domingo, 3 de março de 2013

Avaliação Final de Fevereiro


Avaliação Final de Fevereiro



Como todo més de grande baixa, foi um ótimo més para mim. Não vou nem falar tudo que já falei na avaliação de janeiro. Serve tudo pra cá. Logo, esta vai ser bem curtinha. 

Cada mês tenho mais certeza de que minha estratégia funciona do jeito que imaginei mesmo. Ou seja, é nessas quedas da bolsa que vou acumulando. Entre aspas, é claro.

Apesar da infeliz recuperada no fim do mês, o "Ibov" caiu 3,91% em fevereiro.

Voltamos a lamber os 56.000 - até menos. Lembro sempre que é o patamar no qual entrei na bolsa. Quando ocorreu essa "lambida", meu colchão de lucro estava em 2.800 reais, o que significa que meu ano de estréia foi razoavelmente de boas escolhas.

Ao fim, o "Ibov" fechou o mês de fevereiro em 57.424 pontos. Significa que valorizou cerca de 2% desde que entrei na bolsa (5 de julho). Enquanto isso, minha carteira valorizou, nesses oito meses, 9,67%. Num período de bolsa estacionada, essa boa dianteira tem muito valor.

Tenho hoje - 41.409,86 (carteira) + 264,57 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) =  41.674,43. Fiz um aporte de R$ 700,00, o que significa um total de R$ 38.000,00 aportado desde que entrei na bolsa. Tudo isso significa que tenho 3.674,43 a mais que aportei. Mês passado tinha uma diferença de 3.589,80. Dá pra ver que ganhei 84,63. Mais um mês de 0,2%. Ocorre que, como sempre digo, ganhar 0,2% num mês que a bolsa desaba 3,9% ... É muito bom.

O desafio agora é tentar melhorar um pouco minha normal (perfil defensivo) dificuldade em acompanhar a velocidade dos períodos de arrancada do índice. Para isso, mudei um pouco a composição da carteira este mês mais que dobrando a posição em "BBAS3" (a 24,04) e apostando em "RENT3", "CGAS5", "TOTS3", "OIBR4" (essa decepcionou, mas sempre tem altos dividendos) e a fantástica "PTBL3", a grande alegria! Num mês em que a bolsa cai 3%, ela resolve subir mais de 15%. Talvez o melhor "tiro" que já dei.

Enfim, vamos ver se esse conjunto de mudanças vai melhorar o ritmo dos "períodos de altas".

Em verdade, as mudanças traduzem, também, uma maior tolerância da minha parte a alterações mensais na carteira - na "ponta das compras". Sei que isso implica aumento do custo total de corretagem, mas acredito que dê pra compensar com "aproveitamento de chances de grandes altas". Depois, reavalio esse pequeno ajuste de tática. Se vem melhorando ou diminuindo a eficiência da carteira.

Quanto ao "Ibov", sei que, pelo fato de não ter caído quase nada desde os 60.000 e pouco, qualquer subida agora é lucro. Mesmo que eu não acompanhe a força. Mas, volta e meia, sinto-me tentado a buscar a eficiência máxima e movimentações "perfeitas". De toda maneira, não são tacadas bastante arriscadas (as mudanças). O perfil da carteira é, ainda, intensamente defensivo.

Sinceramente acredito que o tal "retorno aos 60 e algo" vá acontecer, pois a bolsa tem variado entre 55k e 63k. Obvio que sei que uma hora vai deixar de se encaixar nisso aí, porém, meu "timing" anda dizendo que março mostrará certa recuperação. Na verdade, esperava esta em fevereiro e "afundamos" mais ainda. Ou seja, bem suspeito esse meu "timing".

Voltando a fevereiro, quando o índice bateu nos 55.000 e tanto, torci pra continuar por lá até o fim do mês (salário entrando), mas já houve certa subida desde então. Enfim, claro que não garanto que março será de recuperação, mas quero apostar um pouco nisso. De preferência, comprando barato.

Que venha março. Só não vale romper pra baixo.

Seguem os print's:








A.

3 comentários:

  1. PTBL TÁ CHOE DE BOLA, PARABENS!

    Sua carteira tá legal, só sairia logo da OI, do setor de telefonia, ao meu ver, a unica 'segura' é a vivo.

    Abraço
    Uó!
    http://blogdouo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão. "OIBR4" é um teste aproveitando a chance de voltar à casa dos 9 e distribuir dividendos. Não pretendo ficar muito tempo nela. Já estou me arrependendo de ter comprado.

      Geralmente nem gosto de fazer essas especulações, mas abri uma exceção. Se o Ibov voltar aos 60.000 e algo, pode dar certo.

      Valeu, abraços!

      Excluir
  2. No mais, agradeço ao anônimo que me deu a dica/aviso do print!

    ResponderExcluir