sábado, 1 de junho de 2013

Avaliação Final de Maio



Avaliação Final de Maio



Sell in may! Sell in may! Por que ignorei a superstição? 

Mês de queda = Ótimo? Não este mês. 

Lá se foi a "invencibilidade e regularidade". Pela primeira vez tive uma queda nominal, e das boas. O interessante é que há poucos dias eu estava com um rendimento bem positivo no mês. Mas esses dois últimos pregões...

Não é todo dia que vejo "GRND3" cair 7% e "EZTC3" quase 5%... 

Também estou exposto em várias de consumo que tiveram grande queda. Fico me perguntando que setor vai salvar a bolsa em 2013? É normal estarmos lambendo 52k, pois o país acabou se metendo numa situação perigosíssima. De fato não esperava "pibinho" tão miúdo em pleno otimismo mundial (o mais fraco e debilitado otimismo talvez, mas pouca gente imaginava o DJI em 15k tão cedo). 

Quase tudo deu errado. Saí de ação no "piso" e andei comprando outras prestes a desabar. Só não estou mais chateado com isso porque é coisa pra longo prazo, mas fato é que errei o momento de saída da "FJTA4" (assustado com a eterna desova da Geração Futuro, que pensei nunca acabar e acabou, óbvio, quando sai) e o da entrada na "BEMA3", "PTBL3" (segunda entrada, a 5,50) e etc. Fiz isso por motivos lógicos, tentar "apostar" em "turn-around's" mais sólidas. Porém, como a "precificação" atua, não é uma coisa fácil. Como disse, espero que dê certo no longo prazo.

Porém, nem toda a miséria desse mês se explica nos meus movimentos, pois alguns outros foram bons (no sentido de "podia ter sido pior") - saí da "BRML3" a 23,30, da "CGAS5" a 56,79. da "GGBR4" a 15,48. Livrei-me das tranqueiras curto prazo "ELPL4" e "OIBR4", que cairam uns 10% desde que sai. Ademais, entrei na "PSSA3" a 25,50, que subiu bem.

No geral, acho que a apressada reformulação da carteira pode ter consequências boas no futuro. Diminui o número de ações inclusive. Três ou quatro a menos. Futuramente, outras poderão "sobrar". Ia tirar a "LREN3", mas desisti de decidir na alta dela. Que pena. A Selic destruiu a cotação do papel esses dias. 

Fiz a grande besteira de não dar preferência a entrar logo na "EZTC3" por temer não passar dos 28. Acho que vou aproveitar a queda de hoje pra iniciar, no mês de junho, meu segundo casamento com a mesma (duplicar minha posição ou mais). Espero que segure nos 29. 

Próximas movimentações? Estarei iniciando um ciclo de poucas mexidas na carteira. Vou aportar (aporte todo mês!) e fazer de zero a três mudanças de posição. Acho. Também pretendo criar, antes, talvez na segunda-feira, um "radar" de "posições aumentáveis".

Mas chega de chororô e vamos aos números. Afinal, podia ser pior. Eu podia ter estreado na bolsa comprado a 6,00 em "OGXP3" ("um dia volta a 20,00"...).

"Ibov" caiu "só" 4,3% em maio. 

Tenho hoje - 45.636,99 (carteira) + 581,74 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 46.218,73. Fiz um aporte de R$ 1.500,00 este mês. Total de R$ 42.500 aportado desde que entrei. Significa 3.718,73 a mais que aportei. Mês passado eram 4.806,20. Dá pra ver que perdi 1.087,47. Queda de 2,3%. Num mês de queda de 4,3%... Meu resultado podia ter sido pior, mas o ideal seria sair no zero a zero. Mês de regular para ruim.

A bolsa fechou o mês aos 53.506 pontos. É cerca de 5% negativo em relação ao que estava na minha estréia, onze meses atrás. Por enquanto, "Ibov" -5%, minha carteira 8,75%. Rogo novamente: Levanta "Ibov" e leva minha carteira junto. Daqui a pouco o rendimento acumulado mal cobrirá a inflação do período. 

Bom, voltando ao assunto "queda", já sabia e avisava do perigo na "avaliação de abril" e, ainda assim, mantive a estratégia arriscada (cerca de 25% da carteira nas blue chips "PETR3; VALE5; BBAS3"). Mas até que não foi isso que me derrubou muito. Acho que a grande vilã do meu mês foi a alta da Selic. Não contava que pudesse derrubar tanto as cotações.

O medo da estagflação pode fazer com que, pela primeira vez, eu veja a bolsa furando os 52k. Espero que não. Sair agora é que eu não saio (apesar de ainda poder sair sem perda do meu poder de compra). Sigo no aguardo da recuperação que nunca vem.

Seguem os print's:










A.

4 comentários:

  1. Muito bom cara, mas posso te dar um conselho?

    Para de girar patrimônio cara, você contabilizou quanto pagou de corretagem nesses últimos tempos?

    E outro coisa, se você pensa tanto em longo prazo, por que fica preocupado com cotação? variou um pouco e você já vende, caiu um pouco você enche a mala...Está estudando fundamentos da empresas ou treidando na base da notícia?

    Só li você girando patrimônio e operando notícias. Por que procurar com o Ibovespa? com o DJI? Sua carteira está entrelaçada ao Ibov? Você calculou o Beta e deu proximo de 1?

    Cuidado com as sardinhagens....

    ResponderExcluir
  2. Todo conselho é bem vindo.

    Já estou corrigindo isso aí.

    Infelizmente, mesmo ultimamente, venho precisando "movimentar" em razão de insatisfações com algumas escolhas antigas (quando minha estratégia era diferente). Ou seja, pra consertar essas escolhas antigas.

    Agora só vou mexer pra aportar "superávit salarial" e nos trades de longo prazo com Vale e Petro (que estou pensando em acabar também, mas ainda não decidi) que correspondem a no máximo 20% da carteira (atualmente menos).

    Minha preocupação com cotação é devido a tentar especular numa possível subida sem fundamento da bolsa (mas não vou tentar especular no contrário). Também gosto de buscar "pontos de entrada", mas não é uma obsessão como já foi (e me atrapalhava). Se notar um otimismo desvairado, um 70k no cenário macroeconômico atual, é bem possível que eu realize o lucro (até porque, se chegar a 70k, este vai crescer bastante). Mas acho que dificilmente isso acontecerá sem a melhora macroeconômica. Há também o risco de não só chegar como disparar (eu sei) e eu ficar chupando dedo, mas não reclamaria.

    Já cometi muita sardinhagem nos primeiros meses. Creio que poderia estar melhor.

    Mas você tem razão. Tentarei "girar" o mínimo possível. Logo quando entrei era bem exagerado nisso aí.

    ResponderExcluir
  3. vc tem tido baixas rentabilidades e este mes ficou no negativo, algo esta errado na sua estrategia, repense.

    ResponderExcluir
  4. Ué, mas eu acabei de dizer todos os erros da estratégia :)

    Uma vez corrigidos, vai começar a dar certo.

    Rentabilidade é mediana, não baixa.

    ResponderExcluir