuar mantendo posição nelas todas?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Vlw! já foram 40 ou 40 e poucas. Hoje são umas 33, 32.

    Em 2015 devem ser umas 20 ou menos :)

    eu usei a diversificação pra tentar ser conservador e porque meu primeiro mês de corretagem foi grátis. Mas 40 foi um exagero na época. Já mudei muitas das minhas táticas.

    Abs

    ResponderExcluir