quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Avaliação Final de Outubro


Avaliação Final de Outubro



Em outubro, o "Ibov" voltou pra agosto. Praticamente devolveu o que ganhou em setembro. Ou seja, caiu 3,56%. Não esperava essa queda forte. Porém, num mês tão difícil, minha carteira ainda conseguiu ficar praticamente no "zero-a-zero". Se o aporte total era de 26.000 reais, agora é de 32.500, como esclareci num dos posts de outubro. Por sinal, talvez tenha sido o último "grande aporte", ou seja, é o fim dessa "era".  Voltando ao assunto, mês passado tinha R$ 1.536,90 a mais (acima do aporte total), agora tenho R$ 1.020,05 + 600,00 (reservado a uma OC de 16 "VLID3F" que ainda não pegou), ou seja, R$ 1.620,05. Dá pra perceber que ganhei R$ 83,15 este mês. Uma mixaria. Comemorar? Sim!

No mês passado não podia comemorar os "340" que ganhei, mas neste comemoro os "83". O motivo é simples: ganhei fácil do "Ibov". Preferia que este tivesse subido, mas como caiu (e muito), o importante é não perder ou perder pouco. Alguns conseguem até ganhar, é verdade. Porém, fazer pouco mais de 0,2% num mês de queda significativa não é algo ruim. Se acontecesse todo mês, eu estaria feliz da vida. Também continuo sem nenhum mês de rentabilidade negativa, o que apesar de não ser algo muito significativo, é legal. 

Analisando o "ano", ou seja, meus quatro meses de bolsa, o "Ibov" foi de 56.000 e pouco para 57.068, o que equivale a uma alta de 1,2 a 1,5% (acho que "entrei no Home Broker" com o Ibov em 56.300). Meu dinheiro foi de 32.500 a 34.120, o que dá praticamente 5%. (Obs: era pra ser bem maior, mas só pude fazer boa parte dos gordos aportes mais pra frente, após julho, "perdendo" um mês extremamente rentável pra mim. Enfim, chega de chorar o leite derramado.)

Isso me leva a dizer que a experiência, por enquanto, está sendo boa. Mês passado não fui muito bem, mas neste compensei. Entretanto, essa minha diferença pro "Ibov" deve-se muito a ter aproveitado as oscilações da torturante congestão entre 52,2 e 57,6 k. Várias compras eu fiz na "baixa" da mesma.

O bom desempenho - antípoda do mês passado - tem a ver com as pequenas alterações no método? Acho que é cedo pra dizer, mas vou tentar analisar.

Como se pode ver alguns poucos posts atrás, foi um mês de intensa reformulação estratégica, no qual preferi deixar uma coletânea pré-definida de ordens de compra (mercado fracionário) e algumas de venda. Praticamente todas as OC's pegaram, exceto "VLID3F" e "EZTC3F". Outras planejei, mas nem tentei ("AMBV4"; "LREN3"...), pois pensei que já tinham disparado muito. Esperei cair e nada. Ainda não sei se vou tentar "pegá-las" em novembro. Só devo colocar novas ordens de compra depois do feriadão. Vou fazer o plano de OC/OVs para o mês.

Fato é que essas novas compras deixaram minha carteira diferente (como se poderá ver nas imagens mais abaixo) e mais ao meu gosto. E só "pegaram tanto" porque a bolsa teve uma queda até maior do que a que me dispus a esperar - é só ler o que escrevi mês passado. Se não fosse essa tendência baixista, não sei se teria conseguido fazer as "compras de reforma da carteira". Não gostei da "baixa" pois temo que a mesma continue, mas devo agradecer a oportunidade. Tomara que seja fundo.

Contudo, talvez a minha maior mudança tenha sido mesmo a de evitar iniciar "trades". É verdade que ainda não vendi todos que iniciei nos últimos meses. E só venderei "CRUZ3", "PETR4", "FJTA4" (esta bem caro) e parte das "VALE5" por um preço razoavelmente maior que o atual. Entretanto, vou tomar vergonha na cara e montar uns "stop loss", mesmo "generosos" se for o jeito. Enquanto isso, pretendo manter a tática que iniciei este mês de evitar a tentação "tradeana" (realmente é algo, embora trabalhoso, bem mais "divertido" que a maresia "holderista"). Resistir mesmo quando uma "Manguinhos" chega a 0,22 e você tem quase certeza que vai bater ao menos 0,30 algo.

O lado bom de estar conseguindo aderir ao "100% holder moderado" é que fico olhando menos o "Home Broker". A coisa é mais tranquila.

Estou tendo muita dificuldade pra diminuir o número de empresas na minha carteira. Meu objetivo é passar uma peneira fundamentalista e tirar ao menos umas cinco. Vou continuar pesquisando quais as "piores" que tenho. De qualquer forma, é um processo que não deve se esgotar em novembro, já que quero vendê-las a bons preços, afinal, não são empresas ruins.

