sexta-feira, 29 de março de 2013

Avaliação Final de Março


Avaliação Final de Março



Mais um mês de queda. Ótimo mês (ou bom)! Pelos motivos que já expliquei nas duas últimas avaliações.

Infelizmente poderia ter sido ainda melhor, já que vendi mais da metade das minhas "CCRO3F" a 20,04. Já estou começando a me arrepender. Ademais, meu trade com 90 "PETR4F" está no negativo. Essa Petro anda complicada. Com a inflação querendo dar as caras, a estatal fica ainda mais sujeita a "apanhar".

"Ibov" caiu 1,87% em março. Isso porque se recuperou ao fim do mês. Pela primeira vez desde que entrei na bolsa (julho), vi o índice voltar a lamber 54.000 e tanto. Pensei que ia rumar a 52k, mas como não desabou logo pra 54 e pouco, veio o sinal de um repique. Vamos ver se vira TA. Estou torcendo por uma, de preferência com a "PETR4" enfim furando os 19 e meio. Mas tá pesado esse "Ibov", vulgo "Ibolixo" como vejo nos fóruns.

Sorte que meu "colchão de lucro" era de três mil reais e pouco quando bateu os 54.900. 

Por coincidência, a bolsa fechou o mês aos 56.352 pontos. Ora, é meio que o mesmo valor que encontrei na minha estréia nove meses atrás. A diferença é que agora estou com quatro mil reais a mais do que o total de aportes, sinal de que ando obtendo um resultado razoável com essas oscilações. Vejo blogueiros  e corretoras obtendo rentabilidades bem melhores, mas estou satisfeito com a minha, afinal, os tempos andam meio turbulentos. Seria uma maravilha ter estreado em 2003. (ainda bem que não fiz a estréia em 2007-08) De qualquer forma, por enquanto, "Ibov" 0%, minha carteira 10,20%. Porradinha boa.

Tenho hoje - 41.880,94 (carteira) + 1.649,54 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 43.530,48. Fiz um aporte de R$ 1.500,00 este mês. Total de R$ 39.500 aportado desde que entrei. Significa 4.030,48 a mais que aportei. Mês passado eram 3.674,43. Dá pra ver que ganhei 356,05. Mês de 0,82%. Num mês de queda de quase 2%... É de bom pra ótimo.

Fico um pouco assustado com esse baixo rendimento do "Ibov" (por mais que a "OGXP3" e "papéis X" "ajudem"), afinal, voltou pra onde estava há nove meses, sendo que a inflação não ficou parada nesse período. Se pensarmos em 2007-08, o índice pouco andou e a inflação deve ter sido de uns 30 a 50%. Vou ver se acho um gráfico corrigido (com o impacto inflacionário). Certamente perceberemos uma tendência baixista.

Mês passado falei sobre o desafio de tentar aproveitar as altas. Mudei algumas concepções em relação ao mês passado. A ideia de arriscar mais continua, porém, vou fazê-lo de forma diferente. Vendendo umas duas ou três ações quando bater na faixa "com cara de fundo" e comprando duas ou três que creio subirem num ritmo até maior que o "Ibov" nas "altas". Apostando na subida. Farei o inverso quando bater na faixa "com cara de teto".

Ademais, vou esperar um período de vaca gorda (perto dos 63k, se é que vai ter) pra fazer umas vendas - enxugar a carteira. Estou na expectativa de me livrar de alguns papéis - GGBR4, ELPL4, OIBR4 etc.

No mais, continuo no aguardo da recuperação que nunca vem (fevereiro, março...). Essa subida dos últimos dias está muito fraquinha, mas pode ser que os vendidos já não aguentem mais. Via das dúvidas vou aportar em abril também.

Que a grande crise não venha por agora.

Seguem os print's:








A.

3 comentários:

  1. Cara, melhor coisa que faz e ficar livre de GGBR4, ELPL4, OIBR4, o mais rápido possível.

    Vender CCRO pode ter sido precipitado, o mesmo digo para compra de Petro, totalmente sem fundamento.

    No mais o rendimento da carteira está pequeno mas consistente.

    Feliz páscoa!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Você opera muito no fracionário, não ?

    Não é ruim pra ti, já que tem menos liquidez ?

    Quanto a carteira, está bem diversificada...parece mais um fundo de ações ! Hehehe..

    Aproveitando, postei no meu blog minha carteira. Fique a vontade para tecer comentários ! ;)

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
  3. A diversificação é a fixação por querer tornar a carteira o mais defensiva possível (talvez por isso nunca tive um mês nominalmente negativo. No pior deles, tive 0,2 positivo), mas vou dar uma enxugada, livrando-me das ações que citei e mais outras.

    Estou diminuindo gradativamente o número de operações. Pra compensar a falta de liquidez do fracionário, costumo deixar ordens "exigentes" o mês todo. A maioria acaba "pegando" em algum momento. Uma minoria não pega. Exemplo: a minha eterna OV de ggbr4 a 20,42 (acho). Vou ter que baixar o preço pra me livrar.

    Obrigado pelas dicas e comentários de vocês!

    ResponderExcluir