Resumindo, novembro também haverá mudanças. Tenho algumas OVs difíceis de pegar. Não deram certo em outubro, mas manterei o preço delas. Quanto às OCs, vou pensar. Talvez desista de esperar algumas quedas e compre logo no início do mês, pois julgo que o "Ibov" já caiu demais.

É sempre arriscado dizer que "...X ou Y já caiu demais...", entretanto, não vi tanta alteração de cenário desde o "Q3" a justificar a saída da faixa dos 60-63 pra faixa dos 57-60. Comprei bastante este mês por imaginar que a tendência era de alta e que terminaríamos o ano (ou no mínimo começaríamos 2013) bem. Já não tenho essa certeza toda. Aumentar a liquidez? Não. Vou "apostar" que foi uma pedra no caminho e que voltaremos a subir. Ainda não sei o que farei se o "Ibov" descer demais, comendo aos poucos o meu "colchão de 5%". Pensarei sobre isso.

Enfim, é um momento tenso, pois já não tenho a mesma certeza de que teremos um rali ao estilo primeiro trimestre do ano. Vou monitorar atentamente as tendências.

Sobre minha rentabilidade de 0,2% no mês, posso dizer que seu sucesso relativo (digamos) deve-se a, finalmente, um mês de interferência estatal menor. Ainda sofro um pouco os efeitos das porradas anteriores, mas pelo menos, que eu lembre, este mês não teve nenhuma nova "caça" a setor queridinho meu. Não estou julgando as interferências, apenas lamento minhas perdas mesmo.

Agora é encarar novembro. Muito preocupado com a tendência baixista. Espero que não seja um mês de lamentações.

Como sempre, seguem os print's:







A.

5 comentários:

  1. Bom dia, por curiosidade, porque você opta em comprar Fracionado, onde na maioria das vezes o custo é maior, e ainda tem a corretagem para 15 ações de um papel, sem contar a venda...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, o custo é menor no meu caso. Fracionário a R$ 4,40.

    Mas o principal motivo é que a única maneira de eu diversificar a carteira (com meu montante pequeno-médio) como quero é operando no fracionário.

    Aqui dá pra entender melhor:

    http://investindo2012.blogspot.com.br/2012/08/secao-duvidas-metodologicas-i-outro.html

    http://investindo2012.blogspot.com.br/2012/08/secao-duvidas-metodologicas-ii.html

    ResponderExcluir
  3. achei estranho a sua estrategia, uma hora diz que é holder mas comenta que está preocupado com as baixas ocorridas neste semestre, como se isso preocupasse um holder que pensa mais longo. alem disso quem disse que segundo semestre seria bom era os "economistas" (estes chutam pra todo o lado e sempre mudam a sua medição)
    como trader, nao vejo vantagem em ficar comprando 57 açoes e vendendo 57 ações, mesmo com corretagem menor nao faz sentido, serve só pra enriquecer corretora mesmo, junta tudo em poucas ações e vende/compra em uns 400 lotes pra valer a pena, deixa pra pulverizar num monte de ações quando voce estiver em outra fase (patrimonio de 500 mil), não na fase de acumulação.

    é fácil falar pra quem esta de fora, mas as vezes quem esta de fora enxerga melhor.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,

    Na verdade não estou com rigor algum ao usar esses termos "agora vou ser holder", "agora vou ser trader". Em verdade, minha estratégia é um trade tão longo que é quase "estratégia holder", daí a confusão. Não me importo muito como vai ser classificada.

    E por isso mesmo estou preocupado com as baixas do mês, porque penso que é possível um rali de alta até os 60 e tanto mil - momento em que migraria grande parte da grana pra renda fixa (como se pode ler nos meus primeiros posts).

    Quanto aos economistas, tinha opinião pra todo gosto. Aliás, sempre tem. Agora mesmo tem gente dizendo que é momento perfeito pra comprar, que é o fundo da década, e gente falando que vai cair 50%. Há uns meses formei minha opinião de que teríamos um certo rali de alta. Até houve uma tendência de alta, mas batemos no 63.400 pra nunca mais (por enquanto). Estou em dúvida se vamos acionar o "foguete" de novo.

    Quanto às dicas, pretendo ficar cada vez mais quieto na bolsa (sem ficar comprando e vendendo mesmo. fase da acumulação, como você disse), mas quero corrigir algumas coisas antes na composição da carteira.

    Entretanto, quanto à concentração, não me sinto preparado para a mesma. Acho a diversificação menos arriscada, embora custe uns reais a mais. O que tenho que focar é em "ficar mais quieto", como disse.

    Valeu pelas dicas! Estou pensando nisso o tempo todo.

    ResponderExcluir
  5. valeu.. grato por responder minhas observações!

    ResponderExcluir